sexta-feira, 30 de junho de 2006

Leituras

BBC | Lighting key to energy saving Se se adoptassem sistemas de iluminação mais eficientes, pouparíamos um décimo da electricidade gasta mundialmente. Em vez disso, continuamos a depender das velhas lâmpadas de filamento, inventadas há mais de cem anos e com uma eficiência energética de ums microscópicos cinco por cento.

Guardian | I've found a perfect new member for the E.U.. If only it were in Europe O candidato perfeito a estado-membro da União Europeia: rico, com vastos recursos naturais, disposto a contribuir em prol de países mais pobres, pouco crente em militarismos mas muito crente em soluções económicas e diplomáticas para os conflitos, cujos cidadãos partilham dos valores europeus de igualdade de direitos. Só resta um pequeno detalhe - não fica exactamente na Europa.

Guardian | Turbo-consumerism is the driving force behind crime É certo que o artigo é sobre as cada vez mais draconianas medidas britânicas de combate ao pequeno crime, mas contém uma observação extremamente pertinente: nesta sociedade de consumo desenfreado, somos julgados pelos outros não pelo que fazemos, mas pelo que consumimos. O consumidor de sucesso é a imagem da normalidade, e o anormal é ser um consumidor falhado.

Guardian | Half of global car exhaust produced by US vehicles O amor americano pelos jipes (os infames SUVs e Hummers) e pelos carros potentes torna os Estados Unidos na grande potência poluidora. Cinco por cento da população mundial é responsável por cinquenta por cento da poluição devida ao automóvel. É só multiplicar.

Correio da Manhã | Mistério: cabo no santuário após último crime Parece que o nosso serial-killer de Santa Comba cometia os seus crimes em maio e outubro - os momentos do culto mariano de fátima. Mais um dado a apoiar a minha teoria de que os religiosos são verdadeiramente doidos varridos. E potênciais loucos homicidas.

Correio da Manhã | Informação preocupa Apesar de ter renovado as licenças de emissão de televisão à SIC e à TVI, e de ter considerado a actividade televisiva destes canais pouco satisfatória, a Entidade Reguladora da Comunicação Social mostra-se preocupada com o progressivo desaparecimento da informação nos canais privados. Há apenas dois espaços noticiosos por dia, e desapareceram programas de debate informativo e reportagem. Quanto a mim, a ERC falhou o alvo - mais do que a quantidade de informação, o que preocupa é a qualidade cada vez menor da informação veículada pelos canais privados, cada vez mais centrada em escândalos e faits-divers que reflectem linhas editoriais centradas apenas no lucro publicitário.