domingo, 28 de dezembro de 2025

URL

 


Just a couple random retro tech illustrations: Selva tecnológica. 

Planetes: no espaço, ninguém nos ouve trabalhar: Eu, sou suspeito - adoro este manga de ficção científica. 

Lego boldly goes into the Star Trek universe with $400, 3,600-piece Enterprise-D: A minha carteira suspirou de alívio. Se o primeiro dos modelos lego Star Trek fosse a NCC-1701 (ou, confesso, a NCC-1701-A), estaria puro modo shut up and take my money. 

Holiday Magic: 12 Wintery Speculative Fiction Books: No espaço, ninguém nos consegue ouvir abrir as prendas? Sugestões de leitura de literatura fantástica onde os temas natalícios dominam. E se nunca leram Hogfather, nem imaginam a delícia que estão a perder. 

The Best 20th-Century American Horror Books, recommended by V. Castro: Os suspeitos do costume, entre Shirley Jackson, Stephen King e Anne Rice (antes desta ter ficado uma tontinha das religiões). 

Dueling Dystopias? 1949 Letter from Aldous Huxley to George Orwell: Agora que vivemos no futuro destes autores, percebemos que Huxley estava correto. Isto, claro, se tirarmos o nariz do deslizar incontrolável do fluxo nas redes sociais de inanidades em vídeo, texto e imagem, grande parte delas já geradas sem intervenção humana, para pensar um pouquinho. 

Before Wonder Woman, There Was Fantomah: A golden age dos comics legou-nos alguns personagens icónicos, outros que ficaram esquecidos, e esta bizarria - o trabalho quasi-surreal de Fletcher Hanks. 

A Vida Oculta de Fernando Pessoa: Este divertido livro que brinca com Pessoa está a ter uma segunda vida, graças a uma nova edição, e merece ser lido. 

Archiving the internal art archives from GamePro magazine: A arte clássica da ilustração de jogos de computador. 


Artist is Robert Neumann: Arquiteturas computacionais. 

Chinese-Made Buses in Norway Can be Halted Remotely: Se não me falha a percepção visual, a Carris também adquiriu veículos destes. A telemetria dos veículos permite muito mais do que a simples recolha de dados para melhoria de sistemas que promete. E duvido que esta capacidade seja exclusiva de modelos chineses. 

I let Gemini Deep Research dig through my Gmail and Drive - here's what it uncovered: É uma função que faz sentido, permitindo trabalhar com os nossos dados e documentos pessoais. 

Meta is making billions of dollars from scam ads on Facebook, Instagram and WhatsApp, report says: Surpreendidos? Porquê? Já há muito que se percebeu que a ligação entre o que a Meta afirma como compromissos éticos e as suas práticas comerciais reais é inexistente. Recordem, nós, os utilizadores, só lhes servimos como massa a explorar para espremer o máximo possível de lucros, e se isso tiver consequências sociais, culturais e pessoais danosas, é-lhes indiferente. 

Camera Capabilities Unlocked from a Mouse: A comunidade maker surpreende sempre com a forma como consegue encontrar formas de se reapropriar das tecnologias. 

AI Is Supercharging the War on Libraries, Education, and Human Knowledge: De facto, a forma como a IA nos é vendida, como promessa de acesso fácil a conhecimento e a fazer coisas sem esforço, é de um profundo Anti-intelectualismo que capitaliza a clássica preguiça humana. 

Pluralistic: "Flexible labor" is a euphemism for "derisking capital": Doctorow anda em força, a desmistificar as formas como o capitalismo predatório trata as pessoas como elementos descartáveis. Curiosamente, Doctorow estará em Lisboa na Websummit, numa cidade que está a ser moldada pelas forças que descreve, sobredependente do turismo e dos nativos digitais, que tem como consequências uma espantosa crise habitacional e um deserto cultural onde a textura da cidade se transformou para servir faltas visões de tipicidade a estes públicos. Já o evento em si é notório pelos subsídios milionários que recebe da câmara de Lisboa, que desvia esse dinheiro de iniciativas culturais e sociais para favorecer uma organização predatória que salta de cidade em cidade em busca dos governos que melhor a acolham (ou seja, que lhe garantam lucros). A esmagadora maioria dos lisboetas não conseguiria pagar um ingresso para ir ver Doctorow à Summit, com os bilhetes mais baratos a custar quatro dígitos. A ironia disto tudo é que o autor e ativista vem ao evento falar dos danos trazidos à economia e sociedade pelas práticas capitalistas predatórias. 

OpenAI Can’t Fix Sora’s Copyright Infringement Problem Because It Was Built With Stolen Content: E se fosse só o modelo do Sora… este tipo de pilhagem é estrutural na indústria da IA. 

Las pegatinas de los portátiles: nunca nada tan icónico simbolizó tanto: Confesso que tenho o meu portátil pessoal sem quaisquer marcas. Já o de trabalho? O Chromebook de combate que me custou trocos e aguenta a violência das aulas há mais de dois anos? Está repleto de autocolantes, que os meus alunos adoram decifrar. 

Pluralistic: A tale of three customer service chatbots (12 Nov 2025): É, de facto o apoio ao cliente está pensado para desmotivar os clientes de pedir ajuda, e a IA nisso veio ajudar a piorar e muito estes sistemas. 

AI is Most Popular with People Earning Six Figures, Study Shows: É de notar que geralmente quem ganha este tipo de salários tem como maior objetivo aumentar lucros, e prefere fazê-lo cortando o mais possível nos salários de quem ganha menos dígitos por ano. Usar IA para substituir trabalhadores é o sonho húmido desta gente.

La IA ya multa en España: lo que parecía ciencia ficción empieza a ser real: A automatização do sistema de multas rodoviárias a levantar questões éticas, em que uma medida aparentemente simples se revela o resvalar para uma socidade de vigilância permanente.

AI Is Failing at the Most Hilarious Task Imaginable: A criar posts de redes sociais. Mas sejamos honestos, quem usa IA para as redes não está interessado em qualidade, apenas em encher chouriço.

AI Decodes Visual Brain Activity, Writes Captions for It: Calma, não é telepatia, mas um curioso uso de machine learning na deteção de padrões de atividade cerebral.


Advertisements for Topps Comics: Drácula, com estilo. 

The Lisbon Airport is turning away private jets inbound for the Web Summit: É agora que Lisboa vai mesmo ter um novo aeroporto. Como o Charles Coins adora aparecer nas fotos como pateta útil ao lado dos famosos e bilionários, como a websummit é tão tão importante para a cidade e para o país que um evento cujos acessíveis bilhetes vão de ums meros mil e poucos euros a vinte e cinco mil tem mais apoios municipais do que a maioria dos projetos sociais e educativo, suspeito que para o ano teremos mesmo novo aeroporto, só para dar acesso aos jatos privados dos bilionários e poupar-lhes o incómodo de chegar ao evento por outros meios. 

Una barra de pan cuesta un euro en el supermercado. Por el mismo precio Europa acaba de comprar 18 cazas de combate: É daqueles investimentos que creio que todos preferíamos não ser necessário, mas o mundo não é um local seguro e a defesa não pode ser descurada. 

What Socialism Got Right: O que mais choca na demonização do socialismo e das esquerdas em geral é ver a forma como se desconsideram os direitos humanos mais elementares - saúde, pão, habitação, educação, salários justos, respeito pelos indivíduos. 

The Roman Empire’s Entire Road Network Just Got Mapped, and It’s Mind-Blowing: Se todos os caminhos iam dar a Roma, é o resultado do poder de uma rede. 

Dubái tiene un serio problema con sus millonarios: hay aparcamientos llenos de superdeportivos de lujo abandonados: As estéticas do desperdício capitalista. 

You’ll Never Guess What Happened to Saudi Arabia’s 100-Mile Skyscraper: O que é que acontece quando o herdeiro de um regime retrógrado e sanguinário baseado na exploração de petróleo decide gastar o dinheiro que tem em excesso? Absurdos destes. 

Cloning isn’t just for celebrity pets like Tom Brady’s dog: Confesso que é uma ideia inquietante. Como amante de cães, sei o que é a dor de perder um animal, mas também sei que os animais não são objetos. Cada um tem a sua personalidade, e a clonagem apenas cria a ilusão que mantemos o animal que perdemos. Mas isto, é o lado comercial de uma tecnologia que se está a mostrar interessante para ajudar a preservar espécies em vias de extinção. 

Pluralistic: The enshittification of labor (07 Nov 2025): O capitalismo late stage faz de tudo para manter os seus lucros, até mesmo criar o desemprego como forma de manteros salários baixos. 

When Words, And Then Truth, And Then Reality, Fall Apart: Uma sociedade neurótica, onde as palavras são deturpadas e as emoções negativas exacerbadas. 

Toy Company Funko Has ‘Going Concerns’ About Its Future: Quando o modelo de negócio é saturar o mercado de brinquedos de gosto duvidoso temáticos da cultura pop, o futuro não é prometedor (e não vai deixar saudades). 

The Algorithmic Presidency: A vacuidade extrema de uma presidência que se alimenta do vácuo intelectual e vive da propaganda rebaixada ao mínimo elemmentar. 

La gran paradoja de EEUU: el mundo no para de pedirle más cazas F-35, pero China le ha cerrado el grifo para construirlos: Agruras da geopolítica. As super-armas americanas necessitam de acesso aos recursos naturais chineses, o que significa que a China consegue complicar os processos de fabrico das peças essenciais para as aeronaves de topo. 

Las empresas en la sombra que se están haciendo de oro con Mercadona: el éxito silencioso de Familia Martínez o Profand: É um supermercado onde me recuso a ir fazer compras. Aterrou por cá em grande, mas bastou uma simples visita para perceber o quão fechado é o ecossistema dos produtos que vende, sem diversidade de marcas, e das poucas que não pertencem à marca do mercado, rareiam as portuguesas. Recuso dar o meu dinheiro a empresas que favorecem primordialmente as suas marcas próprias, ainda por cima estrangeiras. 

The World Turned Upside Down: A China, a emergir como uma potência elétrica e ambientalista, enquanto o ocidente se consome em desinformação.

There Are No Weird Blogs Anymore Cause It’s More Fruitful to Drive Them Out of Business: Um olhar para o modelo de negócio dos fundos de investimento, que adquirem empresas não para as fazer lucrar, mas para espremer o máximo antes de as vender ou fechar: "endlessly interchangeable in the service of maximizing shareholder value. Only chumps make money by selling goods or services these days; the real geniuses rely on management fees, deal fees, dividend recapitalizations, real estate deals, and the like. That allows — requires! — a private equity firm to divorce its incentives from that of its own portfolio company, making it, at best, agnostic to whether the company lives or dies".