domingo, 3 de novembro de 2024

URL


Bruce Pennington's 1974 cover to Cults of Unreason, by Christopher Evans
: Salvação por Ovni.

Diálogo: De facto, a substituição da blogoesfera pelas redes sociais trouxe o desvanecer do diálogo textual entre bloggers. Confesso, desabilitei as minhas caixas de comentários, por não ter paciência para lá ir regularmente limpar o spam e aturar os trollzitos que de vez em quando iam lá verborrear. Mas, deixa-me que te diga, João: até me agrada este formato de troca de ideias, em comentário cruzado das nossas leituras e posts. Agrada-me particularmente por ser lento, em contra-ciclo com a economia da distração digital, que vive de constantes imediatos. Conto-vos um segredo (que já devem ter topado): há um hiato de quatro a seis semanas entre o momento em que escrevo as notas para os meus URL, e a sua publicação. Ou seja, vou certamente respondendo-te, e ao Luís, porque as vossas ideias merecem sempre discussão, mas em modo lento. 

Found In The Archives, A Novel By Horror Master George A. Romero Sees The Light Of Day: Romero não ficou conhecido como escritor, mas não deixa de ficar a curiosidade desperta com esta obra póstuma.

The Age of Jennifer’s Body: Um género pouco explorado, o das anti-heroínas de terror. Mulheres que não se rendem ao papel de vítimas nem sobreviventes, mas também não são encarnações do mal.

Mickey 17, a New Film From Bong Joon-ho: Confesso que vi o trailer e meti o filme na lista dos que quero mesmo não perder. Ficção científica de humor negro? Quando é que estreia por cá?

Max Headroom And The Strange World Of Pseudo-CGI: Confesso a minha ignorância, pensava que o glorioso estilo digital eighties de Max Headroom fosse, realmente digital. E não foi o único exemplo de filmes e outros media que usaram meios tradicionais para criar imitações convincentes de um estilo digital.

Cancelling the Pop Culture of Yesteryear: Sim, é verdade, a cultura pop do passado é hoje cringe, cheia de estereótipos datados, racismo e visões retrógradas de género. Isso significa que temos de as editar, criando versões limpas, ou eliminar, para não ofender a cultura contemporânea? Não, de todo. Uma sociedade, uma cultura que sanitiza o seu passado é uma cultura estéril, que desconhece o valor da evolução histórica. Censura, especialmente em nome dos bons costumes, é sempre censurável.

Social media have blurred the boundaries between fans and celebrities – with disturbing results: Que o fandom sempre teve um elemento de toxicidade, isso não é novidade. O que é novo é a forma como as estratégias performativas do online e das redes sociais potenciaram esse tipo de comportamentos. O fã tóxico, hoje, é mais do que o maluquinho alucinado obcecado por uma pessoa célebre, é ele mesmo um célebre-wannabe que usa o seu estatuto de fã para se autopromover, e a qualquer custo. Como sabemos, a economia da atenção online vive de ruído acintoso e escandaleira, não da positividade das interações.

Exploration of Generational Starships in Science Fiction: Sabe sempre bem um listicle, mesmo arriscando que poderá ter sido gerado por um LLM. Aliás, dada a reduzida lista de obras citadas, e o estilo narrativo, diria mesmo que foi gerado por um LLM.

5104) Sete segredos (21.9.2024): São sempre deliciosas, estas brincadeiras literárias do Bráulio Tavares.

Death flies The Sky Route To Berlin: Se o meu sentido aeronáutico ainda funcionar, a capa tenta representar Stukas vs. Gladiators.

SocialAI offers a Twitter-like diary where AI bots respond to your posts: Diálogos que seriam improváveis senão pela economia da trafulhice digital: "Olha, já ouviste falar desta nova rede social? Aderi e já tenho imensos seguidores, estão sempre a comentar os meus posts." "Fantástico! As pessoas que a frequentam gostam mesmo do que tu partilhas, fixe!" "Bem, não, os meus seguidores não são pessoas, são bots de inteligência artificial." Não faz sentido, pois não? Mas isso não significa que se lance o produto e cative investidores. Se bem que, na verdade, isto é em tudo igual às redes sociais de romance e sexo, que prometem um verdadeiro harém de mulheres sequiosas de conversa e relações, mas na verdade são um tipo barbudo que gere algumas dezenas de falsos perfis femininos para enganar os utentes desses serviços.

SocialAI: We tried the Twitter clone where no other humans are allowed: O registo do uso da rede social onde são bots que seguem e interagem com os utilizadores humanos levanta a questão: será uma piada elegante, comentário ácido sobre a forma como nos viciámos na mecânica aditiva das redes sociais? Se assim for, dados os custos de correr este tipo de bots, com ligação a APIs de IA e servidores, é uma piada cara.

Mozilla exits the fediverse and will shutter its Mastodon server in December: Meninos, há aqui uma lição a rete. O Fediverso é por natureza independente. Perceber que a Mozilla fecha a sua instância por ter um reduzido número de contas (270, provavelmente nem os empregados a usavam) é ver que no espaço federativo, conta a dinâmica grassroots, não chega uma empresa chegar, instalar-se e esperar que as pessoas adiram em massa. Exceção, claro, para a Bluesky e a Threads, mas esses são casos à parte: são serviços que se apropriaram dos protocolos do fediverso, não se interligam com as redes, e têm um público alvo específico, os refugiados do Twitter, que é malta que quando chega às instâncias do Fediverso depressa percebe que as dinâmicas são muito diferentes e acaba por abandonar estas redes.

Smartphones Are So Over: Por outro lado, o próprio artigo não é assim tão otimista quanto à tecnologia dos smartglasses de realidade aumentada, apesar de todos os avanços ainda não é uma tecnologia de consumo.

Omnipresent AI cameras will ensure good behavior, says Larry Ellison: Há um nome para isto: totalitarismo. É o apanágio de sociedades como a China, onde direitos humanos fundamentais são letra morta, e a tecnologia é uma arma para reprimir as pessoas. Se os techbros vêm como um benefício social viver numa sociedade panopticon, devemos ficar ainda mais preocupados.

Microsoft releases a new Windows app called Windows App for running Windows apps: No fundo, substitui o clássico remote desktop, e adapta-o para correr em diferentes sistemas operativos.

A bottle of water per email: the hidden environmental costs of using AI chatbots: Por muito que goste da IA Generativa, este problema tem de ser discutido e enfrentado - o custo ambiental da corrente tecnologia é demasiado elevado. Os gastos de energia das empresas que sustentam a infraestrutura na qual correm os algoritmos de IA crescem exponencialmente, os custos ambientais de manutenção e arrefecimento sobem. E não deixo de me perguntar: vale mesmo a pena esta pegada carbónica para gerar bonecada (geralmente bastante foleira), despachar emails (esse suprassumo da capacidade humana), produzir aqueles relatórios que ninguém quer realmente ler? Uma coisa é ver os dados massificados, os gráficos que mostram a curva ascendente do custo energético. Outra (ah, o poder das metáforas) é perceber que para gerar um pequeno texto, gasta-se o equivalente a uma garrafa de água. E quantas vezes carregamos nos botões de gerar, porque não estamos contentes com o output e afinamos o prompt? São muitas garrafas de água por sessão de interação com um LLM (ou outro tipo de gerador), para fazer coisas cuja real importância é diminuta.

For Now, There’s Only One Good Way to Power AI: A Microsoft a reativar uma centrar nuclear para sustentar os seus planos para a IA parece algo saído de um filme (e dá todo um novo significado, deveras nuclear, à expressão "já experimentaste desligar e voltar a ligar"). Mas não é a única BigTech a investir nesta forma de produção de energia.

The Danger Of Superhuman AI Is Not What You Think: Quando nos esquecemos que o real valor da IA é ser uma ferramenta, entramos em territórios onde há dragões conceptuais.

The World's Underwater Fiber Optic Cables: É sempre um fascínio, este tipo de vislumbres sobre a infraestrutura submersa que sustenta a nossa vida digital.

Slaves To The Metal Horde: Bem, pelo menos o robot poupa a dama em perigo.

Archaeologists believe this Bronze Age board game is the oldest yet found: Traços da longa história humana do prazer de jogar.

The Exploding Pagers of Lebanon: Não vou verter lágrimas pelos membros de uma organização terrorista religiosa mortos ou feridos neste ataque. Apenas, registar a sua criatividade, é algo que muitos argumentistas de Hollywood estão neste momento a pensar "bolas, como é que nunca pensei nisto", ou, "se calhar pensei, mas é tão incrível que ninguém aceitaria a ideia".

Una bodega italiana instaló paneles solares sobre sus viñedos y descubrió algo inesperado: mejoran la calidad del vino: Uma experiência interessante, dado que um dos resmungos que se faz sobre a combinação de agricultura com centrais solares é, precisamente, o prejudicar a agricultura. E, confesso, sendo uma vinha na Puglia, dá vontade de ir lá experimentar se esse primmitivo é tão bom como o das vinhas tradicionais.

Convertir a Portugal en monocultivo de eucalipto fue un desastre. Y los últimos incendios no hacen más que recordárnoslo: Uma visão externa dos problemas da nossa floresta, que anualmente se manifestam de forma incendiária. E, apesar de curto, mostra que o real problema não se centra no eucalipto unicamente (e muito menos na mitificação do fogo posto criminoso, que é a explicação confortável, de areia para os olhos das pessoas, muito útil para fugir ao enfrentar da muito mais complexa realidade).

Sweden’s Flying Dragon: The Saab J 35 Draken: A história de uma icónica aeronave clássica.

Previously unknown Mozart music discovered in German library: Como não ficar de queixo caído com esta descoberta de investigadores em arquivos? Uma peça inédita de Mozart, que irá ser ouvida pela primeira vez mais de dois séculos e meio depois de ter sido escrita.

How Big Tech Has Taken Over Our Culture: O texto em si é totalmente focado na realidade americana. Mas o seu cerne é global, dada a forma como as grandes empresas tecnológicas se estruturam, e o poder real que detém na seleção do que vemos e lemos, bem como de cortar o acesso, de forma imune, sem responsabilização pela sociedade civil ou poder político democrático. É, de facto, uma autocracia digital que coexiste em paralelo, mas erode, a democracia.

‘Europe’s Oldest Battlefield’ Just Got Stranger With New Evidence of Outsiders Involved: Indicadores de conflitos alargados da pré-história.

Hay quién piensa que España sigue teniendo cuatro islas perdidas en el océano Pacífico. Es más complicado de lo que parece: Curiosidades das memórias dos colonialismos europeus.

The Avia S-199: Israel’s Unlikely Deliverer: A ironia história do estado de Israel ter, nos seus primeiros tempos, dependido de variantes checoeslovacas do caça alemão Me109.