domingo, 15 de setembro de 2024

URL

 



The Winds of Darkover
: Cenas old school.

What Makes Chinese Science Fiction Chinese?: Uma análise à história, desenvolvimento e iconografia da ficção científica chinesa.

The Best Sci-Fi Short Stories, recommended by R.S.A. Garcia: O conto curto é uma tradição na FC, e um dos seus campos de excelência para desenvolvimento de ideias, bem como da capacidade de escrita dos autores.

Agosto de lecturas: nueve libros y cómics que estamos leyendo los redactores de Xataka este verano: Sugestões de leitura nunca são demais.

The Five Composers Who Defined The Sound Of Horror Movie Music: Os criadores das músicas que realmente nos arrepiam.

The 1960s Novella That Got AI (Mostly) Right: Desconhecia que Dino Buzzatti tinha escrito um romance curto sobre a colisão entre tecnologia e sociedade. Tenho de ir à sua descoberta, está visto.

Notable Nonfiction Books of Mid-2024, recommended by Sophie Roell: Sugestões de leituras no campo da não-ficção.

Obscure Sci Fi Robots: Robots deliciosos, mas muito obscuros.


Ron Walotsky’s 1985 cover for Larry Niven’s “Limits” is a great Space Crowd Saturday: Bares no espaço.

Figure 02 Robot Is a Sleeker, Smarter Humanoid: A demonstração é impressionante, resta saber se em condições reais este robot cumpre o que promete.

Que Google sea un monopolio deja una víctima colateral inesperada: Apple: Um olhar para os acordos milionários que colocam o motor de pesquisa da Google como o inicial em dispositivos Apple, mas também em navegadores como o Firefox.

How Makerspace Cross-Curricular Projects Have Made a Positive Impact on Culture and Learning: Cruzar tecnologia com conhecimento em projetos práticos tem um enorme efeito positivo na aprendizagem.

Uma outra inteligência artificial é possível: Será mesmo possível fazer com que esta tecnologia seja colocada ao serviço da humanidade, e não apenas para tornar mais rica a oligarquia dos techbros?

History of Spacesuits: Um pequeno mergulho na história dos fatos de astronauta.

The Worst Feature Apple Ever Made: Uma visão negativa das aplicações que nos informam sobre o tempo que passámos ao ecrã de um telemovel. Análises numéricas simples, que não levam em conta a qualidade: posso ter passado muito tempo a usar o telemóvel a consultar informação, comunicar com outras pessoas, desenvolver projetos, ou até a navegar em mapas, e isso é positivo. Posso ter passado pouco tempo apenas em doomscrolling nas redes sociais, e isso é negativo. Mas para as apps, o que conta é a quantidade de tempo, não a qualidade: "But the tortured relationship that people have with their screens doesn’t get better if you simply remind people that they have a tortured relationship with their screens. No one needs to be made to feel guilty for using Google Maps or streaming a YouTube exercise class or texting their parents a picture of their dog. The truth is, the perfect day can involve using your phone a lot. And that’s okay".

Wall Street’s $2 Trillion AI Reckoning: As ações das empresas que mais têm investido na IA (pensem MSFT, Google, Nvidia, Meta) têm mostrado tendências descendentes em bolsa. Mais um sinal de que a bolha da IA generativa está a rebentar, o que é previsível, o crescimento sempre foi sustentado em muito hype mas pouca aplicabilidade prática que seja rentável. Não é má coisa que a bolha rebente, porque obriga a retirar a carga de marketing que tem recaído sobre estas ferramentas, e liberta o terreno para a sua real aplicabilidade: "nobody is going to invest in a company just because it doesn’t use AI. Wall Street has not gone Luddite all of a sudden. What’s happening here comes down to what Covello was talking about: the boring but necessary work of deciding what is cost-effective".

Sci-fi writer and WordStar lover re-releases the cult DOS app for free: Quem diria que um processador de texto considerado obsoleto seria o favorito de muitos dos mais bem sucedidos escritores? Há razões para isso: o clássico "se funciona, não mexe" e talvez a mais realista, quando se é criativo e usa o computador como ferramenta, sente-se que o tempo gasto a aprender novos softwares é na realidade tempo criativo perdido.

Rodney Brooks’s Three Laws of Robotics: Leis vindas da experiência no terreno, advindas das necessidades e problemáticas levantadas pela integração de robots nos espaços do dia a dia.

How Does OpenAI Survive?: A empresa necessita de rios de dinheiro para se manter (desenvolver e treinar IA não sai barato), e não consegue demonstrar uma aplicabilidade realmente revolucionária da tecnologia que desenvolve, apesar de todo o hype que desperta: "the very big, annoying problem — that generative AI doesn't have a product-market fit at the scale necessary to support its existence". Uma situação inaudita, e insustentável a médio prazo.

Google y Meta formaron una alianza secreta para lanzar anuncios dirigidos a un público prohibido: los jóvenes: Contornar as leis para sugar novos mercados. 

Qual a aparência da Inteligência Artificial?: Os perigos intelectuais da antropomorfização de uma tecnologia com impactos cognitivos, que nos levam a acreditar que ela faz mais do que aquilo que realmente consegue: "A desmaterialização impacta não só pelo que esconde, mas também pela forma como deixa a visão sobre a tecnologia à mercê dos discursos que a envolvem, muitos deles concebidos pelos departamentos de marketing que têm como interesse maximizar as utilizações e subscrições – tendo consequências desde a nossa relação individual com a tecnologia até à definição de políticas".

Facebook’s Twisted Incentives Created Its AI Slop Era: O modelo de negócio que sustenta o dilúvio de lixo gerado por IA.

What are today’s sci-fi inventions/gadgets?: As tecnologias que hoje já temos e que podem ter aplicações insuspeitamente futuristas.


Looks like Chesley Bonestell’s famous “Saturn as Seen from Titan” artwork is going on sale soon: Uma visão clássica.

"Sweet Emotion" by Aerosmith Is the Best Airplane Takeoff Song: Até o pode ser pela coincidência entre o ritmo da canção e os procedimentos de descolagem. Mas lamento discordar. Para mim, sempre será Learning to Fly dos Pink Floyd.

Hitler e o lado oculto da tomada do poder: As leituras simplistas da história são enganadoras, e impedem-nos de perceber melhor o que se passa no nosso momento contemporâneo.

The Fairey Swordfish: an Unsung Hero of the Hunt for the Battleship Bismarck: O importante papel desempenhado por uma aeronave algo obsoleta durante a II Guerra.

Israel’s Disaster Foretold: Um olhar para a história recente, do conflito insanável entre Israel e a Palestina.

Truman’s world-changing decision was made on this day in history: Dia 6 de agosto marca o momento em que foi tomada a decisão de usar armas nucleares contra o Japão.

Speculative Architecture: Arquitecturas que nunca existiram, utopias edificadas que nunca se materializaram.

World-Ending Maneuvers? Inside the Nuclear-Weapons Lobby Today: Quando a política e os interesses económicos se conluiam para manter o status-quo das armas de destruição maciça.

The Summer Olympics Can’t Keep Up This Speed: Os efeitos do aquecimento global no futuro dos jogos olímpicos. É aterrador perceber que o número de países que reúne condições para albergar os jogos de inverno está a diminuir, por causa dos efeitos das alterações climáticas.

Analyzing Iranian Air Defense Systems and Their Threats to Israeli Aircraft: Com as tensões no médio oriente ao rubro, uma análise dos sistemas de defesa aérea iranianos.

The Crybaby Olympics: Não, o artigo não é sobre os chiliques dos ignorantes ultraconservadores, mas sim sobre a falta de desportivismo que muitos atletas de topo estão a revelar.