domingo, 25 de dezembro de 2022

URL

Esta semana, destacam-se vislumbres de In The Mountains of Madness, ler LeGuin na antiga Alemanha de Leste, e o manancial pulp do Internet Archive. Fala-se do decair das redes sociais, da entrada em força da geração de imagens por inteligência artificial em aplicações de consumo, e da história dos Lego Mindstorms. Olha-se para a poesia do rap, música vanguardista e os significados de ironia.

Ficção Científica e Cultura Pop

Robert Tinney, 1979: Metaversos.

Filipe Abranches Brings Portuguese Umbra Worlds To Thought Bubble: E a obra deste criador português chega, e muito bem, também ao Bleeding Cool. Quanto à Umbra, se ainda não leram as várias edições desta antologia de banda desenhada dedicada à ficção científica, não sabem o que estão a perder.

Exploration Log 1: Sonja Fritzsche’s “Publishing Ursula K. Le Guin in East Germany” (2006): Ler LeGuin nos tempos da ditadura comunista na Alemanha de leste só era possível após um processo de análise, que permitia justificar os livros à luz dos preceitos ideológicos da pureza marxista.

O Infeliz Pacto de George Walden – André F. Morgado e Rodolfo Oliveira: Um dos lançamentos interessantes do Amadora BD deste ano, que também está na minha lista de leituras.

Guillermo del Toro Reveals Horrifying At the Mountains of Madness VFX: Horrífico não diria, é mais espantoso, um indício do fabuloso que seria a visão de del Toro para o clássico de Lovecraft.

The Complete Web of Horror: Uma edição que vou aguardar com alta expetativa, como fã que sou de horror clássico.

Voyage en hypersonique (1961): um futurismo que atirou ao lado, as tecnologias hipersónicas ainda estão em desenvolvimento, e não sabemos ainda se serão viáveis para o transporte humano, ou comercialmente fazem sentido.

4882) Miniconto também é conto: Um olhar para os microcontos, com a capacidade de invocar histórias, mundos e sentimentos numa única frase.

The Great American Novel, recommended by Lawrence Buell: É uma mania americana, é certo, o de escolher o livro que melhor representa a americanidade, a essência do made in usa. Claro, resta saber que essência é esta, e muitos destes livros mostram algumas dessas vertentes. Pessoalmente, sou fã da trilogia de John dos Passos.

When Lois Lane Blacked Up For Superman: Uma capa, e uma história, impossíveis nos dias de hoje. Daria cancelamento imediato. E a ironia é que a história era bem intencionada, Lois Lane encarnava blackface para conhecer a fundo a problemática da discriminação racial.

(Re)Assistindo: As adaptações de "Invasores de Corpos" (entre o 1º e o 2º turno das eleições de 2022): De facto, rever filmes de terror clássico que jogam com interpretações sociais e políticas, nos dias em que a política está polarizada e ao assalto de personalidades execráveis, é uma experiência ainda mais arrepiante.

Crítica a «Alma Viva», de Cristèle Alves Meira: Também fiquei intrigado com este filme algo desconexo. Tem os piores vícios do cinema intelectual, arrastando-se de forma algo pretensiosa e condescendente, mas tem na sua história premissas muito bizarras, que lidam com as superstições milenares do Portugal profundo. E, também, com um inacreditável desempenho da atriz Ana Padrão, que encarna na perfeição uma mulher de aldeia, dando ao papel uma complexidade bem acima do que o filme previa.

Archive.org is so much, much more than just the Wayback Machine: O Internet Archive é, de facto, uma mina de perdição para os fás da ficção pulp clássica, com as suas digitalizações completas dos mais variados títulos.

Tecnologia

bhrarchinerd:Otis Elevator Company: Arquiteturas futuras.

Atari 50 is an incredible playable tour through video game history: Gaming é algo para o qual tenho tempo nulo, infelizmente. Mas não consigo deixar de sentir o interesse num jogo que se assume como um jogar a história dos videojogos desenvolvidos pela Atari. O lado de memória histórica digital é intrigante.

Stable Diffusion llega a Canva: así puedes usar la herramienta para crear tus propias imágenes por IA: A Microsoft negociou com a Open AI a incorporação do Dall-E no PowerPoint (ó meu deus, é abrir as comportas para uma inundação de foleirada). O Canva não lhe fica atrás, mas toma a decisão inteligente: incorpora o Stable Diffusion, que é um algoritmo open source.

DeviantArt is launching its own AI art generator: Até o DeviantArt está a entrar no mundo dos geradores de imagem por inteligência artificial.

You Can Forget About Crypto Now: O título soa a um descrédito total das criptofinanças, mas na verdade analisa as razões do colapso da FTX. E o que encontra é o pior do capitalismo: bilionários que se divertem a brincar com o dinheiro dos outros. Uma das promessas das criptomoedas era a descentralização, a transparência trazida pelo blockchain, que permitiria novas formas de transações seguras e de confiança, sem necessidade das regulações que regem as finanças tradicionais. O que este caso mostra é que essa promessa evaporou-se, porque a desregulação das criptomoedas foi aproveitada para fazer o tipo de coisas que, nas finanças tradicionais, são proibidas.

Seat tendrá su planta de baterías en Sagunto: una buena noticia que enmascara el problema real de España: Que são essencialmente dois: o facto das fábricas apenas assemblarem as baterias, ou seja, o desenvolvimento tecnológico é feito nas sedes das empresas; e o arraso laboral trazido pelos carros elétricos, cuja mecânica é diferente dos a combustão, com impactos nas cadeias de produção de peças.

Stable Diffusion in your pocket? “Draw Things” brings AI images to iPhone: Algoritmos SD a correr localmente no telemóvel? Quem conhece a exigência de recursos computacionais destes algoritmos fica muito surpreendido.

Mais mulheres: Os problemas da discriminação positiva na área da tecnologia. Tendo a concordar com este ponto de vista, se percebo a lógica dos programas destinados a atrair jovens raparigas para áreas STEAM, também não aprecio a forma como excluem os rapazes. Há programas educacionais e de mentoria aplaudidos por serem de acesso exclusivo ao género feminino, o que é paradoxal, experimentem criar um programa similar exclusivo para o género masculino, e é ver o carmo e a trindade a desabar-vos em cima. Pessoalmente, na forma como trabalho como professor nesta área, prefiro fazê-lo de forma inclusiva, em igualdade, mesmo defendendo que, de facto, precisamos de ser mais inclusivos no que toca à atratividade da tecnologia. Temos é de ser criativos para se ser verdadeiramente inclusivo, e não praticar inclusividade por exclusão.

This sci-fi blockchain game could help create a metaverse that no one owns: Sou bastante crítico do metaverso, apesar da tecnologia ser melhor, os modelos replicam as lógicas das primeiras encarnações dos metaversos - esta é a terceira, com as salas virtuais 3D, os avatares, a imersividade que exclui o ambiente real. E, agora, com a investida do cinzentismo comercialista corporate (lamento, fãs do metaverso, mas usar HMDs para escritórios virtuais onde se interage com o Excel em realidade virtual é, claramente, todo um novo círculo do inferno). Mas esta iniciativa parece-me uma pedrada no charco: em vez de plataformas centralizadas, sujeitas aos caprichos empresariais, plataformas descentralizadas assentes em blockchain. Talvez possa nascer daqui um metaverso que se torne realmente interessante, uma espécie de fediverso imersivo?

Book Review: The Surpisingly Imprecise History of Measurement: Uma história do estabelecimento das unidades universais de medida.

Amazon enters the age of robots. What does that mean for its workers?: Provavelmente, tendo em conta que a Amazon é infame pela forma como trata os seus trabalhadores como máquinas, substituir a mão de obra humana nos seus armazéns integralmente por robots será um benefício.

Infinite Nature: Generating 3D Flythroughs from Still Photos: Usar inteligência artificial para criar vídeos que simulam voos sobre paisagens, a partir de fotografias.

In Pictures: DALL-E Makes Its Gallery Debut in a Show Where All the Works Were Created With an Assist From A.I.: Curioso, artistas consagrados a experimentar os recursos do DALL-E.

The First Artemis Mission Has Officially Reached Its Lunar Destination!: Mais um passinho na direção do regresso à Lua.

Elephants in the Room: Mais um artigo a anunciar a morte das redes sociais? Mas a este, convém prestar atenção. Fala-nos do indicador mais válido para perceber a penetração das redes, o investimento publicitário. Que está a cair, não sob o efeito de crises, mas pela combinação da ascensão do TikTok... e a manobra da Apple, que no iOs 16 tornou o não rastreamento do utilizador pelas aplicações a definição por defeito. Sendo o rastreamento da atividade dos utilizadores o secret sauce da publicidade online, que é o que sustenta as grandes plataformas, o impacto é profundo.

Apple finaliza el desarrollo interno de realityOS y prepara su propio metaverso, según Gurman: Não sei se um universo virtual de gama alta é assim tão interessante. Mas as tecnologias que a Apple desenvolve costumam sê-lo. O curioso neste projeto é que, tanto quanto se percebe, aposta mais na realidade mista do que na virtual. E isso sim, é interessante, já que a Virtual sempre será um nicho devido ao isolamento requerido pela imersividade.

Arduino Brings A MicroPython IDE: Bem, tenho de ir aprender isto, certo?

Air Force's Mysterious Spaceplane Finally Lands After Spending 2.5 Years in Orbit: Vá, confessem, eventuais leitores. Se estiverem a ler isto, também estão mortinhos por saber o que é que esta bave andou a fazer em órbita. E, frustrados por saberem que nunca o saberão, a menos que algum leak divulgue informações, com a imaginação a ferver de possibilidades.

We’re getting a better idea of AI’s true carbon footprint: A pegada carbónica dos consumos energéticos necessários para treinar modelos de inteligência artificial é uma daquelas vertentes desagradáveis de abordar.

NASA’s Overshadowed Moon Launch: À terceira foi de vez, e como nestas coisas o jornalismo deficit de atenção que caracteriza os media de hoje perde o interesse, mal se deu pelo lançamento. Talvez seja melhor assim, porque a exploração espacial requer passos sustentados e um pensamento de muito longo prazo, conceitos muito distantes da sociedade do imediato em que vivemos.

Lo que escriben en tu muro de Facebook es responsabilidad tuya: el Supremo ya ha emitido su primera condena: Uma curiosa decisão de um tribunal espanhol, que condenou um utilizador do facebook por comentários difamatórios que terceiros deixaram numa discussão num post do seu mural. O argumento do tribunal? Como no facebook o utilizador pode remover comentários que não gosta, ou bloquear perfis, ao não remover os comentários insultuosos de terceiros tornou-se conivente com a difamação.

One Cord to Rule Them All: Com intervenção da UE, a norma USB C vai mesmo tornar-se universal. Mas na verdade, até que todos os dispositivos a usem, vai demorar. Todos temos no nosso dia a dia um ecossistema de dispositivos que requerem outros cabos, e com isso, a clássica gaveta dos cabos para carregar. Eu em viagem tenho de ter um micro usb para o e-reader (um kobo com quatro anos e a não querer reforma), usb c para o tablet, e lightning para o telemóvel...

How Lego and MIT Came Together To Give Us Lego Robots: A combinação divina da criatividade Lego e da percepção digital de Papert, que criou um produto revolucionário que colocou a robótica nas mãos das crianças. Note-se que a Lego descontinuou recentemente os Mindstorms, continua a desenvolver produtos nesta óptica com a série Spike.

La Tierra vista desde la cápsula Orión de la misión Artemisa I mientras viaja hacia la Luna: Confesso, é daquelas imagens que acelera a pulsação.

Facebook is removing several information fields from profiles, including religious and political views: Já me tinha apercebido, por notificação. É uma manobra curiosa, que talvez procure tornar a plataforma menos vitriólica do que é.

Modernidade

Johnny Bruck, 1975: O eterno Perry Rhodan.

Os miúdos dizem não gostar de Português, mas para eles o rap é a poesia de todos os dias: Qualquer professor sabe que isto é o eterno descobrir da pólvora da educação, o encontrar ligações entre o que se tem de aprender e o contexto de vida dos alunos. Resmungo pedagógico à parte, sim, de facto, o rap é poesia urbana, e futuramente parecer-nos-á tão significativa quanto os sonetos de Camões.

“Symphony Of Sirens”: The Mammoth, Raucous 1922 Concert That Would Have Made The Itialian Futurists Weep: Uma sinfonia para frota de combate, regimentos de infantaria, fábricas e trânsito. Uma cidade instrumentalizada como orquestra. Confesso, o arrojo dos artistas vanguardistas do início do século XX era qualquer coisa de espantoso, e creio que irrepetível, nos dias de hoje, em que a arte se divide entre o lado pop e uma vertente académica erudita.

Breve História das Embarcações do Estuário do Tejo: Um olhar memorial sobre a diversidade, hoje extinta, das embarcações que sulcavam o Tejo.

Unexploded Shell Removed From Soldier's Chest by Surgeons Wearing Body Armor: Whoa, provavelmente a história mais incrível que irão ler nos próximos tempos. E, também, uma rara boa notícia vinda da agressão criminosa russa na Ucrânia.

The Global Shipping Container Shortage Is Now a Surplus: O que não é exatamente uma surpresa, dado o lado especulativo das dificuldades de transporte marítimo, e aos cada vez mais fortes indicadores de recessão económica.

How The Decline Of Rome Has Fueled a Mytholgy Of Decline: A história do fim do império romano é longa e complexa, mas a sua simplificação é muito conveniente para determinadas agendas, especialmente as mais conservadoras.

Here's the emotional support plush man-bear you didn't know you needed: Vou... só deixar isto aqui, e recuar de mansinho, indeciso se arrepiado de medo, ou de absurdo.

Semana Ilustrada 2: As Loucuras Sexuais de Tomas Taveira: Vou só deixar isto aqui e recuar, mansinho... bem, na verdade, deixo aqui para nos recordarmos quanto os escândalos escaldantes do passado nos pareceriam, hoje, praticamente pueris. E se à época a reação oscilou entre o escândalo moral e um certo orgulho machista, isto nos dias de hoje daria cancelamento total à personalidade envolvida. E, certamente, nunca seriam editadas revistas prometendo pormenores titilantes do escândalo.

The Two Meanings Of “Irony”: Desconhecia esta, que o conceito de ironia original nos vem da antiguidade clássica, e representava um tipo de personalidade que se finge menos conhecedora do que realmente é, para guiar o seu interlocutor levantando questões que dão que pensar. De certa forma, o lado corrosivo do conceito que hoje temos de ironia segue isso, se bem que hoje usamos a ironia de forma mais acintosa do que nos tempos antigos.

Decision Fatigue: Não está fácil perceber as tendências, no turbilhão dos dias contemporâneos.

Polícias Sem Lei: o ódio de 591 agentes de autoridade: O Setenta e Quatro atreveu-se a mexer num vespeiro, documentando os discursos de ódio nas redes sociais mantidos por elementos das forças de segurança em grupos fechados. Há aqui algo mais do que o mero discurso de balneário, com incitações à violência e apologia do fascismo por parte de pessoas cujo papel social envolve precisamente a defesa do estado de direito democrático. Isto é não só perigoso, como danoso. Porque há determinados tipos de funções onde temos de saber agir publicamente, mesmo em espaços privados, compreendendo que estamos a representar uma classe profissional, e as nossas atitudes poderão ser lesivas ao bom nome da mesma. Sou professor, e sei que isso se aplica às posições que assumo em público, ao que comento e observo. É também vergonhoso quando colegas meus são expostos por atitudes impróprias ou crimes, porque ao fazê-lo, estão também a macular o meu bom nome profissional. Representamos um coletivo, quer gostemos disso ou não, e temos de saber agir pensando num bem maior. Algo que claramente estas nódoas nas forças de segurança não compreendem, preferindo a acintosidade dos discursos de ódio.