domingo, 19 de fevereiro de 2023

URL

Esta semana, destaca-se a descoberta de Vicente Lusitano, contos de terror portugueses, e a história do ladrão de manuscritos literários. Olha-se para robótica artística, problemáticas da inteligência artificial generativa, e os erros morais do otimismo Silicon Valley. Reflete-se sobre escravatura nos tempos de hoje, desigualdades ecológicas e os sons da Antártida.

Ficção Científica e Cultura Pop

Art by Les Edwards for The Best of Frank Herbert 1965 - 1970: Surpresas.

The First Published Black Composer Is Enjoying A Renaissance After More Than 400 Years Of Neglect: Daquelas histórias que nos recorda que o passado tinha mais nuances do que as que imaginamos, a do músico e compositor português Vicente Lusitano, que publicou música coral na Europa renascentista. O pormenor que recupera este músico é a cor de pele, Lusitano era de origem africana. Já conhecia esta história, através de programas que a Antena 2 lhe dedicou.

Eye Candy for Today: Illustration by François Schuiten: As arquiteturas do fantástico saídas do punho de Schuiten são sempre de encher o olho, e chorar por mais.

Netflix’s ‘Wednesday’ gets a second season: Só uma nota, que não tem a ver especificamente com a série. O suspense com a renovação ou não de temporadas de séries tornou-se claramente uma técnica de marketing, que ajuda a manter os fãs em discussão.

Un lugar a 300 años luz del Sol, ciencia ficción que en realidad es una crítica nada velada de la situación política actual: Fica marcado para a próxima vez que rumar ao país ao lado (eu sei, há lojas online, pode-se encomendar, mas sou old school e gosto do prazer de caçar livros em livrarias). Fiquei curioso com esta space opera política em castelhano.

Os 10 contos mais lidos de 2022: Se me vão perguntar se já li estes contos, a resposta é não (prefiro ficção longa). Destaco é o projeto Fábrica do Terror, que está em crescimento sustentado e a afirmar-se como um site dedicado ao lado mais tenebroso da cultura fantástica, e com isso, a criar um espaço de publicação na web para novos autores.

The Latest Chapter In The Saga Of The Italian Man Who Stole Unfinished Manuscripts From Famous Authors: Há o gostar de novidades literárias, e há o estranho passatempo deste criminoso literário, que se dedicava colecionar manuscritos inéditos enganando os aspirantes a autores.

Infinite Oddyssey is the first sci-fi magazine created completely with AI: Algo me diz que é o tipo de revista literária que mais vale ser lido por algoritmos. É um claro gimmick.

Is Body Horror the New Intimacy?: Está de regresso, mas qualquer bom apreciador de terror sabe que o body horror nunca se foi realmente embora.

We’ve Seen Afrofuturism. Now Comes Indofuturism: A riqueza da herança cultural indiana como inspiração para outros futuros.

Colecção de Contos Best of Best: Junji Ito: O olhar de Pedro Cleto à edição (finalmente!) portuguesa dos contos de horror de Ito.

Tecnologia

Studio Life Number One: Estéticas clássicas.

Exit: Do otimismo tecnológico às suas consequências, ou a visão sóbria de quem mergulhou a fundo no espírito Silicon Valley, mas se apercebeu que a visão de futuro assenta no esboroar das instituições (em nome de supostas reformas que só as deixam mais frágeis), à mercantilização das relações humanas, e uma visão meritocrática da sociedade que despreza aqueles que não entram nesse padrão.

Insight: Assembly Lines by Sougwen Chung, states of meditation through multi-robotic kinematics & biosensors: Um olhar para o fascinante trabalho de uma artista sul-coreana, que explora práticas artísticas que incorporam robots. 

ChatGPT is a bullshit generator. But it can still be amazingly useful: Certíssimo, certeira observação sobre as correntes capacidades do Chat GPT, que está a deixar muitos deslumbrados para além do que realmente consegue fazer. Não é de todo fiável para pesquisa, mesmo que se fale da ferramenta como Google Killer, e nem sequer é por causa da razão mais óbvia, o desfasamento temporal dos dados dos modelos de treino, mas sim pelos bem conhecidos problemas de enviesamento. Queremos mesmo depender de respostas dadas por sistemas que são conhecidos pela facilidade com que geram resultados enviesados Já a sua utilidade, começa a notar-se, na construção daqueles textos de enchimento (não resisto, um bullshit generator para bullshit jobs), e até mesmo em tarefas mais avançadas como a programação, mas aqui, não como substituição do programador, mas como auxílio avançado.

1960s Predictions for Biomedical Engineering Were Right About Everything But the Price: Digitalização de dados, novas terapias, robótica aplicada... diria que este comic foi muito presciente.

The Strangest Computer Manual Ever Written: Um manual para um clone de legalidade duvidosa dos Aplle II, cheio de bom humor, piadas geek e cartoons divertidos. Aqui, o rtfm é um must.

Apollo's Successor Is About to Begin a New Round of Testing Following Its Historic Flight to the Moon: Metodicamente, passo a passo, prepara-se o regresso da humanidade à Lua. Para quem está deste lado, este progresso parece tão lento, mas é o ritmo necessário para que o regresso seja bem sucedido.

The Most Precious Human Relics Left in Space: Apesar de incipiente, a presença humana no espaço já deixou marcas físicas, mais importantes e significativas do que os detritos espaciais em órbita. As naves, robots exploradores e outros artefactos da exploração espacial aguardam os futuros arqueólogos.

The best books on Artificial Intelligence, recommended by ChatGPT: E porque não perguntar a uma inteligência artificial sugestões de livros sobre as várias temáticas da inteligência artificial?

The High-Tech Wizard Of Biblical-Era Manuscripts: Ao ler a biografia deste estudioso da bíblia, confesso uma ponta de frustração, há pessoas que conseguem coisas incríveis na vida. O destaque vai para o seu trabalho de humanidades digitais, usando a tecnologia para analisar manuscritos bíblicos.

Mom Horrified by What Her Kids Are Seeing in Roblox: Um clássico. Adulto olha para a forma como as crianças e jovens se portam quando sabem que não há adultos a ver, e fica em chilique. É de notar que grande parte dos mini-jogos e mundos do Roblox são criados pelos próprios utilizadores. E a minha experiência de décadas como educador diz-me que a mente das crianças não é tão inocente quanto gostamos de pensar que é (também não é nenhuma catástrofe, tratam-se de mentes em formação, sem a noção consciente de muitas questões, de emoções à flor da pele, e com a atração pelo proibido e tabu a fascinar).

ChatGPT is enabling script kiddies to write functional malware: O que não surpreende nada.

Apple rolls out AI-narrated audiobooks, and it’s probably the start of a trend: Para quê pagar a atores, quando uns algoritmos fazem a coisa de graça?

'I Don't Believe You:' Artist Banned from r/Art Because Mods Thought They Used AI: Há aqui várias lições. Isto vem em parte dos estilismos ilustrativos que são classificados como "arte", que são precisamente as iconografias mais procuradas por quem usa inteligência artificial generativa. Isto levanta mais um desafio: se os criadores, desenhadores, ilustradores, investem num estilo classicista cheio de estereótipos, têm tudo a perder porque os algoritmos fazem já isso. Ou seja, sublinha que o papel do artista e da arte é procurar novos caminhos. Para imitar, a inteligência artificial generativa serve para isso.

Qué fue de los netbooks, los ordenadores ligeros que marcaron la informática del arranque del siglo XXI: Recordar o fenómeno dos netbooks que começaram por ser um offshoot do projeto OLPC (e o artigo recorda isso) e foram o início da computação ultra-portátil. Hoje, o tablet e o telemóvel ocupam este nicho de mercado.

ChatGPT Officially Banned from NYC Schools. Related: Good Luck With That: Em plena febre de deslumbre e pânico moral. E, claro, este tipo de banimentos não tem reais consequências práticas, quem quer usar dá-lhes a volta muito facilmente.

Taking over a Dead IoT Company: Hacking benévolo. Quando um maker decidiu olhar com atenção para um promissor mas falhado produto de IoT, mal sabia que iria reabrir a sua api para ressuscitar os produtos vendidos. Toda a história se lê como um relato das consequências do empreendedorismo bem intencionado mas inexperiente.

Modernidade

Chris Foss, ‘Orbit 4,’ 1972: Ópera espacial.

Não há transição ecológica sem a classe trabalhadora: Já tínhamos notado. Até por um pormenor muito burguês: os preços dos bens e tecnologias mais verdes, dos carros elétricos às alternativas energéticas, são acessíveis às classes médias altas e altas, e muito dificilmente aos mileuristas e ordenados mínimos, que são a esmagadora maioria dos salários por cá.

Ice Age Data Writing: Intrigante, esta proposta de um arqueólogo amador, que poderá mostrar um padrão de escrita nos símbolos traçados pelos artistas pré-históricos. Tudo isto carece de mais estudo e análise, claro, mas não deixa de ser uma ideia muito interessante.

US Army Fighters of World War II ranked by ‘kills’: Um daqueles docinhos para os amantes de aviação que o Hushkit tanto gosta de nos dar, um olhar para a folha de serviço dos caças do exército americano na II guerra mundial.

Os Viciados na Escravatura: Por alturas do natal de 2022, ouvi en passant na Antena 2 uma notícia que me chocou - o responsável de uma organização caritativa a pedir ajuda porque não estava a conseguir dar resposta ao problema dos sem abrigo em Beja. O meu cérebro estacou. Beja, uma cidade do interior, com problema grave de pessoas sem abrigo? Como é que isso é possível? A resposta foi dada logo a seguir, estes sem abrigo eram imigrantes atraídos para trabalhar nos campos agrícolas alentejanos por muito baixos salários, e depois abandonados à sua sorte pelos angariadores. Tudo isto é inaceitável, em todos os níveis.

Es imposible ir contra el gobierno chino y Jack Ma es la prueba: acaba de ceder el poder de Ant Group: Durante anos, o sector tecnológico chinês cresceu de forma explosiva. Mas na China, nada ultrapassa o comité central, e o governo soube colocar os travões certos para cercear o poder destas empresas.

2022 EM DOZE IMAGENS [M2370 - 02/2023]: Um miminho visual para os apreciadores de aeronaves.

Apoios extraordinários para tempos ordinários?: Uma análise à forma que o governo português encontrou para mitigar os efeitos da inflação, que mostra bem a sua real baixa eficácia.

The Music Of Antarctica: Uma sinfonia construída a partir dos sons naturais do continente gelado? Estou hiper curioso!

How TikTok’s Anti-Aesthetic Is Shaping Culture: Uma análise certeira aos efeitos culturais da estética TikTok, a começar pela viralização extrema, capaz de propagar ideias com piada aos píncaros da popularidade para depressa as tornar entediantes devido à repetição contínua. Quanto mais mergulho no TikTok, mais penso naquela frase do William S. Burroughs, language is a virus.

What CHATGPT Reveals about the Collapse of Political/Corporate Support for Humanities/Higher Education: Uma visão diferente do Chat GPT, não pelo lado tecnológico, mas pelo seu potencial como arma de arremesso nas guerras culturais. Afinal, se um algoritmo é capaz de produzir o tipo de trabalho médio das humanidades, para que serve estudar e ensinar humanidades? O argumento é acintoso, mas haverá quem o faça.

The covert winter wave of Covid-19: A pandemia não terminou, nós é que normalizamos a covid, e passámos a nem prestar atenção a estatísticas que, há dois anos, nos teriam parecido hecatombes.