domingo, 31 de março de 2024

URL


Gamera vs. Zigra, 1971
: Kaijus.

Deeper Cut: Lovecraftian Movie Posters From Ghana: É sempre uma delícia revisitar estes delirantes posters ganianos de cinema de terror. São mais aterrorizantes do que os filmes em si.

The Walking Dead Just Won't Die: Quando o sucesso da série (primeiro, de comcis, depois televisiva) se torna um exemplo do que é um produto zombie da cultura popular. Era de esperar que ao fim de centenas de páginas ou de horas a história tivesse um ponto final, mas não, arrasta-se como um zombie.

The Best European Graphic Novels, recommended by Edward Gauvin: Edições de BD independente franco-belga no mercado internacional.

5038) "Dias Perfeitos": Foi o último filme que vi em 2023, e fiquei apaixonado. Em parte, porque a visão de uma vida discreta, quase invisível, é-me sedutora. O que nunca tinha pensado era na forma como o ritmo de edição cinematográfica era, em si, uma forma de convidar ao pensamento. Intrigante, a ideia de que o ritmo hiper-rápido do cinema pop de hoje é uma forma de fascismo, de impedimento do pensamento dos espetadores (que, diga-se, em grande parte não estão muito interessados em ir ao cinema para esforçar os neurónios, mas isso são outros quinhentos).

"The Eagle Obsession" - documentário do Espaço: 1999: Não diria que as Eagles são uma obsessão, mas que são marcantes, lá isso são.

8 of the Best Sci-Fi Novellas To Read In One Sitting: Um pouco de FC pastilha elástica, para divertir em pouco tempo.

Cursed Gold: Piratarias.

The robots are coming. And that’s a good thing: Um regresso da ideia de robótica enquanto extensão dos sentidos e capacidades humanas.

Thief Confounded When Trying to Steal Self-Driving Taxi: Problemas da modernidade.

Simplifying AI for Educators: The 3 Things You Really Need to Know (For Right Now): Ética e aplicações são, diria, os elementos mais importantes.

Open For Curiosity: Maker Faire Kyiv Returns This Weekend!: Um sinal de esperança, vindo de uma terra martirizada.

Adobe’s latest AI experiment generates music from text: A Adobe junta-se ao desenvolvimento de ferramentas de IA Generativa para música, embora não tenha disponibilizado publicamente o interface.

Los ataques hutíes en el Mar Rojo tienen una víctima inesperada: los cables submarinos que hacen posible internet: Na geoestratégia do século XXI, a infraestrutura da internet é um elemento crucial.

Things don't only get better: Uma análise que combate os deslumbres infundados, e inflados pelos que com eles lucram, sobre a IA. Não nega os seus potenciais, mas coloca-os em real perspetiva, e recorda-nos que há um impacto ambiental não negligível do uso destas tecnologias, que tem de ser enfrentado.

Algorithms are everywhere: A prevalência, e os efeitos culturais, dos algoritmos.

Diffusion transformers are the key behind OpenAI’s Sora — and they’re set to upend GenAI: A técnica de IA generativa que está por detrás dos impressionantes demos do SORA.

From Eliza to ChatGPT: why people spent 60 years building chatbots: Uma história da nossa obsessão pela criação de chatbots que simulam computacionalmente o diálogo humano.

Los 'robodogs' conquistan el MWC, pero siguen muy lejos de poder sustituir a cualquier mascota: Bem, quem acha que estes robots são concebidos para substituir animais de estimação, não percebe bem o porquê do desenvolvimento destas plataformas. E quem se lamenta por achar que estes robots são inferiores aos animais de estimação, idem.

Google Quietly Paying Journalists to Generate Articles Using Unreleased AI: Não há aqui grande surpresa. A discrição tem o óbvio objetivo de evitar escândalos e críticas.

Your TV Is Too Good for You: Não é só a TV. Diria mesmo que uma das tendências da tecnologia atual é dispormos de equipamentos muito poderosos, mas com serviços que não tiram partido do seu potencial.

A Wonky Experience: Isto é demasiado bom, no pior dos sentidos. E muito sintomático do uso chico-espertista da IA. Tudo, nesta história, desde os scripts sem sentido gerados por IA às imagens que prometiam mundos de deslumbre, ao armazém com adereços patéticos e atores embasbacados, é uma pérola do oportunismo pateta.

It’s Time to Give Up on Email: Há aqui ironia, claro, até porque o problema está no abuso dos meios de comunicação. Se bem que a prevalência daqueles serviços que enviam emails de confirmação sucessivos é realmente muito pateta. E uma praga.

Algorithms Are Dulling Your Musical Taste: E não é só na música que acontece. Diria que toda a cultura contemporânea, principalmente no lado mais pop, sofre deste mal. A insistência algorítmica na recomendação do similar ao que já conhecemos está a tornar a cultura uma intensa monotonia.

Why Crypto Just Won’t Die: As criptomoedas são um ente estranho, esquivas às definições mais óbvias. E estão a tornar-se um mercado sólido.

100 Years Ago in Photos: A Look Back at 1924: Antiga modernidade.

Cataluña acaba de abrir el melón de los melones de los colegios públicos españoles: recuperar las clases de tarde: A desculpa, é o bem estar das crianças. A razão real? Lá, como cá, usa-se a pomposa expressão "função social da escola", para justificar armazenar crianças o dia inteiro na escola, enquanto o mercado laboral espreme o máximo de tempo aos trabalhadores.

11 Gorgeous Collectible Cards of Flying Machines From Over a Century Ago: Iconografias dos tempos em que os primórdios da aviação eram o símbolo do high tech.

Turkey’s new Kaan stealth fighter aircraft versus the F-22 Raptor: Uma análise comparativa ao novo avião turco, face ao padrão máximo de uma areonave de quinta geração.

A FUTURA PLATAFORMA NAVAL MULTIFUNCIONAL DA MARINHA PORTUGUESA (com vídeo): Fico com a sensação que a construção deste navio em estaleiros holandeses é uma oportunidade perdida para a indústria portuguesa.

En 1977 Japón estrenó un anime inspirado en un mapache. A día de hoy sigue pagando las consecuencias: Quando a cultura pop japonesa se fascinou pelos guaxinims, o resultado foi a introdução de uma espécie invasiva predadora no ecossistema japonês.

Flying Golden Fleece ram fresco found in Pompeii: É sempre fabuloso ver estas descobertas da pintura romana, ocultas sob as cinzas do Vesúvio.

The New Science Of Telling History: Um novo olhar para a História, através da biologia, climatologia, ciência dos materiais e outras que normalmente não associamos à historiografia, mas que estáo a ser fundamentais para ampliar a nossa visão do passado.

Madrid’s Enterprising Heritage Seen Through Its Signs: Por cá, a Letreiro Galeria é o projeto de preservação da antiga sinalética néon das cidades, que luta por um espaço para guardar, preservar, recuperar e mostrar esta fascinante iconografia.

Ya sabemos cuánto nos masturbamos en el trabajo los españoles (y lo que es más importante: qué comunidades ganan): Destaco esta como a leitura bizarra da semana. Francamente, a ideia de aproveitar pausas no trabalho para auto-massagens com final feliz parece-me muito estranha. E, na minha profissão, perturbadora. Este tipo de pausas quando se trabalha com jovens raparigas seria mesmo muito, muito cringe.

IDF soldiers using selfies from Gaza on Tinder: Há que perguntar. Como é que estes machos sedutores se definem na app? "Quero ser o teu genocida sensual"? "Os meus passatempos são cozinhar, desporto, e alvejar mulheres e crianças palestinianas"? "Gosto de ver o por do sol, e o sangue de civis a escorrer nas ruínas de Gaza"?

Japón creó una península artificial para hacer un aeropuerto. Pronto tendrá un aeropuerto submarino: Diria que há aqui lições para os proponentes de um novo aeroporto no Montijo.