domingo, 6 de julho de 2025

URL

 





It's Full of Stars
: Aterragens inesperadas. 

Top Ten Japan All Time Best SF Novels: Já é um texto velhinho, com mais de dez anos, mas vale sempre a pena recordar esse género pouco conhecido que é a FC literária japonesa. Li, e recomendo, alguns desdes livros (nos tempos em que a Haikasoru os traduzia para inglês). 

The 2025 shortlist for the Arthur C. Clarke Award: Não está mal, li pelo menos um destes livros - o hilariante mas muito repetitivo Service Model de Tchaikovsky. 

Hay un movimiento clandestino de mujeres chinas leyendo literatura erótica homosexual. Y China lo está reprimiendo: Nada como a atração pelas leituras clandestinas. 

Esta utopía literaria de ciencia ficción aboga por la desaparición de los millonarios. Y a Musk, Bezos y Zuckerberg les encanta: A grande ironia da admiração dos bilionários por uma ideia de FC pós-escassez de índole socialista, é que está na antítese de tudo o que esta classe parasitária representa.

Short Classic Books: Recordar que a grande literatura não tem de ser volumosa.

Readers Annoyed When Fantasy Novel Accidentally Leaves AI Prompt in Published Version, Showing Request to Copy Another Writer's Style: Não há aqui grande surpresa, o lado mais comercial da literatura vai usar e abusar de ferramentas que permitam escrita a metro. Tal como sempre fez. Notem que não estou a afirmar que isto é positivo para a cultura, apenas recordar que não é nada de novo. Mas bolas, deixar o prompt no texto é incompetência a mais.


Northrops For The Norsemen: Aventuras no ar. 

China begins assembling its supercomputer in space: Um projeto intrigante, que parece ter saído da boa FC - criar uma rede de supercomputação em órbita. 

Netflix has figured out a way to make ads even worse using AI: O triunfo do AI slop. 

At Least Two Newspapers Syndicated AI Garbage: Tem sido o mais recente escândalo da indústria da IA - um artigo de sugestões literárias cheio de livros inexistentes. A Atlantic, como sempre perspicaz, olha para além da superfície. Fala da praga do lixo generativo, alimentada pela visão de máximo lucro com mínimo de investimento que pervade as chamadas indústrias criativas, uma verdadeira corrida ao mínimo cultural. Mas vai mais longe, e fala com o "jornalista" que escreveu os artigos. Vemos aqui uma consequência do historial recente de comportamentos predatórios nos media, com o fecho de jornais e a concentração mediática. Este ex-jornalista ganha uns trocos batendo o tipo de textos a metro que as agências de distribuição de conteúdos vendem à imprensa escrita e digital, e claro que usa IA, para poder criar mais texto mais rapidamente. É o corrente sistema focado no lucro a baixo custo que permite isto, porque na verdade, vive disto. 

Are We Ready To Give Up The Pleasure Of Thinking To AI?: Sim, claro, gritam em uníssono todos aqueles para quem pensar, usar o cérebro, é um terrível ordálio. Não são tão poucos quanto isso. Já se percebeu que a IA amplifica a ignorância dos ignorantes, mas ajuda quem pensa a trilhar novos caminhos. 

We did the math on AI’s energy footprint. Here’s the story you haven’t heard: Uma análise dos impactos energéticos e ambientais dos datacenters que sustentam a IA Generativa. 

AI can do a better job of persuading people than we do: Já estamos a notar. 

Sam Altman Tells Staff Plan to Ship 100 Million Devices That See Everything in Users' Lives: Como é que podemos ir buscar mais dados para treinar IAs, pensa esta malta. E que tal convencer as pessoas a usar dispositivos que recolhem todos os seus dados e atividades? Bem, na verdade já temos algo parecido com os telemóveis. 

In 3.5 years, Notepad.exe has gone from “barely maintained” to “it writes for you”: Parcialmente, estou a gostar desta segunda vida do Notepad, que é onde prefiro escrever. A correção automatizada de texto é uma boa adição. Agora, geração de texto por IA, francamente, parece-me excessivo. O que gosto no Notepad é ser simples, sem complicações nem excessos de menus e opções, é só a letra e o espaço para escrever. 

AI Art Installation Swaps Diffusion for Reflection: Um projeto giro, que mostra como usar IA generativa para criar experiências artísticas.

Mysterious hacking group Careto was run by the Spanish government, sources say: Os nossos hermanos ibéricos juntam-se ao selecto grupo de países que assumiram usar organismos dedicados para operações de ciberguerra.

Flying Saucers: Fact or Fiction?: Continuai a olhar para os céus. 

El Museo de Aeronáutica y Astronáutica de Madrid, una visita imprescindible si eres del ramo del aerotrastorno: Confesso, preciso de me organizar para ir a Madrid visitar este museu. 

A Kashmiri Border Museum Unlocks Memories Interrupted by War: Preservação das memórias num território traumatizado pela guerra. 

En Ucrania hay robots lanzallamas luchando contra aviones con escopetas: la guerra ha entrado en su fase "autónoma": Quando basta uma jigajoga que custa um punhado de euros para destruir máquinas de combate que custam milhões, as táticas mudam. 

325 kms de Espanha a Oeiras, pelas histórias do rio Tejo: este cruzeiro deu um livro: Um olhar para a diversidade de tradições do imenso Tejo. 

Scientists Explain Why Trump's $175 Billion Golden Dome Is a Fantasy: É tipo Star Wars (dos tempos da guerra fria, não os filmes) da wish, cheia de dourados para parecer boa.  

Leituras da Semana (#67 / 19 Mai 2025): "que propósito servem mesmo os ciclos noticiosos de 24 horas na televisão, onde encher chouriços em directo virou palavra de ordem, pejados de políticos no activo ou com ambições de regressar ao activo, comprometidísismos com a situação política actual?" É. Partilho desta opinião, este palrar imenso de vozes que enche os ecrãs, contaminando o verdadeiro papel do jornalismo, que é informar. Há consequências disso, e o crescimento da extrema direita tem vivido disto (que não se explica apenas por isto, claro, há que levar em conta o mal estar das sociedades após décadas de um sistema neoliberal que piorou as condições de vida enquanto possibilitou o enriquecimento estratosférico de uma minoria). 

Do We Still Dream of a Cyborg Future?: Agora que vivemos num presente digital, sente-se o futurismo cibernético como uma visão pitoresca, antigos sonhos que desabaram numa realidade distópica. 

The Architecture of the Wire: Infrastructures of Telecommunication: As estéticas das infraestruturas comunicacionais que construíram o mundo moderno. 

What to Know About Jean Tinguely, the Kinetic Master Who Made Art Out of Machines: Maker avan la lettre, construtor de bizarras e delicadas máquinas. 

Los huesos rotos de un perro de hace 16.000 años cuentan una importante historia: ya era nuestra mascota: A longa história da simbiose entre homens e cães.

6,500 Years Ago, Maybe 100 People Spoke This Language. Now It’s The Source For Almost Every Word You Say.: A história do proto-indo-europeu, a raiz da maioria das famílias linguísticas.