domingo, 17 de março de 2024

URL


Squadron Of Corpses
: Zombies voadores?

Inovação: breve história dos exageros e fracassos: Tenho este livro na lista de leituras, e pela análise do Nelson Zagalo, vale a pena a sua leitura. Nem que seja para ajudar os constantes deslumbramentos com tecnologias, o que na área onde trabalho é uma constante.

5032) Há dez mil anos atrás: As línguas são entidades vivas, e por vezes os seus normativos escritos entram em conflito com os usos. Notem, o artigo não visa legitimar o falar mal, ou o dar erros constantes. Mas o português é uma língua que não facilita.

A marosca dos Prémios Hugo 2023: Com muito mais paciência do que eu teria para este caso, o João Campos mergulha a fundo na questão da auto-censura nos prémios Hugo. E o mais surpreendente, é que a censura veio da própria organização, e não de pressões externas do governo do país onde decorreu a WorldCon. Isto é pateta, muito pateta.

The Best Books by War Correspondents, recommended by James MacManus: Livros que destacam a importância do olhar jornalístico nas zonas de conflito.

Monty Python: Eric Idle Goes Public with Issues; John Cleese Responds: Vá, de vez em quando sabe bem um olhar para as tricas e intrigas dos famosos. Todo o texto se lê como um sketch dos Monty Python, com um forte lado de ok boomer.

Néon: Não me canso de o dizer, esta é uma das mais extraordinárias propostas de BD portuguesa recente, visualmente é um deslumbre, e a história está bem conseguida.

(Às) contas com almas penadas e diabos, bruxas e maus-olhados – Roberto Afonso: Um olhar para os mitos e tradições populares portuguesas ligadas ao fantástico.

Science Fiction in Radio: Vindas dos tempos em que a rádio era o mass media por excelência, estas gravações de narrações dramatizadas de contos de ficção científica são um mimo.


Fog Over Venus
: Naves retro.

How much electricity does AI consume?: A pegada carbónica da IA é uma questão que tem de ser discutida.

Portugal é o país que menos dados móveis gasta: Tendo em conta que as operadoras têm políticas de preços elevados e a concorrência entre elas é virtual, ou seja, oferecem pacotes similares com preços similares (é para todos os efeitos um cartel, mas não se fala disso), não surpreende este dado.

AI screw-up results in man being fined $400 for scratching his head: Mas o problema, aqui, não é da IA. É de quem gere a implementação de sistemas sob o princípio laxista de "se houver problemas, as vítimas que se queixem". É perfeitamente óvbio que se tivesse havido uma triagem prévia, isto não teria acontecido. O real problema da automatização é este. Não é a automatização em si, mas a forma como ajuda a sustentar práticas laxistas ou danosas que visam aumentar lucros vitimizando os utentes.

Scientific Journal Publishes AI-Generated Rat with Gigantic Penis In Worrying Incident: Acho que isto diz mais sobre o estado geral da publicação académica, que se traduz num frenesi de artigos para encher currículos, do que sobre a IA em si. 

Apple Vision Pro Users Reporting Headaches, Burst Blood Vessels: A surpresa, aqui, é haver quem se surpreenda por haver efeitos fisiológicos do uso destes sistemas. 

OpenAI's Sora Is a Giant 'F*ck You' to Reality: Bem, mas a questão não é nova. E suspeito que o Sora ande um pouco overhyped. Quando um sistema é demonstrado mas sem acesso de terceiros para se perceber o que realmente faz, se calhar não funciona tão bem como os seus criadores nos querem fazer parecer.

La polémica de Estopa y su portada apunta hacia un debate mayor: cuánta IA vamos a permitir en las ilustraciones: Suspeito que em parte esta polémica se esbata com o tempo. Agora, os medos são muitos, mas com o tempo vamos habituar-nos a usar a IA como mais uma ferramenta incorporada no fluxo de trabalho de criação.

The text file that runs the internet: A predação das iniciativas de captura de dados para treino de IAs veio dar um novo alento ao velhinho robots.txt.

Bluesky and Mastodon users are having a fight that could shape the next generation of social media: Essencialmente, uma luta entre normas abertas vindas da comunidade, e normas que prometem ser abertas, mas estão pensadas de acordo com propósitos empresariais.

How AI can make history: Geralmente olhamos para os LLMs como máquinas de responder a perguntas, e discutimos os seus maus resultados de forma generalista. Mas isso, é não perceber o real potencial destes modelos de linguagem. Com o seu pré-treino, deixados à solta em bases de dados restritas, são capazes de analisar rapidamente grandes quantidades de dados com elevado nível de fiabilidade, tornando-os uma ferramenta interessante na investigação histórica na automatização da análise de grandes bancos de textos do passado, permitindo encontrar novos padrões ou decifrar informação que se julgava perdida.

The EU opens a wide-ranging probe into TikTok: Não surpreende que a UE começe a olhar para este serviço. É interessante que um dos pontos ondem tocam é no seu lado aditivo, o que levanta uma questão interessante. Sabemos que as apps sociais estão concebidas para serem viciantes, e colocamos habitualmente o ónus de gerir o vício aos utilizadores. Mas e se se levantasse o espectro de legislar o desenvolvimento de apps, tornando a intencionalidade dos processos de adição legalmente regulada, tal como fazemos com as substâncias que causam adição, do álcool às drogas?

How AI Is Changing Music: Um artigo que surpreende. Se, na imagem, a IA Generativa se está a tornar num ciclo vicioso de pastiches e más estéticas, cada vez mais contestado pelos artistas, na música o caminho está a ser diferente. O medo de música automatizada não é prevalente, e os músicos estão a usar ativamente a IA para explorar novas sonoridades, impossíveis de obter com as formas tradicionais de tocar.


Ripe for Love
: Sensualidades retro-pop.

La vegetación se abre paso en Groenlandia. Evidentemente, es una pésima noticia: A Gronelândia tornar-se verdejante, não é uma coisa boa.

Archaeologists Discovered a Massive Ancient 'Megastructure' Submerged Beneath the Sea: Antes que comecem aos gritos de "antigos alienígenas" e "mistérios", convém recordar que o nível dos oceanos no passado não era tão elevado quando o de hoje, e muitas terras, povoações, existiam onde hoje se situam os mares báltico e o canal da mancha. É deste tipo de estruturas que se trata.

UCR NIA PEDE F-16 MAS PORTUGAL SÓ DÁ FORMAÇÃO DE TÉCNICOS: Bem, somos indiscutivelmente solidários com a Ucrânia, mas quem tem pouco, não pode dar muito.

“O professor Marcelo”, o escorpião: Bem, vejo que não estou só na visão do corrente PR como um quisto danoso na democracia portuguesa. Um herdeiro da ditadura que chegou a presidente via a sobrexposição nos media, um exímio representante do paternalismo elitista para com as pessoas.

Nation #36 Has Joined NASA's Moon Exploration Initiative: Podem ir procurar, mas não, não fazemos parte. 

Cais da Rocha Conde de Óbidos: o "Hidenburgo" em Lisboa: Zeppelins sobre Lisboa, é preciso dizer mais?