segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Leituras

BBC | Old music's digital comeback A revolução digital na música está a insuflar nova vida nas músicas de outros tempos. Se até agora não era económicamente viável manter numa loja um catálogo de discos antigos, numa loja virtual essa inviabilidade desaparece. É mais um sintoma bem real da teoria da longa cauda.

The New York Times | When it comes to innovation, geography is destiny No mundo da tecnologia, há um lugar que sempre se destacou: o famoso Silicon Valley. Não é de longe a única região dedicada à vanguarda da tecnologia, mas é sem dúvida a que mais mística evoca.

The New York Times | Recasting the word processor for a connected world Há quem esteja a trabalhar activamente numa verdadeira revolução. Em vez de um computador carregado de software dispendioso, porque não uma simples ligação à internet? O Google Docs e Spreadsheets é uma das faces mais visíveis - pelo menos para todos os que utilizam o gmail e o blogger - de um esforço no sentido de mudar as ferramentas de trabalho do computador pessoal para a rede. No futuro, é bem possível que em vez de software instalado, se utilize aplicações web, com o próprio arquivamento dos ficheiros a ser feito na rede. O conceito de aplicações web não é novo, mas está a ameaçar chegar ao mainstream.

Google | notícias sobre o referendo O referendo de ontem só pecou pelo elevado nível de abstenção, uma constante cada vez mais agravada nos actos eleitorais portugueses. Os que votaram estão de parabéns: não só pela vitória no sim à despenalização, mas também pela assinalável diferença percentual entre o número de votantes no sim e o número de votantes no não. Este é um pormenor importante. Num assunto tão divisivo, onde a influência das forças morais tradicionais se faz sentir com mão de ferro, os portugueses souberam reagir em direcção à modernidade. A história portuguesa leva-nos a esperar que nestes momentos as forças tradicionais prevalecem sobre as forças modernistas. Não foi o que aconteceu, o que simboliza as significativas mudanças sociais que este nosso país está a viver. Perderam os defensores da moral e bons costumes, que já andam certamente para aí a gritar que isto representa o fim do mundo e que os quatro cavaleiros do apocalipse pouco tardarão para nos castigar pela veleidade do voto no sim. Ganharam aqueles que olham para o mundo real e que recusam que as morais e os costumes escondam hipocritamente os problemas. Quer se seja a favor ou não do aborto, a verdade é que o aborto é praticado, e a lei corrente era ineficaz - a penalização não evitava o aborto, apenas o desviava para a clínica privada no estrangeiro ou para o vão de escada. Esta despenalização promete finalmente um fim a estas graves injustiças. É até possível que o número de abortos diminua, ao contrário do apregoado pelos partidários do não. Perante escolhas claras, e aconselhamento, as decisões mais difíceis tornam-se mais fáceis. Por isto, os defensores da vida deveriam também estar contentes com esta vitória - se forem verdadeiros defensores da vida, e não defensores de dogmas que procuram estigmatizar quem não os segue - ou quem é apanhado pelo turbilhão da realidade, que pouco se compadece com dogmas estanques. Quanto ao resto, as inevitáveis análises sobre o futuro das escolhas reprodutivas, sobre as posições dos partidos, do governo, das forças sociais e de uma igreja que parece estar a ver a sua influência a desvanecer-se, essas deixo-as para os especialistas. Assunto para crónicas, artigos de opinião e discussões é coisa que não lhes falta.