Nicole Claveloux / Alice in Wonderland (French Edition) | 1974 |: Geografias fantásticas.
Duas Órbitas: E cá estaremos para acompanhar a próxima órbita, por vezes em diálogo lento. No mundo das plataformas e gaiolas douradas onde mais ganha quem mais grita e revolve emoções negativas, a clássica blogoesfera resiste, como um dos locais onde a promessa da internet em dar voz livre e isenta se mantém. Estamos cá, não porque queiramos fazer disto uma profissão (e eu também o digo, com uma carreira exigente no horário laboral e uma segunda carreira cheia de desafios interessantes, faço o que faço precisamente para seguir caminhos diferentes dos trazidos pela vida profissional), mas porque queremos deixar a nossa voz.
Rose / House – Arkady Martine: Confesso que gostei da voz desta autora em A Memory Called Empire, apesar deste novo livro não ter sido tão bem recebido.
Da loja para a estante (1): Caro, bem vindo a um dos melhores manga de Ficção Científica. Saboreia muito bem as aventuras destes sucateiros espaciais.
Kathryn Bigelow’s Warning to América: De facto, fazem falta obras na cultura pop que mostrem o real perigo de uso de armas nucleares. Eu, como criança da guerra fria, também me sinto apoquentado quando vejo a displicência com que os media falam do uso de armas atómicas, como se fossem meras explosões e não catástrofes de imprevisíveis consequências.
65 Essential Children’s Books: A lista vem do mundo anglófilo, mas mostra bem a evolução nos estilos e temas da literatura infantil.
Hell for tourists. SF art by Johnny Bruck.: Quem nunca desejou isto aos magotes de turistas que entopem as cidades?What if the EU ran on microelectronics?: Um olhar institucional para indústrias estratégicas para a era digital, e as medidas europeias que visam apoiá-las.
Gen Z faces ‘job-pocalypse’ as global firms prioritise AI over new hires, report says: Não é um "apocalipse" laboral. É capitalismo selvagem no seu mais brilhante neoliberalismo, a aplicar um dos seus princípios basilares: se pagas a dez pessoas para fazer o trabalho de dez, é mais eficiente e eficaz pagar a quatro pessoas para fazer o mesmo trabalho das dez, e dividir o dinheiro sobrante investindo num sistema de IA que vai funcionar mal e aumentando o salário dos gestores que se vão dedicar a produzir memes inspiradores para motivar os três trabalhadores restantes a dar o litro, amar a camisola e sentir-se em família com a empresa. Três, repararam, então não eram quatro? É que entretanto um saiu porque entrou em burnout por sobretrabalho e o gestor motivacional bem intencionado encontrou maneira de o despedir, e o que poupa com isso é declarado como lucro aos acionistas.
Police Say People Keep Calling 911 Over an ‘AI Homeless Man’ TikTok Prank: Quando a IA generativa se combina com a falta de noção, e mostrar desprezo por aqueles que a sociedade deixou de parte se torna moda fixe, dá nisto.
Easy For The Masses: O Hackaday a colocar o dedo numa das feridas mais óbvias, mas menos discutidas, do mundo da tecnologia - a incapacidade de alguns projetos, que desenvolvem tecnologias de enorme utilidade, em criar interfaces acessíveis que lhes simplifiquem o acesso. No mundo da educação há um caso gritante: o infame Moodle. É o melhor gestor de conteúdos para educação, cheio de opções, ferramentas e construído sob princípios pedagógicos construcionistas. E é odiado pelos professores, em parte por preguiça (montar um conteúdo pedagógico no Moodle requer trabalho e reflexão), mas também pelo seu péssimo interface. Os professores preferem vastamente produtos mais básicos como o Google Classroom, que permite fazer um centésimo do que o Moodle faz, mas é simples de utilizar e não lhes dá trabalho a manter.
Google's Nano Banana AI-image editing is coming to Search, NotebookLM and Photos: Não sei se será uma boa notícia, apesar de adicionar novas possibilidades às ferramentas. No Notebook LM poderá ser útil, se bem que a lógica de incorporar geradores de imagem nas caixas de pesquisa me ultrapassa.
Una ciudad japonesa se ha hartado de que sus vecinos se pasen el día con el móvil. Así que les ha puesto un límite: dos horas: Tratar os sintomas, mas não a doença. Iniciativas como esta são bem intencionadas, mas colocam o foco no ponto mais fraco. Como sociedade, sabemos que a forma como as plataformas digitais atuam está a ser prejudicial, quer em termos de saúde mental quer em termos sociais. No entanto, nem sequer colocamos em discussão a ideia de obrigar as empresas que lucram com este estado das coisas a abandonar as suas práticas comerciais abusivas e lesivas a toda a sociedade.
Our Long History Of Artificial Intelligizing: Não sei se será rigoroso olhar para o passado, para a história da ciência e tecnologia, e afirmar que já eram sinais de inteligência artificial. É certo que os mitos de seres mecânicos, os mecanismos imitadores de vida, as listas combinatórias de Lull ou as combinações de letras de Ibn Khaldun, até o modernismo prometeico de Frankenstein, prenunciam os correntes medos, anseios e anelos com a IA e robótica. Mas ver ligações diretas é olhar para o passado com a lente do presente. Há ligação, claro, tem a ver com a forma como encaramos o artificial e sonhamos, há milénios, com uma potencial criação de vida artificial, primeiro através de mecanismos intricados, hoje, com os algoritmos complexos.
It's Giving Enron: São cada vez mais intensos os avisos sobre a insustentabilidade do modelo económico da IA, um sorvedouro de dinheiro com poucos resultados práticos face à intensidade do investimento, e menores lucros. Ou seja, uma bolha, e como sempre nestas coisas, já sabemos quem vai ter de pagar a fatura dos jogos dos bilionários, não sabemos? Sim, seremos nós todos, à semelhança da crise de financiamento imobiliário de 2008 que levou às austeridades, troikas e quejandos.
The End of Windows 10 Support Is an E-Waste Disaster in the Making: A decisão da Microsoft de suspender o suporte de longa vida a um sistema operativo que detém 40% do mercado é escandalosa. É uma forma de nos obrigar a usar os Windows mais recentes - com melhorias, mas também a ter de levar com IA quer queiramos quer não, e com um método de inicialização que retira a liberdade aos utilizadores de configurarem o seu computador como bem queiram e lhes apeteça. Pior, o Windows 11 não corre em máquinas mais antigas, o que significa que muitos utilizadores vão-se sentir compelidos a comprar novos computadores. E, no caso das organizações, dado os perigos de vulnerabilidade, desfazerem-se de computadores não compatíveis com Windows 11 não é uma escolha, sequer.
Can we repair the internet?: Sim, podemos. O problema está nos governos e instituições, que bloqueiam as iniciativas de cidadania e favorecem os interesses económicos que nos estão a legar uma internet má, centrada no usar os dados de todos para enriquecer uma minoria, e a valorizar os piores instintos humanos para assegurar crescimento de mercado.
AI Has Been Trained With What’s Online. Not All Knowledge Is Online: O forte viés dos dados de treino de IA, que ignoram culturas e tradições não-ocidentais.
Kobo made a remote control for its ereaders: Podiam colocar um botão físico nos leitores, mas com isso perdia-se a oportunidade de vender aos utilizadores um segundo gadget.
Richard Corben, “Prospecting in the Asteroids,” 1967: Clássicos.
Poco a poco, los astronautas han sido testigos de una transformación radical: las ciudades han dejado de ser amarillas: Sinais da transição energética, com a Terra noturna vista do espaço a mostrar o alastrar da iluminação pública com os mais eficientes LEDs.
Una galería de proyecciones cartográficas: Representamos o mundo através de construções geométricas, e isso condiciona muitas vezes a nossa perspetiva sobre a real importância das nações.
Committee Unable to Contact Nobel Prize Winner Because He’s Too Chill, Had Phone on Airplane Mode: Há que saber desligar, e nos dias que correm, começa a ser um luxo ter esta capacidade.
Holy Essence: Não chego às trufas, o ordenado de professor tem os seus limites, mas compreendo bem a paixão gustativa pela explosão de texturas e sabores que os cogumelos permitem.
‘I Think It’s Quite a Scandal’: Plug-in Hybrids Not as Climate-Friendly as They Seem, Researchers Say: Os testes de certificação são feitos em condições óptimas, e a forma dos condutores usarem este tipo de veículos não é a mais eficaz.
Edward Gorey Killed His Darlings: Recordar a obra de um autor singular pelo seu humor negro.
Lisboa: Percebo bem este ponto de vista. Eu, saí de Lisboa quando isso ainda podia ser uma escolha, por razões pessoais e profissionais fui viver para cidades fora da minha cidade natal. O que vejo agora é que, mesmo tendo um salário um pouco acima da média, me seria de todo impossível regressar à minha cidade, a menos que dispensasse coisas como comer, vestir-me e comunicar para poder ter dinheiro para pagar uma renda na cidade. Continuo a voltar a Lisboa, uma cidade que vejo cada vez mais como parque de diversões para turistas e paraíso artificial para nómadas digitais, e não como uma terra para viver.