domingo, 25 de agosto de 2024

URL

The Messiah of the Cylinder: Futurismos ou terrores?

What Stories The Literary World Tells About Itself: Lendas e mitos do mundo literário.

Quando as máquinas aprendem: o conto “A Máquina Pensante” de 1939: No seu caminho de memorialização crítica, o Sci-Fi Tropical fala-nos dos primeiros contos a focar a ideia de máquinas capazes de pensar.

The Rise and Fall of the Marvel Cinematic Universe: E não deixa saudades. A estratégia de saturação, de rebuscar a velha propriedade intelectual, foi fulgurante até se ter tornado cansativa. A fórmula está agora esgotada.

Bizarrices: Bueno Excellente: Confesso que por vezes me pergunto como é que deixam Garth Ennis escrever comics de super-heróis. Ainda bem que o fazem, senão não teríamos The Boys.

Seven Bedside-Table Books for When You Can’t Sleep: Notem que não são necessariamente leituras chatas.

Stephen King's shameless self-promotion on NY Times' "best books" list amuses and outrages: Ah, a famosa e discutível lista dos cem melhores livros do século XXI do vetusto jornal. Claro que apimenta discussões e pequenos escândalos literários.

Science Fiction and the Interstellar Imagination: Recordar que a FC não pretende ser oracular, mas sempre se atreveu a ser especulativa, e é aí que reside a sua força.

15 Minutes into the Future: Near Future Science Fiction: Uma análise ao futurismo de futuro próximo de Willam Gibson.

Lost On Venus: Dos velhos tempos em que não sabíamos como realmente era o planeta.

Robots will head to the depths to scan the Titanic: Intrigante, este projeto de digitalização do lendário naufrágio.

The Flattening Machine: As plataformas digitais vivem da amplificação do ruído, e há uma relação entre o tom exacerbado e a fugacidade do hype.

The US Navy deploys 3D printers at “world’s largest” international naval drills: Já repararam como a impressão 3D se normalizou, de tal forma que já praticamente não é notícia?

Byju’s, once valued at $22 billion, faces insolvency proceedings: Bem, lá vai a Tinker,  uma das melhores apps/serviço que conheço para ensinar crianças a programar, andar em bolandas. Quando a Byju prometia marcar o mercado da EdTech, a app ganhou novas dimensões, mas agora que a empresa está em processo de falência, das duas uma, ou é vendida, ou desaparece.

A short history of AI, and what it is (and isn’t): Desmontar os mitos sobre a IA.

La industria de España se está trasladando de las ciudades tradicionales a la España Vaciada. El motivo: las renovables: Uma tendência interessante, deslocalizar indústrias de zonas urbanas para o interior, por causa do acesso a energias renováveis. Será que por cá este modelo também daria frutos?

How to play DOOM on your fleshlight: Tendo em conta o tipo de gadget que é, a forma de jogar DOOM nele conjura imagens mentais em que prefiro não pensar.

This Free App Lets You Emulate Windows on Your iPhone: Porquê? E porque não?

Making Art With Maxwell’s Equations: O eletromagnetismo como pincel.

What happened to the metaverse?: Para surpresa de ninguém que conheça o campo, regressou à hibernação. Já é a terceira vez que isto acontece, de repente a realidade virtual torna-se um tema quente, prometendo finalmente tornar-se uma tecnologia de consumo generalizado, e depois de alguns meses febris, regressa à sua condição de nicho.

Andrej Karpathy cofundó OpenAI y fue director de IA en Tesla: ahora quiere transformar la educación con profesores de IA: Ah, mais um a querer revolucionar a educação com bright new gadgets. Isto, depois de retirada a capa brilhante do uso de IA, é na verdade o perpetuar do mais básico modelo educativo, o instrucionismo, a visão de que aprender é absorver conteúdos e resolver exercícios de forma repetitiva e sequencial. É uma base, mas não é a forma mais profunda de aprender.

Peugeot com ChatGPT em toda a gama: Confesso, sou daqueles que fala com o seu carro. Especialmente no final de longas viagens, gosto de lhe dar palmadas amigáveis no tablier e agradecer a aventura. Mas nunca esperaria que ele me respondesse. Piadas à parte, isto não é de todo inútil, como quem já precisou de aceder rapidamente a sistemas de navegação enquanto conduz sabe.

Whoops! The Internet Broke: O incidente Crowdstrike mostra os perigos da dependência em sistemas quasi-monopolistas.

CrowdStrike outage Blue Screen of Death photos from around the world: A memória visual do dia dos BSODs provocados por uns meros 48kb que iniciaram uma cascata de catástrofe digital.

Elon Musk Is Winning: Apesar de todo o esforço em transformar o antigo twitter num esgoto de fachos, a rede social não perdeu a sua importância. Talvez porque não seja uma verdadeira rede social, e sim uma forma rápida de comunicação onde instituições e políticos conseguem transmitir mensagens rápidas, sabendo que as coortes de jornalistas estão atentos aos fluxos.

The CrowdStrike Failure Was a Warning: Recordar que colocar elementos chave da infraestrutura digital nas mãos de pequenos grupos tem riscos.

The Shadow on the Wall: Sustos imperialistas.

No solo se trata de Boeing: la industria europea de la aviación también está en apuros por los inconvenientes de Airbus: Muitas encomendas, dificuldades nas cadeias de produção, e oportunidades para outras empresas ganharem quota de mercado.

ASSINATURA DE CONTRATO DE AQUISIÇÃO DOS DHC-515 [M2518 - 62/2024]: Discretamente, vemos o estado a adquirir meios próprios de combate a incêndios, colocando-os sob alçada da Força Aérea. Não são boas notícias para o ecossistema empresarial que cresceu à volta do combate aéreo aos fogos.

Llevamos años fascinados con LUCA, "el ancestro común" de todos los seres vivos. Lo que no sabíamos es que fuera tan antiguo: A busca pelo momento de origem da diversidade da vida.

Meet Vivian Maier, the Reclusive Nanny Who Secretly Became One of the Best Street Photographers of the 20th Century: O poder do impulso criativo, da necessidade de criar pela força do sentimento interior, sem busca de palcos ou luzes da ribalta.