domingo, 11 de janeiro de 2026

URL


Carl Zoschke: Na lua.

O regresso de Stargate: Fico com a sensação que o decair das indústrias culturais para um modelo de conforto em que se recicla o que já existe e não se arrisca criar nada de novo, está a entrar em modo rapar o tacho, quando até as séries mais obscuras arriscam a regressar em modo reboot.

Half of novelists believe AI is likely to replace their work entirely, research finds: e, pessoalmente, percebo a tendência. Para as indústrias culturais, os livros são conteúdo, e tal como na música ou outros media, haverá empresas que querem explorar o mercado dos conteúdos descartáveis produzidos a metro. Não é novidade, basta ver o modelo televisivo generalista que há muito nivela pelo mais baixo denominador (numa busca constante de rebaixamento), como se nota pelas paisagens televisivas cheias de concursos, reality shows e outras patetices completamente desprovidas de qualidade.

Cuando el público vio por primera vez esta escena de terror no pudo mirar la pantalla. Ahora sabemos que lo que ocurría no era ficción: Recordar a mais icónica cena do arrepiante flme Carrie.

Marvila Comics 2025 + Lançamento: Atrahasis: Não vou conseguir ir ao Marvila Comics, mas estou mortinho por ler o mais recente livro do David Soares.

AI-Written Children’s Books Are Flooding The Marketplace. Is This Bad?: Resposta muito rápida: Claro que sim. É o reduzir ao estatuto de consumo descartável do tipo de leitura que ajuda a formar a mente nos primeiros anos de vida.

Make Culture Weird Again: De facto (e tenho discutido isso bastante por aqui), as culturas pop e mainstream andam demasiado conservadoras, no sentido de não apostarem em nada de novo e se resumirem ao recauchutar de conteúdos com décadas de existência. Falt criatividade e vitalidade.

Vincent Di Fate, “Refueling Station”: Futuros clássicos.

Return to the year 2000 with classic multiplayer DOS games in your browser: Um duplo elogio - à jogabilidade dos jogos clássicos, e às capacidades dos browsers contemporânenos, que nos permitem reviver os clássicos via internet.

Who is AI nostalgia slop even for?: Novas gerações a envelhecer representam novos mercados de nostalgia.

Video shows DragonFire laser taking Down high-speed drones in NATO first: Uma tecnologia revolucionária, vinda do Reino Unido.

The enshittification of Arduino begins? Qualcomm starts clamping down: Não surpreende, esta deriva. Passando para a alçada de uma empresa, o lado open source do Arduino é demasiado apetecível para que esta tenha lucros fáceis, apropriando-se do trabalho desenvolvido pela comunidade.

Google ha abierto una puerta que muchos temían: ya está probando anuncios dentro de las respuestas de IA de su buscador: Poderá a merdificação da interner ficar pior? Ora pois claro que sim. Depois dos resumos de IA nas pesquisas, que tal anúncios injetados nesses resumos?

HP and Dell disable HEVC support built into their laptops’ CPUs: Quando as capacidades da tecnologia colidem com a propriedade intelectual.

A Piece of Internet History the Internet Almost Forgot: O problema clássico do link rot, e a perda cultural que implica.

The music industry is all in on AI: No fundo, a IA representa o sonho húmido dos executivos da indústria musical - geração infindável de música a metro, sem a chatice de ter de pagar a compositores, músicos e artistas.

So Long, Firefox, Part One: Esta, é inesperada - o venerável navegador, símbolo do open source, está a perder a sua boa imagem junto da comunidade de software livre.

Google tells employees it must double capacity every 6 months to meet AI demand: Construir toda esta infraestrutura tem custos, e é este tipo de visão que nos ajuda a perceber a dimensão da bolha da IA generativa.

Something Disturbing Happens When You “Learn” Something With ChatGPT: Não é novidade - usar os LLMs de forma oracular atrofia o sentido crítico. Ou melhor, quem confia nos LLMs como oráculos não tem, à partida, grande vontade de exercer as suas faculdades críticas e de raciocínio.

In 1982, a physics joke gone wrong sparked the invention of the emoticon: E daqui, nasceu a nossa capacidade de comunicar emoções usando símbolos do teclado.

Education Before AI Was Still Highly Problematic: Recordar que os problemas que apontamos à IA na educação - o faciltismo de respostas, a desonestidade académica, já têm um longo historial e antecedentes.

Premium: The Hater's Guide To NVIDIA: É que no fundo, é isto - "The single-largest, single-most-valuable, single-most-profitable company on the stock market has got there through selling ultra-expensive hardware that takes hundreds of millions or billions of dollars (and years of construction in some cases) to start using, at which point it...doesn't make much revenue and doesn't seem to make a profit". Tudo isto é insustentável a médio prazo, e temo que quem pagará a fatura, não serão os que lucram.

La IA nos está convirtiendo en editores de nosotros mismos. Aprobamos lo que ya no sabemos crear: Ontem, despacho uma apreciação de formação com algumas frases geradas por IA. Hoje, partilho um artigo que nos recorda a displicência intelectual e moral de confiar as nossas respostas à IA. Paradoxal? Nem por isso. Não tenho problemas em delegar na IA uma tarefa menor, que sei que tem pouca importância (e provavelmente nem será lida). Se vale a pena, dedico o meu esforço mental.

Meta had a 17-strike policy for sex trafficking, former safety leader claims: Isto é inacreditável, e deveríamos estar a exigir responsabilidades públicas por estes comportamentos. Não é aceitável esta displicência na gestão de contactos de menores. E recorda-nos qual é o verdadeiro objetivo destas plataformas - lucrar o mais possível com os nossos dados, sem olhar aos danos colaterais.

Los fabricantes chinos están lanzando coches eléctricos a un ritmo infernal. La respuesta de Toyota: filosofía Kaizen: Qualidade em vez de saturação, a pensar que os automóveis não são objetos tecnológicos descartáveis e tem de haver compromissos de atualidade e manutenção a médio prazo. O ritmo de lançamento constante de novidades implica que os automóveis sofram os mesmos ciclos de desatualização do que os gadgets, algo que não é sustentável.

Welcome to the Slopverse: O decair da confiança nos consensos sobre o que é o real, numa paisagem mediática saturada de lixo gerado por IA.

MS estraga Notepad com funcionalidades AI: Gosto do bloco de notas. Para escrever, não há melhor, sem miríades de opções distrativas. É só o pensamento, o teclado e o fluir das palavras. A sua simplicidade é a virtude, mas a Microsoft quer-nos enfiar IA pela goela abaixo e está a atravancar o simples Bloco com funções de utilidade inexistente.

Four Ways AI Is Being Used to Strengthen Democracies Worldwide: Não é o ponto de vista habitual. Normalmente discute-se os perigos para a sociedade e democracia trazidos pela IA, entre o ai slop, desinformação ou a ignorância disfarçada de sapiência por delegação de processos cognitivos e aprendizagem em chatbots. Mostra que os usos da IA são uma escolha pessoal e social. Não tem de ser catastrófica. Podemos escolher aplicar a IA para o progresso social e económico, ou para aumentar lucros, acicatar a ganância e facilitar a sede de poder. Usar a IA para um mundo melhor, ou para piorar os males sociais que já padecemos, é uma escolha consciente. Ou seja, estamos tão tramados, não estamos?


Good To The Last Straw: Old school non-ai slop.

F-16 Fighter Jet Outmatched By Türkiye's Kizilelma Drone In Successful Unmanned Air Combat Test: Duas notas sobre este teste. A mais óbvia tem a ver com a evolução das capacidades dos UCAVs. A outra, sobre a tecnologia que sustenta este drone não ter sido desenvolvida pelos suspeitos do costume, as empresas de topo da indústria da defesa não estão envolvidas nisto.

IAF LCA Tejas Crashes at Dubai Air Show, Pilot Killed: Quem segue o mundo da aeronáutica já se apercebeu da enorme falta de competência da indiana HAL. Nada o demonstra melhor do que tentar vender um caça algo ultrapassado (mas em desenvolvimento há décadas) no Dubai, e este despenhar-se.

World on fire: Não consigo conceber melhor metáfora sobre o aquecimento global e alterações climáticas do que este incêndio em plena conferência internacional sobre o clima.

(Some) MAGA Girls Just Wanna Have Fun: Não é o tema deste artigo que me interessa, é este detalhe: "Like many Trump voters, Debono supports the president for reasons that are less to do with policy and more to do with the freedom to offend". É, talvez, a mais óbvia motivação por detrás do crescimento exponencial da extrema direita, em versão troll, esta vontade de dizer e fazer o que lhes apetecer, por desumano, ofensivo ou revelador de total falta de ética que seja.

A Inteligência Artificial vai salvar a economia?: Talvez, mas para isso, temos de ultrapassar as fases de deslumbramento baseado em marketing puro, com que as grandes empresas da IA nos querem convencer.

Lawmakers want to let users sue over harmful social media algorithms: Tem a ver com a realidade europeia, mas é algo que faz cada vez mais sentido. O viés introduzido pelos algoritmos das redes sociais está a ser catastrófico em termos sociais, mas os responsáveis por isto estão a passar incólumes e intocáveis.

Llevamos años hablando de los cañones de riel sin ver su daño real. Japón acaba de mostrar una imagen que lo dice todo: As armas eletromagnéticas a darem passos contretos para aplicação militar real.

The Murky Plan That Ensures a Future War: Realmente, este suposto plano de paz para a Ucrânia é de uma incompetência atroz, parece ter sido feito à medida dos desejos do invasor, e soa demasiado ao passado, com ecos históricos da anexação alemã do país dos Sudetas na antiga Checoeslováquia, a que as potências de então deram o seu acordo numa estratégia de apaziguamento do regime nazi (em parte, porque quer ingleses quer franceses sabiam que não estavam preparados para uma guerra). E deu no que deu. Esta proposta à Ucrânia é inaceitável sob todos os quadrantes.

How the Elite Behave When No One Is Watching: Um artigo sobre os ficheiros Epstein, mas não sobre pormenores escabrosos. O foco está na rede de plutocratas, académicos e políticos que extravasa limites geográficos, para quem o tráfico de influências e o domínio da informação é fundamental. Neste aspeto, fez-me lembrar um John Brockman (outro caído em desgraça), mas sem pretensões intelectuais e com violação de menores à mistura.

Ryanair se ha cansado de jugar al gato y al ratón: le ha bastado un ajuste técnico para hundir un 40% a eDreams en un día: O poder dos quasi-monopólios, e esta é mais uma razão para evitar esta companhia aérea.

Ukrainian Pilot Touts Mirage 2000’s Effectiveness in Combat: Um dos elementos interessantes da guerra ucraniana é ver a forma como tecnologias aparentemente datadas se revelam altamente eficazes no campo de batalha.

On contrarian history: Tão, tão certeiro. A história é contada não só pelos vencedores, mas pelos afluentes, os que detém o poder e os meios - "You will never be able to convince me that the society that starved a native population so a couple of rich guys could have a fancy house and go watch prisoners of war be killed for sport is better than the one that sees the average person become healthier and live a longer life. I do not care if those rich people were enjoying goods imported to the region from North Africa. Those rich people were a vanishingly rare segment of the population and their consumption patterns were only made possible through horrible crushing violence perpetuated on average people".