Shusei Nagaoka / Androla in Labyrinth | 1984 |: Futurismos.
3/12 STARRY EYES FOREVER: Só mesmo Grant Morrison para imaginar a colisão entre os universos Marvel e DC como um encontro amoroso entre duas entidades cósmicas, que termina com elas agarradas ao telemóvel para avaliarem o desempenho romântico.
Fascinating: Research Find That Fantastical Programming Impairs Cognitive Attention In Children: Fico com a sensação que este é um daqueles estudos que martela dados para provar a sua premissa - a de que as crianças devem ser expostas a conteúdos factuais, e não aos que despertam a imaginação.
E se…: Seria um muito bem vindo regresso, a voz do Candeias faz falta por aqui.
Science Fiction’s Secret Weapon: The Info Dump: Há quem diga que este é um dos malefícios, ou vícios estilísticos, da FC. Eu, confesso, sou suspeito - adoro um bom infodump, fascinam-me esses voos elevados de especulação informada.
Spotify Wrapped Is Everything That’s Wrong About Our Outsourced Musical Taste: Ou, o triunfo da aurea mediocritas algoritmizada.
Coronado Cuarto Centennial Issue: Note-se o bigode.
Google’s AI model is getting really good at spoofing phone fotos: Também já notei isto, as imagens geradas pelo nano banana têm um realismo indiciador da origem dos dados usados para treinar o modelo. Se se recordarem dos telemóveis android com as suas galerias cheias de imagens, ou dos milhões de jpgs no photos, percebem o porquê desta tendência do nano banana.
Kohler's Smart Toilet Camera Not Actually End-to-End Encrypted: Confesso que a minha primeira reação não é "ah, que incompetentes, não aplicam encriptação decente no produto", mas sim "porque raios é que alguém iria querer câmaras na sanita"?
How AI Is Changing How Architecture Is Conceived: Não uma ameaça, mas uma ferramenta para potenciar a criatividade.
Microsoft's Copilot+ AI PC plan fizzled, but it still served a purpose: Faz sentido. Uso primordialmente um copilot pc (não surface, claro, há mínimos), não perco tempo a usar as suas funções de IA, comprei-o pela capacidade e durabilidade da bateria.
OpenAI Is Suddenly in Major Trouble: Não surpreende muito. Apesar de todo o investimento, a OpenAI construiu-se a partir de tecnologias desenvolvidas na Google. E esta é um gigante, que não só tem acesso a uma quantidade enorme de dados para treinar os seus modelos, como é uma empresa multimodal, que se pode dar ao luxo de perder dinheiro a desenvolver IA porque tem outras fontes de receita, ao contrário da OpenAI.
Como fazer uma ampulheta LED com Arduino: Uma ideia gira, bom projeto para fazer na pausa natalícia.
If artificial sentience were to emerge today, we would almost certainly fail to notice it: No cerne, está a questão do que é a inteligência, e a dificuldade que temos em compreender sinais de inteligência para lá do nosso quadro de referência humano.
The AI that has Colonized our Creativity: De facto, um dos problemas que vejo na adoção entusiástica da IA é a forma como tantos confundem formalismo com criatividade, pensando que produção a metro replicando estéticas banais é uma forma de expressão criativa.
McDonald's ha hecho un corrosivo anuncio antinavideño corrosivo. Pero el mayor de sus problemas es cómo lo ha hecho: con IA: Sinceramente, o que incomoda no anúncio não é o ter sido gerado com ferramentas de IA. É a mensagem, de profundo late stage capitalism, a dizer-nos que o conforto e a conexão se encontram nas suas lojas de hambúrgueres e não nas ligações humanas. É um l'enfer c'est les autres, cooptado para vender sandes de carne e refrigerantes.
The Verge picks the standout tech of 2025: Os dispositivos e gadgets marcantes do ano.
'Godfather of AI' Says Students Should Still Learn to Code: Obviamente. É fácil cair na tentação da sapiência via chatbot, pensar que ter às mãos uma ferramenta que parece ter todas as respostas nos demite de adquirir conhecimento. Na verdade, é o oposto. Para se fazer uso eficaz da IA, temos de ter o conhecimento, qualquer que seja a área em que estejamos a usar. Senão, estamos a caminhar cegamente para desastres, por não sabermos se os outputs estão corretos e funcionais.
AI Framework Translates 2D Images into G-code for AM: Ferramentas que dão jeito.
Stop using ChatGPT for everything: The AI models I use for research, coding, and more (and which I avoid): O problema dos modelos multimodais é que, enfim, servem para um pouco de tudo. Faz mais sentido usar modelos otimizados para usos específicos.
How the creator economy destroyed the internet: O dilúvio de conteúdo de baixa qualidade dos influencers viciou as plataformas digitais, e nem sequer é diretamente rentável.
The State of AI: A vision of the world in 2030: Para onde caminhamos, quais as perspectivas de futuro próximo?
Guide to Boards 2026: Super (Tiny) Computers: A Make: apresenta as suas análises às placas programáveis contemporâneas, um mundo cada vez mais diversificado e poderoso.
USA 1986: Kaijus a petiscar.
How the Disappearance of Flight 19, a Navy Squadron Lost in 1945, Fueled the Legend of the Bermuda Triangle: Um daqueles mitos que hoje se desvaneceu, mas houve tempos onde se discutia com toda a seriedade os estranhos desaparecimentos numa zona oceânica que tem sido das mais sulcadas desde os primórdios da colonização das américas.
Avenida de Roma: Outros tempos de uma zona onde cresci.
A esquerda não pode deixar a nostalgia para a direita: Muito bem visto. A direita evoca a nostalgia de passados de suposta glória e perfeição, que na verdade eram pobres e bafientos. À esquerda, temos de reclamar a nostalgia das utopias.
Cruce de cables: tres libros sobre cómo los materiales que necesitamos marcan nuestra relación con el mundo desde hace siglos: Recordar que as infraestruturas de que dependemos dependem dos mais humildes e pouco conhecidos materiais e processos.
America has identified its greatest enemy: Western Europe: Já o tínhamos percebido, mas agora está no papel. Para a américa trompista, as democracias liberais progressistas são o inimigo, e a UE um alvo a abater como bloco que reúne nações que individualmente não teriam capacidade para se afirmarem no palco global. Devemos ficar preocupados com esta estratégia? Em parte, não, porque é mais uma declaração de intenções, mutável ao sabor das administrações e difícil de implementar, a menos que haja um foco extremo e competência de quem está a gerir, duas coisas que já se viu que falta nos políticos americanos de hoje. Mas devemos ficar preocupados. Em primeiro lugar, porque isto vai encorajar todos aqueles grupelhos de escroques e aspirantes a cleptocratas, que agitam as bandeiras do nacionalismo, racismo e regresso aos valores tradicionais. E, ao nível macro, colocar a UE no centro da mira demonstra que o governo americano se juntou ao grupo das autocracias, e quer erodir um bloco unificado que investe nos seus países e pessoas. O grande problema que a UE levanta para esta gente, dos putins aos trumps, dos xis aos maduros, é que representa para os cidadãos dos seus países uma visão alternativa de vida, onde os recursos públicos são colocados ao serviço dos cidadãos e não para engordar os bolsos das grandes empresas e dos amigalhaços dos ditadores; onde há liberdade e legalidade, acesso à saúde e boas perspectivas de vida, em contraste com a miséria progressiva que as autocracias infligem aos seus cidadãos. A outra grande razão para nos preocuparmos, como europeus, é o risco de pensar que isto é temporário. De achar que estas ideias e projetos são um fenómeno trompista, e que quando este se eclipsar depressa se desvanecem e se regressa à antiga normalidade. É uma possibilidade, a história americana mostra que é um país propenso a acessos de loucura política que depois se retificam. Mas notem que caso isso aconteça, vai demorar muito tempo, e entretanto as autocracias insistem e atacam. É, também, creio, um erro pensar o trumpismo como epifenômeno. Temo que vá mais fundo. Trump não é um dínamo que galvaniza as massas no seu ideário (que nem existe), é um catalisador que dá a cara por setores muito fascistas da política norte-americana. Trump desaparecerá (até porque está a ficar velho e senil), mas aqueles que o apoiam continuam a existir, e pior, a administração trompista tem sido notável na forma como purga os aparelhos políticos e governamentais, assegurando que os seus lacaios se instalam nos locais de poder e gestão intermédia. Trump é o sintoma, mas a metástase faz-se da miríade de sequazes que se está a entranhar no aparelho de governo americano.
Europe is under siege: Não tenhamos ilusões. E é uma guerra que não se trava com tanques e aviões de quinta geração. Trava-se com desinformação, ciberguerra, IA, jogos económicos, manipulação das teias de comércio global. O objetivo é muito claro - erodir a governança assente na legalidade, a democracia liberal progressisa, os direitos humanos e sociais à escala global.