Carlos Orsi (2013). O Planeta Vermelho.
Não é muito fácil para nós, deste lado do atlântico, ler FC brasileira. Apesar da língua em comum e dos acordos culturais e ortográficos, os livros de lá não chegam cá, e vice versa. Quanto aos autores, só chegam os do mainstream, que sem dúvida têm qualidade e ideias interessantes, mas de parte ficam as ficções fantásticas. Claro, nos dias que correm a internet tem algumas soluções para estes fossos culturais, mas nem assim é fácil apanhar autores de FC brasileira.
Comecei esta leitura com grandes expetativas - trata-se de um conto de um dos autores considerados de referência na FC além-atlântico, mas leitura feita, revelou-se bastante mediana. O conto é um pastiche lovecraftiano, um recontar de At The Mountains of Madness tendo como pano de fundo uma colónia marciana que se está a afastar das suas raízes terrestres (e neste ponto, Orsi consegue coisas muito interessantes), e os escritos antigos ocultos em ruínas alienígenas cuja decifração provocará o acordar dos piores males.
Não é excelente, mas homenageia bem as suas assumidas fontes de inspiração, e ainda nos dá elementos curiosos de worldbuilding. Gostaria de ler mais deste autor, embora tema que as profundezas do atlântico sejam fortemente impeditivas disso.
 
 
