SOURCE: x-ray delta one: Abstrações aeronáuticas.
Lançamento: Batman/Dylan Dog - A Sombra do Morcego: Uma excelente surpresa para os fãs quer de Dylan Dog, quer de Batman. O trabalho gráfico de Dell'Edera está especialmente deslumbrante, e tudo o resto vale a pena - Recchioni faz um excelente trabalho de cruzament entre os mitos de Dylan e Batman.
The Naked Gun: New Poster Released, Official Trailer Drops Tomorrow: Leio isto, e credo! A indústria anda assim tão falha de ideias que tenha de reciclar as comédias politicamente incorretas dos anos 90? Na altura tiveram piada, e ainda hoje se podem ver, recordando que são piadas com contextos específicos. Mas recriar, não faz qualquer sentido.
Mel Brooks is returning for Spaceballs 2: Já aqui, suspeito que seja um velho mestre a fazer o seu canto de cisne, a aplicar o seu humor corrosivo vindo de um outro tempo.
This Week Is The Two Hundredth Anniversary Of The Comic Book: Provavelmente outros irão apontar outras publicações antecedentes do género. Este é um aniversário possível, partindo de uma publicação satírica.
Prémio Ursula K. Le Guin 2025 - as nomeações: Como observa bem o João Campos, estão aqui excelentes sugestões para descobrir o que de melhor se faz na FC contemporânea.
Sensor, de Junji Ito: Ó, sortudos leitores portugueses, eis que às livrarias chega um novo livro do (imho) melhor mangaká de terror.
Out of the Past: LGBTQ Science Fiction, Fantasy and Horror 2010 – present: Confesso que vejo nestes títulos um interesse excessivamente pedagógico, mais focados na sua agenda do que na FC em si. Nada de errado com isso, obviamente, mas torna estas leituras algo estéreis para quem está fora desta bolha cultural.
Best Science Fiction Books of 2025, recommended by Andrew M. Butler: Boas sugestões de leitura, parecem-me. Service Model tem momentos brilhantes e hilariantes, embora se arraste um pouco. Os restantes, tenho alguns na calha para leitura.
The Cerebral Library: Estranhos alienígenas.Disney And Universal’s Battle With Midjourney May Reshape Copyright: A gigante não brinca com direitos de autor, e escolheu bem o adversário - não empresas como a meta, google ou open ai, que têm recursos para enfrentar a Disney, mas sim a mais independente Midjourney. O argumento é válido, o uso de imagens para treino de algoritmos de IA é uma forma de plágio. Será que as leis, e o nosso entendimento do conceito de plágio, se alterará face a estas guerras judiciais?
Hollywood está usando la IA en absolutamente todos los aspectos de la producción de películas. Y se le da fatal ocultarlo: É inevitável que a indústria cinematográfica se aprorprie destas ferramentas.
An Ugly New Marketing Strategy Is Driving Me Nuts (and You Too): Tão, mas tão certeiro - o modelo de negócio das plataformas digitais (e não só) evoluiu de prestação de serviços aos clientes para cobrar aos clientes a prestação de serviços com menores inconvenientes. Claro está, isto não é uma evolução.
PSA: Get Your Parents Off the Meta AI App Right Now: Quão má poderá ser esta app de IA da meta? Pior do que imaginam, com a sua propensão para mostrar publicamente os prompts daqueles que interagem com ela. Não é só o lixo generativo.
AI chatbots tell users what they want to hear, and that’s problematic: O problema da sicofância na interação com IA.
Why Pilots Will Matter in the Age of Autonomous Planes: O investimento em tecnologias de automação aeronáutica, apesar das promessas, não torna os pilotos obsoletos.
Why JPEGs Still Rule the Web: A ubiquidade, histórica, do formato de compressão de imagem mais utilizado.
Here comes the AI sponcon: Estão a ver aqueles vídeos irritantes das redes sociais, boa parte ao vivo, com empreendedores de baixo nível a esforçar-se por vender tralha, roupas ou outras cangalhadas? A IA já permite tratar disso com baixo esforço.
Los colegios nacionales no quieren el móvil en clase. Cataluña ha sido la última en unirse a la fiesta: Estas medidas são simbólicas de um profundo mal estar social com os telemóveis. Na verdade, são medidas tiro ao lado, que se focam nalguns sintomas mas não no que realmente provoca este mal estar com o mundo digital - a forma abusiva como as platadoras digitais, com as redes sociais a mostrar as piores práticas, trata pessoas e sociedades. Estas iniciativas são fundamentalmente ineficazes, tirar o telemóvel na escola apenas garante total descontrole de uso fora da escola. São, também, distrativas, ou talvez reveladoras da falta de coragem social em enfrentar os desmandos das plataformas digitais.
The Entire Internet Is Reverting to Beta: A mudança para a IA tem sido rápida, impulsionada pelas empresas que veem nesta tecnologia o filão lucrativo futuro. O problema é que apesar de todo o hype, a IA não é tão útil quanto isso, e também não é fiável. Ou seja, como observa bem este artigo (e o sentimos no nosso dia a dia de interações), estamos a usar cada vez mais ferramentas que sabemos que vão falhar. Isto, claro, se estivermos atentos a estes temas. Se não, como suspeito que a larga maioria dos utilizadores estão, vão sofrer todas as consequências do uso intensivo de ferramentas não confiáveis. O que é que poderá correr mal: "AI products could settle into a liminal zone. They may not be wrong frequently enough to be jettisoned, but they also may not be wrong rarely enough to ever be fully trusted. For now, the technology’s flaws are readily detected and corrected. But as people become more and more accustomed to AI in their life—at school, at work, at home—they may cease to notice. Already, a growing body of research correlates persistent use of AI with a drop in critical thinking; humans become reliant on AI and unwilling, perhaps unable, to verify its work. As chatbots creep into every digital crevice, they may continue to degrade the web gradually, even gently. Today’s jankiness may, by tomorrow, simply be normal."
The AI Slop Fight Between Iran and Israel: Tenho visto algumas destas imagens e vídeos, e o nível de irrealismo absurdo é de ir ás lágrimas. Mas notem que pessoas conhecedoras não são o público-alvo desta guerra informacional, mas sim as massas de pessoas desinformadas que, no mundo online, dão eco a esta desinformação.
Windows parental controls are blocking Chrome: Na competição comercial entre empresas, vale tudo, claro.
AI residencies are trying to change the conversation around artificial art: O lado mais conhecido da IA generativa, a geração de imagem e vídeo, tem com a sua baixa qualidade estética e questões de direitos de autor vindo a deturpar o debate sobre a IA como ferramenta artística.
AI Art Looks Like When It Hasn’t Trained On Artists’ Work: Pode um algoritmo sem dados de treino gerar conteúdo? Esta experiência estética usa GANs que em feedback cíclico geram imagens sem treino prévio. Abstratas, claro, o que torna a experiência ainda mais interessante.
Psychiatrist Horrified When He Actually Tried Talking to an AI Therapist, Posing as a Vulnerable Teen: A lição de Weizenbaum esta há muito esquecida.
Un momento incómodo se está volviendo habitual en las reuniones: alguien las graba con IA sin avisar y nadie sabe qué hacer: Ética na era da IA também passa por isto, pela transparência quando estamos a usar estas ferramentas.
Child Welfare Experts Horrified by Mattel's Plans to Add ChatGPT to Toys After Mental Health Concerns for Adult Users: Bonecas falantes e chatbots. O que é que poderá correr mal aqui?
ChatGPT May Be Linked to 'Cognitive Debt,' New Study Finds: Não há aqui grande surpresa, se delegamos funções cognitivas a uma ferramenta, estas tendem a degradar-se. Mas notem que o artigo não é alarmista ou catastrofista, apenas relata algumas observações.
Phantom World: A resistência do corpo feminino ao vácuo do espaço não cessa de surpreender.
NRP D. JOÃO II - Apresentação da Futura Plataforma Naval Multifuncional da Marinha Portuguesa: O mais importante nisto nem é a embarcação, mas saber se as capacidades tecnológicas se mantém por cá.
El tamaño de Centroeuropa ha sido clave para su desarrollo. Y hay una forma fácil de entenderlo: usar un mapa de España: Há muitos factores que ajudam a explicar a capacidade de desenvolvimento da chamada "banana europeia" - o eixo que vai sensivelmente de Londres a Milão. Um é este, a proximidade geográfica que só nos apercebemos que existe quando sobrepomos o mapa centro-europeu com a península ibérica.
Wargame Shows How CCAs Could Take On China: A integração de drones autónomos nos grandes jogos de estratégia militar.
The Perfect Astronaut Is Changing: Resta saber se com um governo claramente anti-ciência e gerido por perfeitos idiotas, a NASA não irá colapsar.
Yes I Will Read Ulysses Yes: Recordando o recente 16 de junho, aka Bloomsday para os joycianos.
Hace un año Cataluña decidió empezar a regular sus alquileres. Ahora tiene algo que parecía imposible: precios más bajos: Espera, quer dizer que ao contrário do que toda a propaganda neoliberal, regular o mercado traz benefícios para a maioria das pessoas, e não apenas lucros desmedidos para a classe rentista?
America's Forgotten Moon-Base Plans: É sempre estimulante mergulhar na história destes planos, sonhos de um passado que imaginava possibilidades do futuro.
Reading the Fractals: What Nature’s Patterns Say About Our Future: Um olhar poético e científico para a beleza aleatória dos padrões fractais naturais.
Trump’s Two-Week Window for Diplomacy Was a Smoke Screen: Isto é a geopolítica global sob égide trumpista: falar de negociação, e atacar de surpresa, mostrando que mente quando fala de pausas e negociações. Isto pode parecer uma decisão rápida, mas não foi. Há meses que notícias mais discretas mostram que a estratégia estava há muito a ser montada: a colocação de B2 em Diego Garcia em março, a retirada de pessoal não essencial do corpo diplomático no médio oriente, o progressivo reforço de meios aeronavais na zona, e em fins de maio o desvio de armas anti-drone da Ucrânia para as tropas americanas no médio oriente. A deslocação da frota aérea de aviões-tanque dos últimos dias foi o sinal que as últimas peças do xadrez estavam no lugar. Note-se também o timing com que Israel lançou os seus ataques. É impossivel que não tenha havido coordenação disto entre os dois governos, com os israelitas a assumir a missão de iniciar os ataques, abrindo espaço aos americanos.