domingo, 19 de março de 2023

URL

Esta semana, destacam-se culturas de cancelamento, literatura orfã e irritações literárias. Olha-se para os deslumbres excessivos com a inteligência artificial generativa, aplicações de LLMs em robótica, e robótica com metais flexíveis. Reflete-se sobre arqueologias do plástico, vírus sonoros e colapsos ambientais financeiramente rentáveis.

Ficção Científica e Cultura Pop

Moebius: Mestres.

OUR IMPERFECT LIST OF BOOKS LIKE TOMORROW AND TOMORROW AND TOMORROW: Está na calha, mas ainda não li este sucesso crítico. Se fizer jus à fama, vou olhar com muita atenção para estas sugestões literárias na mesma veia.

My Book Was Canceled. Just Who Is In Charge Here?: Uma visão muito próxima do que é estar do lado errado da cultura de cancelamento, e do zelo progressista que não admite qualquer visão que lhe seja minimamente desviante. Não se trata aqui de algum troll facho a indignar-se porque nos recusamos a ouvir as alarvidades, mas sim de um académico cuja visão crítica sobre o colonialismo não é suficientemente crítica para os mais puristas progressistas.

A brief history of vampires told through curious artifacts at the Victoria and Albert Museum: Uma delícia, esta viagem através de artefactos da iconografia pop sobre vampiros, desde os mais clássicos ao delicioso kitsch da exploitation.

Librarians Are Finding Thousands Of Books No Longer Protected By Copyright Law: É o conceito de obras orfãs - livros cujos direitos de autor já prescreveram sem renovação, mas dos quais ninguém se lembra. É todo um corpo de conhecimento, ideias, saberes perdido.

4912) O detetive Fernando Pessoa: O lado policial do poeta português, que gostava de urdir teias de contos detetivescos.

What We Do in the Shadows (2014): Recordar aquele que provavelmente foi um dos mais divertidos e refrescantes filmes de terror dos primeiros anos do século XXI.

Collection of little-known but highly-rated movies: Num ambiente mediático saturado, é difícil descobrir coisas verdadeiramente interessantes. Este site sugere-nos filmes que não tendo sido sucessos comerciais (o que é uma coisa boa, porque o sucesso comercial é inversamente proporcional à qualidade), são interessantes e merecem ser descobertos.

The shortlist for this year’s Arthur C. Clarke Award is all debuts: Ui. Li a lista e não encontrei nenhum autor ou livro que tenha reconhecido, o que despertou a minha curiosidade.

Readers Are Just Full Of Pet Peeves About Books: Confesso, a minha principal irritação tem a ver com o insuflar desmedido do número de páginas, especialmente naqueles escritores que enchem minuciosos parágrafos que não avançam em nada a história, ou ler loooongos livros que beneficiariam muito de uma dieta rigorosa.

How 1923 Hollywood shaped 2023 Hollywood: Há cem anos atrás, o cinema amadurecia, e as vozes que se tornaram realizadores e criadores marcantes assinavam os seus primeiros filmes. Nomes como John Ford, ou um animador relativamente obscuro de apelido Disney.

I Am Legend 2 Won't Follow the Original Film's Ending: Um excelente livro de Richard Matheson, um dos melhores urdidores de narrativas bem engendradas da literatura fantástica do século XX; já sofreu uma adaptação kitschy nos anos 70, que lhe foi relativamente fiel. Voltou a ser adaptada como veículo para um dos maiores canastrões do star system de hollywood da viragem do século. Não contentes com isso, ainda há uma sequela... este livro merecia melhor.

Tecnologia

P. Craig Russell, 1978: Dos mestres da banda desenhada.

Hype machines: Enfim, é isto. Neste momento anda tudo ao rubro com o ChatGPT e o Bard, cheios de deslumbre pelas ferramentas, incapazes de análises críticas às suas reais capacidades e problemáticas que despertam. Esta especulação transmite-se às finanças, o que não surpreende, em grande parte esta economia digital vive deste tipo de atitudes.

ChatGPT is a data privacy nightmare, and we ought to be concerned: A recordar que boa parte do enorme corpus de treino do algoritmo veio dos dados coligidos pelas nossas publicações na web, em redes sociais, blogs, entre outros. Usado sem autorizações, nem respeito pela privacidade de utilizadores que, quando publicaram, não esperariam que futuramente o que escreveram viesse a ser usado para treinar algoritmos.

ChatGPT is everywhere. Here’s where it came from: Uma história do desenvolvimento dos métodos de inteligência artificial que nos levaram ao ChatGPT.

Melting Robots Are the Future, Accept It: Inserir aqui pesadelos com exterminadores. Piadas à parte, é um desenvolvimento muito intrigante destas tecnologias.

Generative AI for Makers: AI has Truly Arrived — and It’s Here to Help You Make and Craft: Um panorama das correntes ferramentas de inteligência artificial generativa, focado no seu potencial para a comunidade Maker.

We were promised smaller nuclear reactors. Where are they?: A energia nuclear é uma das necessidades para um mix energético mais sustentável, mas necessita de se apoiar em tecnologias mais seguras.

People are 'Jailbreaking' ChatGPT to Make It Endorse Racism, Conspiracies: Pegar numa ferramenta que assenta à partida em modelos com enviesamentos, e configurá-la para ser ainda mais enviesada. O que é que poderá correr mal?

AI is the next frontier — but for whom?: Um viés óbvio para os geradores de imagem - a probabilidade de gerar resultados de estilo e etnia ocidental são mais elevadas do que de outras.

FRIDA Robot Collaborates with Humans to Create Art: Mais um projeto que se junta às colaborações humano-robot no domínio da criação artística.

A new PDP-10 is put on the internet for free access: Para quem quiser brincar com um clássico da história da computação, é só aceder remotamente.

Turns Out Using ChatGPT In Search Engines Would Have a Grisly Environmental Footprint: É um tema de que se fala pouco, porque isto de cruzar ambiente com inteligência artificial fica menos deslumbrante se falarmos do acréscimo de necessidades de energia trazidos por estas tecnologias.

Tras milenios ilegible, estamos descifrando un pergamino dañado por la erupción del Vesubio. Gracias a la IA: Um daqueles brilhantes sucessos das humanidades digitais, que recorrem às tecnologias de ponta para nos dar um olhar mais profundo sobre a antiguidade.

Las satíricas propuestas de funciones extra para apps de Soren Iverson: O assustador, é que muitas destas propostas satíricas de funcionalidades pouco éticas para aplicações, não só são desejadas por muitos como desenvolvidas.

Stable Diffusion Is Launching An AI Text-To-Animation Tool In Partnership With Krikey: Uma ideia interessante, desenvolver aplicações de animação usando inteligência artificial generativa.

Interesting how web3-obsessed VCs pretty much don't care about the self-governed decentralization of the Fediverse: Certeiro. Diria até que os cryptobros e outros proponentes da web descentralizada não estão verdadeiramente interessados em aplicações realmente descentralizadas, porque o que querem é trancar novos mercados. E isso, os esforços comunitários não permitem.

AI-enabled tactical aircraft completes series of flight tests: Note-se que o projeot não visa, tanto quanto percebi, desenvolver aviões de combate autónomos, mas sim simular desempenhos. De qualquer forma, estamos a falar de 17 horas de voo de um avião convencional pilotado por inteligência artificial.

2023/02/13 ACE Program’s AI Agents Transition from Simulation to Live Flight: Mais algumas informações sobre o voo controlado por IA, que mostram que é o culminar de um extenso programa de simulações, onde um algoritmo aprendeu a pilotar um F-16.

Elon Musk reportedly had his own tweets prioritized out of jealousy: Isto é space karen all the way, mais um passo na decadência do Twitter. E um precedente perigoso, porque entre outras, um dos elementos que os media se tentaram sempre libertar é o de não serem meras trombetas da voz dos seus donos, sendo plataformas independentes. O space karen está a inverter isso no Twitter, e ninguém se chateia seriamente com isso, porque hey, é só uma rede social, certo? Não é como se o homem comprasse um jornal e obrigasse os jornalistas a meter a opinião dele como destaque de primeira página, certo?

Google Research, 2022 & beyond: Robotics: A próxima fronteira da robótica, cruzar o potencial dos LLMs que sustentam a IA Generativa para encontrar novas formas de treinar robots.

1950s Fighter Jet Air Computer Shows What Analog Could Do: Um vislumbre da fascinante complexidade de um computador analógico.

What Greek myths can teach us about the dangers of AI: Não é uma ideia nova, o artigo resume alguns dos pontos-chave do delicioso livro de Adrienne Mayer. Mas é um fascínio perceber que também herdámos da Antiguidade Clássica os fascínios e temores sobre o desenvolvimento de tecnologias.

Is the ‘exodus’ over? Here’s how Twitter alternatives have fared since Elon Musk’s acquisition: Não surpreende este diminuir no uso das plataformas alternativas ao Twitter. Reparem que muitos dos utilizadores procuravam o mesmo espírito do Twitter nas alternativas, e muitos depressa arrepiaram caminho quando perceberam que as regras das outras redes eram diferentes.

Android launches yet another way to spy on users with “Privacy Sandbox” beta: Ou seja, fingir que se protege a privacidade enquanto se procura novas formas de alimentar a voracidade de dados requerida pela economia digital.

Modernidade

HR Giger: Visceralidade surreal-mecânica.

The 'Archaeology' of Plastics Is an Exercise in Nostalgia and Dread: Um curioso exercício de nostalgia, olhando para o lixo que se acumula nas praias com um prisma de memória histórica.

PORTUGAL SEM DISPONIBILIDADE PARA FORNECER F-16 À UCR NIA: Não surpreende, dado o reduzido tamanho da nossa frota. É também divertido perceber que ainda não nos livrámos dos trambolhos da Kamov.

Why Can’t We Get Certain Songs Out Of Our Heads?: Ah, os vírus sonoros, e a propensão que a música tem para penetrar de forma obsessiva na nossa cabeça.

Curiosity Rover Spots Clear Evidence of Ancient Water on Mars: Indícios do passado aquático do planeta vermelho.

Have We Misunderstood Originality In Art?: A ideia do novo, do original, deixa por vezes esquecido que os procesoss de criação artística tambémm envolvem experiências e inspirações prévias.

Hitting the Books: NASA's Class 8 broke color barriers and glass ceilings alike: Um olhar para o primeiro grupo de treino de astronautas que, com civis, mulheres e negros, quebrou o paradigma dos astronautas como clube exclusivo de pilotos de combate.

The 10 least green aeroplanes: De si, a aviação não é uma industria verde. Mas ao longo da história houve aeronaves que se tornaram verdadeiras catástrofes ambientais. Não necessariamente pela poluição dos seus motores, mas pela destruição que as suas cargas letais causaram.

It Was No Pearl Earring, Friends: Sim, mas a hipótese de que a pérola desta... pérola da arte europeia (não resisti, perdoem-me), não torna o quadro menos apaixonante.

yet the market approved: De facto, o epitáfio certeiro para a nossa civilização. Perante a ameaça global e irreversível do aquecimento global, a reação de quem tem os meios de reagir é garantir o crescimento dos lucros, a qualquer custo.

Os músicos fingem que tocam, nós fingimos que os escutamos: Seria fácil descontar esta visão como ludismo, de rejeição da tecnologia. Mas tem muita razão, e o que provoca estas desilusões nem é a tecnologia, mas sim as pressões mercantilistas. Para vender mais e mais depressa, os músicos adotaram em massa tecnologias que lhes facilitam a perfeição sonoras, mas para além dos resultados serem largamente medíocres (mas hey, a música pop é medíocre, só serve para ser consumida como fast food musical que é), também se perde o toque humano e de verdadeira musicalidade da improvisação. Um tipo de som a metro que ressoa com públicos que estão mais interessados em mostrar que vão a concertos do que em apreciar a música, presos a uma ilusão de importância: "Por outro lado, o smartphone e as redes sociais inculcaram nos mais anódinos indivíduos a ideia de que não são apenas espectadores passivos no Grande Teatro do Mundo: as fronteiras entre palco e plateia foram dissolvidas e cada um de nós pode reclamar um papel de relevo, mesmo que seja apenas por instantes".

An Inconvenient Apocalypse: Uma observação deprimente, perceber que a humanidade só será capaz de fazer um esforço coletivo de combate às alterações climáticas depois de cair no precipício.