domingo, 16 de outubro de 2022

URL

Esta semana, destacam-se visões progressistas na FC clássica, os vencedores dos prémios Hugo e os nomeados para o prémio Arthur C. Clarke, e os nomeados para os prémios Adamastor. Olha-se para a diminuição do impacto ambiental das criptomoedas, a ética dos usos de tecnologia na educação, e o potencial dos algoritmos de stable diffusion. Reflete-se sobre a ascensão do autoritarismo totalitário, o papel dos ocenanógrafos na II Guerra Mundial, e a tendência do quiet quitting. 

Ficção Científica e Cultura Pop

Chris Foss: Um robot assassino muito fofinho.

Short Story Reviews: Fritz Leiber’s “The Ship Sails at Midnight” (1950) and Theodore Sturgeon’s “The Sex Opposite” (1952): Dois contos da época clássica da Ficção Científica, com visões muito progressistas sobre sexualidade e relações interpessoais.

4859) Sete doidos: Há que adorar estas pequenas vinhetas de Bráulio Tavares, pequenos micro-contos de um fantástico poético.

Batman: Dear Detective #1 Preview: They Did It! They Finally Did It!: A reação alérgica prende-se com um próximo comic, em que todas as pranchas são de vinheta única. Algo que o bleeding cool classifica de um comic só feito de capas, mas sabendo que é Lee Bermejo a ilustrar, faz todo o sentido um livro em que as pranchas permitem ao ilustrador dar o seu máximo. Edit: entretanto, li o comic. E o Bleeding Cool tinha toda a razão.

Gerson Lodi-Ribeiro: Estranhos no Paraíso: Um olhar sobre uma obra recente da Ficção Científica brasileira.

Step into My Coffin: Um regresso do Horrors of it All, com histórias de terror muito macabras, dos tempos pré-comics code. São quase pueris, sob o nosso ponto de vista, mas aquela iconografia de horror em quadricromia é inigualável.

Estive a Ler: Abelterium: Fiquei muito bem surpreendido com uma das recentes obras de Lívia Borges. Este novo livro, focado em histórias da nossa tradição local e regional, também me parece sugestivo.

How Ra's Al Ghul Crosses Over With Watchmen (Spoilers): A DC bem tenta, cruzar o seu universo ficcional principal com o de Watchmen. Doomsday Clock foi, para ser simpático, pouco bem sucedida, e resta ir polvilhando  referências obscuras.

4860 Zazie no Metrô: E com isto me recordo que tenho este livro algo esquecido nas minhas estantes da vergonha, aquelas que albergam os livros ainda por ler.

The Best Science Fiction of 2022: The Arthur C. Clarke Award Shortlist, recommended by Andrew M. Butler: A shortlist final dos prémios Clarke. Confesso algumas surpresas nas nomeações, especialmente no livro de Ishiguro. Já o segundo livro da trilogia de Arkady Martine, não me surpreende nada ter sido nomeado. É das mais refrescantes obras de space opera contemporânea.

The 2022 Hugo Award Winners Are Here: Está divulgada a lista dos vencedores do Hugo deste ano. Não me surpreende nada o prémio de melhor romance, e há que sublinhar a diversidade dos autores nomeados e vencedores.

'Horizonte de estrellas', de Víctor Conde y Guillem Sánchez, gana el XVII Premio Minotauro con una ambiciosa historia de ciencia ficción espacial: Está metido na lista de livros a procurar quando voltar a Espanha. Eu sei, hoje em dia há essa novidade incrível que são as compras online, mas eu sou bibliófago da velha guarda, e prefiro pegar no livro, folheá-lo, ler alguns parágrafos, antes de me decidir a comprar.

William Gibson’s novel comes to vivid life in first teaser for The Peripheral: Gibson não é fácil de adaptar de forma a manter o espírito das suas ideias, vamos ver no que isto dá.

Lista de obras nomeáveis aos Prémios Adamastor 2022: Creio que ao olhar para esta lista, há que sublinhar o seu tamanho, são mesmo bastantes obras que representam o que se editou de ficção científica e fantástico por autores portugueses.

Tecnologia

Charles Vess’s back cover art for Heavy Metal, Sept 1978: Vess é um dos grandes mestres da ilustração fantástica.

How The Merge will slash Ethereum’s climate pollution: O excessivo consumo de energia tem sido um dos principais defeitos apontados às criptomoedas. Agora, o Ethereum está a mudar o seu protocolo para uma tecnologia que promete diminuir significativamente o peso energético.

Google Maps can now tune its eco-friendly navigation for gas, diesel, and electrified vehicles: Medidas com mais impacto real do que 125€ - usar a navegação GPS para reduzir consumos de combustível nos trajetos.

The Moon Will Have to Wait: A frustração pelos atrasos no lançamento da missão Artemis sublinha a enorme complexidade da exploração espacial.

Of Art, Artificial Intelligence And Artisty: Talvez um dos pontos interessantes da geração de imagens artísticas por inteligência artificial seja a forma como nos coloca a olhar para a criatividade humana. Ela, também, vive de mimetismos, cópias e inspirações.

Stable Diffusion And Why It Matters: Essencialmente, por ser uma tecnologia aberta. Ao contrário de outros algoritmos (pensem DALL-E, por exemplo), qualquer um pode aceder aos repositórios e correr o Stable Diffusion localmente, no seu computador. Uma democratização que não é isenta de riscos, dado que muitos irão abusar desta liberdade para criar conteúdo falso, ou ofensivo.

Breaking down how USB4 goes where no USB standard has gone before: Uma análise profunda à mais recente versão do protocolo USB.

First Internet Interaction: Infelizmente, a maioria das discussões na internet não segue esta simples regra moral.

Now AI Is Learning To Reconstruct Lost Paintings: Um interessante cruzamento de geração de imagem por inteligência artificial e história de arte, o usar os algoritmos tipo DALL-E para reconstruir obras de arte desaparecidas. Serão sempre especulativas, mas mostram-nos o que os artistas poderiam ter feito.

why the next big leap in a.i. isn’t new math, but energy savings: Os algoritmos de inteligência artificial são espantosos, mas são ávidos de recursos energéticos que possibilitam o processamento. Daí esta ideia, de que o proximo grande passo seja diminuir a necessidade de consumo de recursos dos algoritmos.

How GPT-3 Helps Me Write Short Stories: Não é novidade,mas é interessante perceber como os algoritmos de geração de texto podem ser bem utilizados em apoio à criatividade humana.

Banning Phones in Class? Not So Fast: Em parte, porque são potentes dispositivos computacionais. Mas a razão essencial também está expressa no artigo - os telemóveis são uma tecnologia fortemente aditiva e distrativa, e as crianças têm de aprender a lidar com isso. Algo a que a escola de hoje não se pode alhear.

Why Does This Horrifying Woman Keep Appearing in AI-Generated Images?: A inteligência artificial começa a gerar os seus mitos urbanos.

With Stable Diffusion, you may never believe what you see online again: Parece exagero, mas não é. Em parte, porque os algoritmos Stable Diffusion geram imagens com alto nível de realismo. Mas a maior problemática é o seu caráter aberto - ao contrário do Dall-e e Midjourney, que restringem o acesso aos seus algoritmos e controlam ativamente inputs, qualquer um (desde que esteja minimamente à vontade com linhas de comando e seguir tutoriais), pode instalar localmente o algoritmo stable diffusion na sua máquina, e começar a gerar o que bem quiser. Desde experiências artísticas a deepfake porn, ou outro tipo de imagens falsas.

The Tricky Ethics of Being a Teacher on TikTok: Na verdade, não é assim muito tricky. Basta ter bom senso naquilo que se publica, e respeitar as políticas de privacidade das instituições. Resumindo, evitando a exposição de elementos que possam identificar as crianças. Tendo dito isto, passo bastante do meu tempo a explicar, com vários graus de paciência, a colegas meus que há que equilibrar a piada de partilhar o que se faz em aula com o direito à privacidade da criança. Que o "não faz mal que o miúdo e os pais deixam" não é suficiente à luz da lei europeia. Ou a diferença entre perfis pessoais e perfis ligados a instituições. 

Uma Internet na sua Cabeça: Bem, não há novidade fundamental nisto. Desde que as tecnologias se começaram a tornar centrais na experiência humana, que se começou a olhar para o funcionamento do nosso corpo usando a tecnologia como analogia. Comparar a forma como pensamos à estrutura da internet segue esta lógica, e não é um pensamento errôneo.

Reader Submitted: Andrew Roberts brings AI to life with polyjet 3D printing: Apesar de adorar as capacidades dos algoritmos de geração de imagem, tenho cada vez mais dúvidas sobre a real capacidade artística evidenciada por quem os usa. Nas franjas dos inúmeros promptists do banal, há experiências interessantes, que procuram mesmo tirar partido das novas potencialidades destes algoritmos, e não apenas a repetir modelos estafados.

Reconocimiento facial hasta para comprar un coche: el plan de UE para "fichar" a millones de personas: A confirmar-se este plano europeu, é grave. A mesma UE que reclama ser uma terceira via no uso da inteligência artificial, que penaliza as tecnologias de reconhecimento facial, avança em paralelo num tipo de iniciativa fortemente panóptica.

The TAK Ecosystem: Military Coordination Goes Open Source: Interessante, desconhecia por completo que havia variantes civis (e open source!) dos sistemas de gestão militar no terreno. E para que é que isto serve, perguntam-se? Para ter uma maior capacidade de reconhecimento geoespacial em tempo real local, algo muito útil para aplicações de emergência, entre outras.

Modernidade

Bettina von Arnim: Quase um golem.

Totalitarianism Is Still With Us: E, pior, está em crescimento, o número de estados com governos autoritários e ditatoriais está a crescer. Quase se diria que o mundo está a rejeitar a democracia liberal, mas na verdade é o oposto, são elites locais enraizadas que fazem tudo por tudo para manter e expandir o seu poder.

As Karens da cidadania local: Um divertido artigo sobre as pessoas que reclamam muito, mais pelo gosto de ouvir a sua voz do que por terem realmente razão. Só umas notas, estilo refilice: percebe-se o termo Karen, mas não precisamos de o importar, já se usa "melga", "refilão" e "cromo" para designar exatamente esse tipo de pessoas. E não é preciso inventar palavras como "deserviço", porque se usaria a expressão "mau serviço", ou "danos".

The most important Cold War aircraft?: É uma surpresa. Não falamos de caças ou outras aeronaves icónicas, mas sim do humilde e discreto avião de reabastecimento.

Hitting the Books: Newfangled oceanographers helped win WWII using marine science: A ciência como arma de guerra, com a cartografia a revelar-se um dado essencial para o sucesso das operações militares.

Bicicletas e trotinetas partilhadas apitam, param ou abrandam em Marvila. Mobilidade desigual em Lisboa?: Lisboa não é só a cidade hipster da zona ribeirinha, o centro histórico transformado em parque de atrações para turistas, ou os bairros classe média-alta de Campo de Ourique e Avenidas Novas. Há zonas de uma quase perpetuação de pobreza e exclusão. Não me surpreende nada esta história sobre a impossibilidade dos sistemas de mobilidade urbana partilhada deixarem de funcionar em Marvila (o nome mais sexy para Chelas, essa zona pesada da cidade). 

Trabajar lo justo y necesario no es de malos empleados, es culpa del jefe: este estudio explica por qué: Um coisa que me confunde nestas discussões sobre quiet quitting é a visão do mínimo laboral como o cumprir das tarefas para as quais se foi contratado, dentro do tempo definido para isso. E definir isso como algo de negativo, como se um trabalhador exceder constantemente aquilo que lhe é pedido (e remunerado) é que é o ideal desejável num perfil laboral. Isto, é preocupante, é normalizar o sobretrabalho, apontando o dedo àqueles que equilibram trabalho com outras vertentes da vida como se fossem ameaças à produtividade económica. Diria mais, é um triunfo do pensamento tóxico neoliberal, levar a opinião pública a pensar que cumprir com as suas tarefas é sinónimo de preguiça, mau empregado e desistência. 

Dataspace: Global Impact of Russia’s War on Ukraine: Uma forma diferente de analisar o impacto da guerra na Ucrânia, através de uma instalação artística imersiva de realidade virtual. Ou seja, ciência dos dados a alimentar arte digital.

Tearing Down the Myth of Paul Gauguin: Se se soubesse que uma figura pública conceituada passava boa parte do seu tempo em países do terceiro mundo a assediar adolescentes, usando essa experiência para criar obras de arte, seria um escândalo, certo? É essa a história desconfortável de Gauguin, um dos nomes essenciais da história de arte, cuja vida teve aspetos que hoje consideramos totalmente inaceitáveis. Nestas coisas, a cultura de cancelamento é rápida no julgamento e condenação à ostracização, mas há que parar para pensar. Podemos detestar a pessoa e, simultaneamente, respeitar a obra, sem ter medo de a enquadrar com a personalidade. Riscar a obra porque a pessoa ofende as nossas sensibilidades, é um erro cultural. Temos de saber aceitar que os que nos precederam não se regiam pelos nossos valores, e fizeram coisas que hoje são consideradas erradas e criminosas; mas não precisamos de o fazer ocultando o seu lado negro. 

Blind Spots Abound in Guggenheim Bilbao’s Car-Themed Exhibition: Sentimos mesmo que a forma de ver o mundo está a mudar de rumo, quando uma análise a uma exposição sobre o impacto estético do automóvel se foca mais naquilo em que o evento não fala - o impacto negativo do automóvel no urbanismo e ambiente.

A Historian Believes a Sketch Found in the Margins of a 15th-Century Book Could Show Michelangelo at Work on His Colossal David Sculpture: Que delícia, esta imagem que poderá ser um retrato rascunhado de Miguel  ngelo em plena laboração.

Ukraine Is Waging a New Kind of War: Parecia ser uma vitória fácil para o invasor russo, mas está a revelar-se um lamaçal, porque a conjugação dos meios militares doados por americanos e europeus com a criatividade ucraniana está a ser letal. 

We Living Things Are an Accident of Space and Time: Isto. É mesmo isto. A cosmologia permite-nos perceber o quão acidental e aleatório foi o estarmos aqui, vivos, a estudar o universo e a ficar com cada vez mais perguntas quanto mais ampliamos o nosso saber.