domingo, 14 de abril de 2024

URL

Flying Saucer For Private Owners Makes Any Backyard An Airport: Felizmente, uma ideia que nunca levantou voo.

On Personal Libraries: Se há uma coisa que estas décadas de desmaterialização, de digital, de redes nos ensinaram, foi o valor do objeto físico nos conteúdos que realmente nos interessam.

El 25 de junio de 1982 fue a la vez el mejor y el peor día de la historia del cine de ciencia ficción: Recordando o dia da estreia de algumas das obras mais marcantes da cinematografia fantástica dos anos 80.

5041) O Intranslatável: De facto, há palavras que não dão hipótese. E não são necessariamente as mais específicas de uma cultura e língua. Por vezes, como se mostra quando se traduzem locais geográficos diretamente para inglês, são mesmo as de uso corriqueiro.

A Deleted Scene From David Lynch's Dune Has Suddenly Resurfaced: O remake de Dune é uma excelente razão para rever a polémica e magistral (sim, estou desse lado da barricada) visão de Lynch.

Si te ha gustado 'El chico y la garza', estas películas de Studio Ghibli no se quedan atrás y están disponibles en formato físico: Myazaki, esse encantador de gerações.

Here Are All the 2024 Oscar Winners: E está descoberto o grande vencedor do épica duelo cultural barbenheimer.

The Science Fiction of the 1900s: Como fã que sou da FC literária, confesso que esta visão me incomoda. Schroeder levanta questões muito válidas, ao sugerir que estamos a deixar um ideário baseado em visões praticamente centenárias definir a nossa visão contemporânea do que é o futuro.

Forbidden Planet: The Moment Hollywood Got Serious About Sci Fi Cinema: Recordar um dos clássicos do cinema de FC dos anos 50.

Qué estamos leyendo: estos son los libros que ahora mismo ocupan el tiempo de los editores de Xataka: Listas e sugestões de leitura? Nunca são demais.

The Great American Novels: É um tema clássico da literatura americana, e a Atlantic criou uma lista das obras que melhor se qualificam para isto. É de notar a inclusão de bastantes livros de ficção científica e fantástica, mostrando uma grande abrangência temática.

Los mejores libros de 2024 y los más esperados entre los que están por venir: Do lado de lá da fronteira, muitas boas novidades editoriais no domínio do fantástico.

Science Fiction, recommended by Scientists on Five Books: Muitas e boas sugestões, com os autores suspeitos do costume. Só me espanta um cientista ter sugerido Kant como leitura de FC...

Eventos: LouriBD: Azar o meu, estou completamente fora e impossível de visitar este festival, nestas datas. De qualquer forma, espero que se repita, e que eu tenha tempo de o ir visitar.

America’s Plans To Conquer Outer Space: Foguetes à antiga.

Pienso builds no-code tools for training AI models: Por muito que nos deslumbremos com as capacidades da IA Generativa, o real valor da IA está no ser aplicada aos nossos dados, aos uso de que necessitamos. Para isso, há que treinar modelos, algo que é caro e complexo. Estas ferramentas no code podem ajudar a democratizar o acesso à IA.

An improved graphic pattern generator: Nada como um gerador algorítmico de padrões para nos deleitarmos.

Blood in the Machine: the real story of the Luddites: Estamos habituados a pensar os luditas como objetores anti-tecnológicos irracionais. Na verdade, foram o oposto. Não objetavam contra a tecnologia em si, mas contra as práticas predatórias de quem se apropriava da tecnologia para exploração laboral. Uma lição que, nos dias de hoje em que nos impingem tantas soluções em que a máquina substitui o humano sem que haja real vantagem nisso, deveria levar a reflexão. É que as práticas predatórias continuam bem vivas.

What to Do About the Junkification of the Internet: Dificilmente se conseguirá fazer algo sem passar por medidas legais.

Midjourney Bans Stability From Using Its Images Without Permission: Duas notas. A posição algo hipócrita de um serviço que afina os seus algoritmos usando e abusando do enorme manancial de imagens online; e a ideia arrepiante, e auto-fágica, de algoritmos que recorrem ao output de outros algoritmos para os seus modelos de treino.

Half a Century Before Midjourney, There Was AARON: O MOMA reúne obras de Harold Cohen, pioneiro da arte gerada por IA, que construiu e programou as suas próprias máquinas de desenho, com algoritmos de IA geravam imagens a partir do seu estilo.

A New Show in Paris Celebrates Vera Molnár’s Pioneering Generative Art: Uma retrospectiva de uma das grandes artistas da arte algorítmica.

Artists Share AI Experiences And Anxieties In New Video Essay: ‘AI Vs Artists – The Biggest Art Heist In History’: Excelente, e equilibrado, ensaio que nos mostra que a corrente tendência da IA generativa é essencialmente apropriação do trabalho de terceiros, não é ética nem criativa.

Your Kid May Already Be Watching AI-Generated Videos on YouTube: Já não é a primeira vez que a Wired alerta para esta tendência, mas agora, as capacidades da IA generativa possibilitam formas totalmente automatizadas de geração de conteúdo. Algo que para nós não passaria, mas que num público vulnerável como as crianças vai ser consumido.

It’s Just an App: Acho que todos percebemos isto com o meltdown do twitter. As redes sociais não são realmente redes, são apps, e se perderemos uma, haverá outras.

Tachistoscope Method - Photographic Memory Training Using Flash Cards: Um dos problemas da introdução de tecnologia na educação são os projetos ou gadgets que afirmam que o seu uso vai melhorar exponencialmente as capacidades das crianças, seguindo métodos rígidos de drill and practice (aquilo que coloquialmente chamamos marranço) em conteúdos restritos. No fundo, banha da cobra, e é uma tradição comum na tecnologia educacional.

AI-generated ad worse than stock photography: Bem, é de facto uma praga, a proliferação de IA generativa de baixo esforço. E é irónico que o BoingBoing critique, por usa e abusa deste tipo de imagens nos seus artigos.

Apple Vision Pro é um "Devkit excessivo": Faz sentido. E a Apple é paciente, não precisa de deslumbrar a curto prazo, sabe que uma estratégia a longo prazo será mais eficaz. A realidade virtual e aumentada acessível e útil no dia a dia ainda tem um longo caminho a percorrer.

Why Are Large AI Models Being Red Teamed?: A necessidade de testar a segurança dos modelos de IA.

The Heart and the Chip: What Could Go Wrong?: Um olhar para a ligação entre a robótica e as emoções.

The Perilous Expedition: Retro profundo.

The Cowardice of Guernica: Esta história revela bem um nível de intransigência baseada em visões intelectualmente redutoras. A análise cultural é complexa, e as confortáveis divisões entre "nós, os bons" e "os outros, desprezíveis" não são suficientes para compreender. Este tipo de censura progressista bem intencionada (ok, isto é um paradoxo, bem sei) costuma ser muito bem explorada pelas forças obscurantistas que, de facto, procuram a regressão.

Montana Man Pleads Guilty to Creating Massive Franken-Sheep With Cloned Animal Parts: Isto é hardcore biopunk.

Los restaurantes de Sevilla han encontrado una nueva forma de hacer caja con turistas: las mesas premium: Há um nome para isto - matar a galinha dos ovos de ouro. Até poderão fazer uns trocos com turistas incautos, mas a palavra depressa se espalha, e os habitantes locais passam a evitar estes locais como a peste. 

How Giuseppe Arcimboldo Made the Familiar Bizarre: Verdadeiramente proto-surrealista, as obras deste mestre renascentista continuam a surpreender.

Reino Unido desclasifica un vídeo de su potente (y asequible) arma láser DragonFire: cada disparo cuesta unos 11 euros: Os ingleses parecem ter conseguido desenvolver a primeira arma laser realmente funcional. E distingue-se pelo seu baixo custo de uso (suspeito que não será o mesmo na aquisição).

Rare High-Rez Photos Of Chinese J-10 And J-20 Fighters Right Off The Factory: Um raro vislumbre das aeronaves de 5ª geração chinesas.

En plena sequía, Andalucía ya ha decidido quién sí va a poder bañarse en las piscinas: los turistas: Um exemplo que em breve terá de ser seguido pelo Alentejo e Algarve.

The Economy of Evil: Uma das ironias do populismo é que se afirma nas urnas enganando os incautos, afirmando-se ser anti-sistema e pró-justiça, mas na verdade defendendo as piores predações que os sistemas económicos exercem sobre a sociedade.

Francia ha encontrado un nuevo "tabaco" al que declararle la guerra con impuestos y restricciones: la ropa low cost: Confesso que também náo vejo como positivo um modelo de negócio que se faz a apostar no desperdício e no uso a muito curto prazo de roupa descartável.