ジム・キャノン 1983年: Estilismo mecha.
No correio (77): Compreendo bem esta reticência. Apesar de ser adepto do separar a personalidade dos criadores da qualidade da sua obra, o caso de Gaiman é uma exceção. Por mal que isto soe, o que me afasta mais nem é o seu comportamento aberrante (notem que condenável e execrável). É a hipocrisia, que alguém que durante décadas construiu uma imagem pública de progressista, atencioso para com minorias, respeitoso dos direitos elementares e aliado de causas feministas, lgbt e similares, mas na verdade não só era um patife da pior espécie como usou a sua boa fama e graças para ser um predador eficaz. Um cretino assumido entende-se. A falsa bondade não se suporta.
Building a Library of Science Fiction Film Criticism: Rever os clássicos com olhar crítico e memorialista.
What Jeffrey Epstein Didn’t Understand About Lolita: Livros destes só são levados à letra pelos sociopatas. É um pouco como a admiração de Musk e Bezos pela série Culture de Banks, cujas premissas são o preciso oposto dos comportamentos dos bilionários.
Brain Rot Without Borders: A cada vez mais profunda desconexão entre leitura e literacia, algo que é em parte estimulado pelo audiovisual aditivo das plataformas digitais.
The Best Sci-Fi & Fantasy Novels, as Chosen by Fans: the 2025 Hugo Awards, recommended by Sylvia Bishop: O destaque para as obras vencedoras do Hugo em 2025.
The Odyssey: The Epic Poem Comes To Life In The Newly Released Trailer: Estou super curioso. Li, recentemente (e finalmente!) o texto original na fantástica tradução de Frederico Lourenço, e é realmente magistral. Espero que a versão cinematográfica lhe faça justiça.
A Bússola e o Labirinto – Sebastião Alves: Uma premissa intrigante, suspeito que este livro vai para o meu radar.
The Year's Most Scathing Book Reviews: Críticas literárias tão ácidas, que suspeito que qualquer autor que as receba desiste das letras e passará a dedicar-se à plantação de batatas.
Odyssey trailer brings the myth to vivid life: Confesso que a principal questão que me veio à mente neste trailer foi ora deixa-me cá ver, afinal o Batman da idade do bronze foi o Agamemnon? Toda aquela história de ser o rei de Micenas, matar a filha e invadir Tróia afinal era só a cobertura para manter a identidade secreta de combatente do crime? É que aquela armadura não destoava em Gotham. Curiosamente, está ausente uma das personagens principais do poema, a deusa de olhos garços que tanto ajuda Odisseus. Mas mantenho a abertura: poderá ser uma versão cinematográfica interessante do fabuloso poema épico. Não será perfeita, e como o ser, dada a excelência e complexidade do texto original, que cristaliza uma tradição oral de outros milénios, tão diferente das estruturas de entretenimento de massas de hoje, embora esteja na sua origem? Encasinei na armadura, mas a cinematografia prometida é de cair o queixo, ou não fosse Nolan, e o vislumbre da descida ao Hades faz jus às imagens mentais invocadas pela leitura. A Odisseia é daquelas histórias que todos conhecem pela fama, por excertos, resumos ou simplificações, cujo real poder se sente quando mergulhamos no texto original (que não é muito acessível por cá, as melhores traduções recentes de Frederico Lourenço- excelentes, com um cuidado em manter a cadência poética que nos agarra à leitura, não tem exatamente edições com preço amigo para o povo).
OpenAI’s new ChatGPT image generator makes faking photos easy: Notem que estes alarmismos não se baseiam na tecnologia por si só. Sempre houve desinformação, imagens falsas, enviesamento. O que estes algoritmos trazem é a aceleração e automação destes processos.
The Miracle of Color TV: A elegância e criatividade das soluções técnicas que nos permitiram ver televisão a cores.
The RAM shortage is here to stay, raising prices on PCs and phones: Com a IA como força dominante no consumo de recursos computacionais, tudo o resto fica pior.
En 2025, el salario de 6.800 funcionarios de Valencia depende de un formulario de Access. Solo una persona sabe cómo funciona: Por cá, temos um caso muito similar. Toda a gestão de provas e exames do ensino básico é feita através de três "programas" - na verdade, bases de dados executáveis do access. Há décadas que temos de o usar para gerir inscrições, pautas, classificações e transferências de dados, num processo que nos dias de hoje é obsoleto. Temos de instalar localmente o "programa", instalar as "atualizações" que são lançadas para disponibilizar funções ou corrigir bugs. A transferência de dados é efetuada por descargas de bases de dados (encriptadas, pelo menos) que são enviadas por email para gestores regionais, que têm de importar esses dados, e efetuar exportações para a gestão central. Parte da inserção de dados é automatizável através de formatos comuns, usando csv exportável pelas plataformas de gestão de alunos (e ainda bem, não tenho saudades do tempo em que se tinha de inserir TODOS os dados dos alunos manualmente, e esses tempos não estão tão longínquos quanto imaginam). Este programa é gerido por uma pessoa (talvez com uma pequena equipa, espero), eminence grise do jne (essoutra organização de imutável anal retentividade). E sem ele não se consegue gerir todo o processo de avaliação externa dos alunos do ensino básico e secundário. A coisa funciona, mas já há muito que deveria ter sido atualizada. Recentemente, a arrumar a arrecadação de materiais da minha escola, deparei-me com um cd-rom de instalação do ENEB do início do século...
OpenAI and Anthropic will start predicting when users are underage: Um daqueles clássicos casos onde o descuido da empresa é transformado em medida benevolente. É bom recordar que as detentoras de chatbots decidiram implementar este tipo de medidas após casos de jovens cujas interações os levaram ao suicídio (e isto também deveria ser um balde de água fria nos promotores do apoio psicológico via IA).
The 8 worst technology flops of 2025: Celebrar os insucessos tecnológicos do ano, geralmente advindos do cruzamento de ambições desmedidas, ganância ou ignorância pura.
The Year in Slop: Os grandes marcos da desinformação e lixo trazidos pela IA generativa.
The Future Of Film Never Arrived, And Never Will: Apesar do investimento, a tendência do cinema em 3D estereoscópico foi um flop que nunca passou do deslumbre inicial.
La IA ya se está generando el código de medio Internet. Y para los programadores es un quebradero de cabeza: Programar com IA generativa, por um lado, tem-se mostrado um recurso interessante. Por outro, mostra os riscos de automatizar processos de reflexão.
How social media encourages the worst of AI boosterism: Já tínhamos notado. É recorrente os líderes da IA saírem-se com pronunciamentos de óbvio exagero, que ninguém se atreve a contrariar ou apontar o dedo pela óbvia estupidez.
En su primer uso real el Autoland de Garmin salva un piloto que resultó incapacitado al hacer aterrizar el avión de forma automática: A tecnologia já existe há uns tempos, mas felizmente nunca tinha sido necessária a sua ativação. Não deixa de ser incrível, a capacidade dos sistemas da aeronave em selecionar a rota e gerir todo o processo de aterragem.
Disney’s Robot Olaf Is a Straight Up Nightmare: A matéria tecnológica oculta sobre os robots que encantam os petizes.
70sscifiart: Bernie Wrightson: Clássicos.
US oil industry doesn’t see profit in Trump’s “pro-petroleum” moves: Mas antes que começem a sorrir a pensar que a razão para isto tem a ver com o avançar das energias verdes, desenganem-se. Apenas, o preço do petróleo está baixo e os potenciais lucros não justificam os investimentos.
17 de diciembre, una fecha de aniversarios aeronáuticos: Algumas efemérides ligadas à aviação, e é giro perceber que no dia em que se comemora o primeiro voo do Wright 1 também foi a data em que a nossa Força Aérea apresentou e introduziu ao serviço os novos Tucanos.
A Huge Number of People Starved to Death After Elon Musk Cut USAID’s Funding: Só para recordar que a irresponsabilidade e sanha ideológica de um dos homens mais ricos do mundo condenou pessoas à morte. Ainda planeiam comprar um Tesla? Mas reparem, a culpa aqui não vive sozinha, e há uma chusma de gente inenarrável no poder que apoia e agrava estes crimes contra a humanidade.
NOVA ERA NA FORÇA AÉREA PORTUGUESA - Do Espaço à 6ª Geração: É interessante notar a ambição do investimento neste domínio, a olhar para as infraestruturas, as oportunidades de desenvolvimento de tecnologia em parceria com empresas portuguesas, e a prestar atenção ao espaço como vertente de soberania.
Bitcoin Crashing Is Actually Awesome News for Regular People, Economist Says: Aliás, diria mais - sempre que a especulação financeira está em baixo, é a sociedade em geral que beneficia.
A-10s Spearhead U.S. Retaliation Strikes Against ISIS Targets in Syria: É uma aeronave obsoleta nos domínios modernos, mas nalguns contextos, ainda imbatível.
Creíamos que todo pasaba por los nuevos cazas. El F-16 lleva 50 años en el aire y se sigue vendiendo como pan caliente: Uma perenidade que se explica de forma simples - apenas as grandes potências têm necessidade de máquinas super-avançadas, para se contrabalançarem nos jogos geoestratégicos. Os países que não almejam este tipo de estatuto apenas necessitam de equipamentos capazes para manter a soberania.
A Higher Call, una increíble historia de aviación, aviadores, y humanidad: Um lampejo de humanismo no meio da negritude da guerra.
Ukraine’s Defense Forces reveal Lyman covered in drone “web” amid ongoing Fighting: Cada guerra lega-nos novas estéticas e iconografias. A I Guerra Mundial legou-os a imagem da trincheira lamacenta e a terra de ninguém coberta de crateras, partes de corpos e arame farpado. A II as cidades em ruínas e o cogumelo nuclear. Agora, temos as imagens das teias de fibra óptica que cobrem os campos de batalha ucranianos.
New York to London in a Flash: A Look at an SR-71 Record Flight: Os Blackbird eram aeronaves fenomenais, e um dos nossos picos tecnológicos irrepetíveis. Não resisto à piada foleira: se se tivesse passado no aeroporto de Lisboa, hoje, a rapidez da viagem apenas garantiria que se chegaria mais depressa às intermináveis horas de espera na fronteira.