domingo, 11 de setembro de 2022

URL

 Esta semana, destacam-se as impossibilidades da ficção pulp, os problemas trazidos pela consolidação nos mercados editoriais, e fingir leituras. Fala-se de ética e Inteligência Artificial, recordações transhumanistas, e a decadência do Instagram. Olha-se para os efeitos mentais das redes sociais, os desafios do emprego na era das alterações climáticas, e os problemas trazidos pela massificação do turismo.

Ficção Científica

Noriyoshi Ohrai: FC cósmica.

Doctor Who: The Tomb of the Cybermen Is A Cheesy, Problematic Classic: Bem, sejamos honestos. Se lerem, ou verem, os livros, filmes e séries clássicos de ficção científica, irão descobrir que terão sempre algo problemático na forma como concebem etnias ou mulheres. Por progressista que seja a ficção científica, os seus criadores são criaturas das suas épocas, e isso reflete-se nos pressupostos que sustentam o que escrevem, especialmente a nível social.

Chuck Tingle to go mainstream with new books published by Tor / Nightfire: Esperem, fantasias surreais pan-sexuais escritas em tom propositado de sátira, é a nova aposta da venerável Tor? Se há decisão editorial bizarra, é esta, não estou mesmo a ver como um escritor online de culto se enquadra numa tradicional editora de FC. Bem, à parte do seu estatuto de culto e potenciais vendas, claro.

The Sandman: Neil Gaiman Breaks Some Bad News to A David Bowie Fan: Er.. pois, ter Bowie na série seria realmente milagroso, dada a sua corrente condição de falecido. Já a série em si parece intrigante, com Gaiman a fazer evoluir o seu Sandman original por novos caminhos, que até fazem todo o sentido. Se a iconografia Vertigo dos anos 90 é a que está na mente dos fãs, Gaiman sempre expressou ao longo dos comics que estas personagens encarnavam metáforas, ou seja, o seu aspeto é uma reflexão de como as vemos e não uma propriedade intrínseca. Os novos públicos vão ter uma visão muito diferente da que nos encantou nos comics, mas suspeito que o cerne será o mesmo.

Stranger Things: David Harbour Thought Series Would Be One-Hit Wonder: É, de facto o sucesso da série é curioso, tinha tudo para ser uma série de culto de uma só temporada. Mas a sua profunda visão nostálgica capturou as audiências. Porque o cerne da série é o regresso a um tempo que nos parece mais simples, longe dos medos e complexidades do mundo atual. O elogio da nostalgia é um dos alicerces da cultura pop dos dias hoje.

Max Headroom to Return in New TV Series: E isto, não é uma boa notícia. Apesar do conservadorismo financeiro por detrás destas decisões ser compreensível - séries e filmes requerem investimentos que os produtores, estúdios e canais querem recuperar, daí a aposta em algo que já é conhecido. Mas este eterno reciclar de antigas séries e filmes prende a cultura pop num ciclo vicioso, em que o que é novidade é o regressar ao que já existiu. Enquanto recriamos os filmes e séries marcantes da cultura pop do passado, onde estão as séries e filmes que irão mostrar a influência cultural do momento presente? Reparem, se nos anos 70 e 80 os estúdios e canais de televisão tivessem tido a postura que tantos aplaudem hoje, não teríamos Star Wars ou o regresso de Max Headroom, mas sim variantes de Flash Gordon e Archie Bunker. O futuro da cultura pop como uma série infinda de recriações dos sucessos dos anos 80 parece-me uma visão muito pobre.

Please Bring Back Voice Actors, Stop Celebrity Voices: Faz sentido. As celebridades soam como bálsamo para as preocupações financeiras dos produtores, mas o que faz grandes animações é o trabalho dos atores especializados na voz. 

Recommend Me a Book is a site that will help you find something good to read: Hey, recomendações de leituras nunca são demais. Bónus: o BoingBoing ilustra o artigo com uma foto do interior alfarrabista da Sá da Costa. Fiquei surpreendido, mas um zoom na imagem confirmou.

E já não estamos mais impressionados...: Porque é que o hiperrealismo dos efeitos especiais digitais não nos parece convicente, enquando abordagens onde apesar do brilhantismo técnico, o realismo é mais rudimentar nos fascinam?

The Art Of Pretending To Have Read Books: Vá, caros, aposto que se lêem estas linhas também são, entre outras coisas, apaixonados por livros e leituras. O que sugerem que se faça? Com que destino pior do que a morte poderíamos supliciar quem apenas finge que lê?

Shortlist For The First-Ever Ursula K. Le Guin Fiction Prize: Uma boa novidade, este prémio literário que homenageia uma das grandes senhoras da literatura de ficção científica. A lista de autores nomeados contém nomes, e livros, intrigantes.

Stephen King Testifies In Mega-Book-Publisher Merger Trial. Here’s What He Said: Um dos pilares do credo capitalista é a vitalidade trazida pela competição. Fica um pouco difícil acreditar nisso, quando a financialização extrema das economias capitalistas nos traz a tendência corrente de concentração extrema. Em vez de um ecossistema de empresas de várias dimensões, temos um punhado de mega-corporações que cresceram engolindo os seus competidores. O resultado é um detournement das máximas capitalistas sobre as vantagens da competição, quando a maioria dos produtores são essencialmente divisões de uma mesma empresa. E, no caso das indústrias culturais, o problema é mais corrosivo, porque a diversidade que as constelações de pequenas e médias editoras alimentavam, desapareceu no meio da cultura corporativa que procura o sucesso e lucro a curto prazo. É mau para os leitores, que perdem diversidade; mau para os autores, sujeitos a contratos cada vez piores; mau para a cultura em geral. Bom, parece ser apenas para os lucros dos acionistas.

O futuro não é pulp: Belíssimo ponto de vista, que reforça a ideia que o tipo de entretenimento mais popular e intelectualmente acessível já há muito deixou de estar no formato literário, hoje é o domínio da série televisiva, do cinema e dos videojogos. Não deixa de ser uma vertente possível da literatura de ficção científica, mas não será aquela que garante continuidade e evolução ao género.

Tecnologia

“Over a cyclone,” by  Andrei Sokolov: Soyuz eterna.

BeReal App Gets Real Roasted With Memes: Não surpreende, é a internet a ser internet, e a encontrar o ponto fraco para ridicularizar uma rede social.

Look and Talk: Natural Conversations with Google Assistant: As técnicas que permitem aos assistentes sustentados por inteligência artificial terem interações cada vez mais naturais com os seus utilizadores.

Paola del Prado usa IA para mapear possibilidades além do eurocentrismo: Inteligência artificial, arte generativa, sonificação e a tradição inca cruzam-se no trabalho desta artista, que utiliza a tecnologia para trazer um novo olhar para a raiz cultural pré-colombiana.

TikTok has quietly added over half a dozen mini-games into its app: Porque o TikTok já não era um sorvedouro suficiente de tempo, com a sua viciante sucessão de vídeos curtos, agora também haverá mini-jogos na plataforma.

A startup is charging $1.99 for strings of text to feed to DALL-E 2: Este modelo de negócio não era imprevisto. Nas discussões online em fóruns dedicados à exploração destes algoritmos, a necessidade de prompts bem afinados tem sido expressa. Já vi projetos de automatização de frase-chave, e transformar isso num negócio, não surpreende.

A Super-Detailed Scan of an Epic Battle Painting Promises to Be the ‘Largest Single Seamless Image’ Ever Created: É apropriado que um gigantesco panorama - uma tecnologia que usava a pintura para criar ambientes imersivos que, no século XIX, cumpriam a mesma função que a realidade virtual tem hoje, seja utilizado para criar uma réplica digital que expande os limites dos pixels.

The Last Journey of the Space Shuttle Endeavour: Mais do que o artigo, saliento a brilhante foto que o acompanha. A velha glória da exploração espacial, agora a caminho do oblívio num museu, numa auto--estrada rodeada de carros, pessoas e publicidade a perder de vista. Que imagem tão ballardiana!

Video Games Could Be the Future of Construction: Uma tecnologia intrigante, que adapta o ArcGIS para sistemas de imersão 3D para desenvolver novas formas de visualização e planeamento do trabalho na construção civil.

The Fall and Rise of Russian Electronic Warfare: Uma análise aos sistemas e táticas de guerra eletrónica russos.

Hundreds of Nuclear Radiation Monitors Were Allegedly Hacked by Former Repairmen: Isto é especialmente aterrador se nos recordarmos que algumas das centrais nucleares espanholas estão muito próximas da nossa fronteira, ou seja, um acidente provocado por este ato de hacking iria afetar-nos.

It’s paintbrushes at dawn as artists feel the pressure of AI-generated art: Mais um artigo a olhar para os desafios trazidos pelos algoritmos de geração automatizada de imagens. Foge ao óbvio, não fala de uma suposta criatividade da inteligência artificial, e mostra depressa que o potencial destes algoritmos está no uso que lhes damos, na forma como podem abrir novas vertentes aos criadores. Se bem que, pergunto-me até que ponto este frenesi de criação automática de imagens a que estamos a assistir hoje, não acabará por se esgotar depressa, com os entusiastas de hoje a perderem o interesse, à medida que o efeito novidade se desvanece.

Whatever Happened to the Transhumanists?: Como todas as ideias que foram moda fulgurante durante algum tempo, desvaneceram-se, mas os seus ícones centrais não desapareceram e continuam a trabalhar nas suas ideias.

In A World Where Nothing Is Forgotten, The Past Looks Different: Dos efeitos da tecnologia na memória, que num tempo onde tudo é registado nos indeléveis arquivos digitais, já não se desvanece, e os seus enganos podem ser comparados com o registo digital.

No, I Will Not BeReal: Os ciclos da internet costumam ser rápidos, mas a ascensão e queda desta rede social está a ser muito meteórica. Talvez porque não seja particularmente útil. O que nos pede que faça, que partilhe momentos autênticos, é na verdade algo que se faz com amigos em grupos de mensagens instantâneas. E, sejamos honestos, quem é que quer ver os momentos banais da vida de perfeitos estranhos? A grande vantagem desta rede, o fugir a artifícios e mostrar apenas o real, acaba por ser o seu calcanhar de aquiles.

Alguién pidió una "selfie del fin del mundo" a MidJourney. El resultado es aterrador: Bem, nem tanto. Até percebo quem escreveu o artigo, à procura de algo sensacionalista como isco para os olhos. -mas isto é apenas um normal resultado de processamento via inteligência artificial, não uma antevisão oracular. Pessoalmente, ao fim de ano e meio a mexer com estas ferramentas, começo a sentir um certo tédio, vejo estes sensacionalismos como reflexo de uma moda excitante, quando terminará quando os que agora usam estes algoritmos tão alegremente se cansarem das suas limitações temáticas e estéticas.

Kids Are Back in Classrooms and Laptops Are Still Spying on Them: Quando a diferença entre monitorização e vigilância excessiva se desvanece. Por cá, felizmente e tanto quanto sei, não há esta tendência de instalação de software de monitorização nos computadores das crianças. Não é que o Escola Digital não tenha umas surpresas ocultas no seu firmware, como o infame sistema de bloqueio Cuco, ou o inútil Umbrella client. Mas não me surpreenderia que, num futuro próximo, algumas empresas aproveitassem a chuva de computadores que por cá temos para vender a escolas software de vigilância. Os argumentos são apeteceíveis: monitorizar desempenhos, focar nas tarefas e bloquear conteúdos indesejados, prevenir cyberbullying e comportamentos digitais de risco. O problema, é que estes softwares podem tornar-se tão intrusivos, ao ponto de entrarem na vida privada dos alunos.

New 3D printing process is faster and more precise than conventional methods. Rutgers engineers have created a way to 3D print large and complex parts at a fraction of the cost of current methods: Intrigante, métodos que acelerem a impressão 3D por FFF são sempre bem vindos, dado que a lentidão do processo de impressão é o seu grande ponto fraco.

Someone Made $3,000 Selling 3D-Printed Guns at a Gun Buyback Event: Esta notícia é hilariante, e tão americana que até dói. Gosto particulamente da ironia de virar o bico ao prego ao velho argumento de "as impressoras 3D são perigosas porque dá para imprimir armas", que é dos mais irritantes que tenho de aturar quando se discute esta tecnologia. Que, apesar de se ter normalizado, volta e meia ainda apanho alguém ignorante a fingir que sabe, e a puxar da cartada armas impressas em 3D como argumento altamente preocupante.

How Online Flight Trackers Have Helped People Follow Nancy Pelosi, Taylor Swift, and Russian Oligarchs’ Private Flights: Um mundo cada vez menos invisível, graças a ferramentas que coligem dados que têm de ser publicamente acessíveis.

“Não me envolverei mais em discussões filosóficas sobre IA consciente, e esta é a razão”: Fundamentalmente, porque falar de IA consciente é o novo sexo dos anjos, aquela discussão fascinante de se ter, mas que nos distrai para outras problemáticas. No caso da IA, os enviesamentos culturais e étnicos que provocam estragos na vida das pessoas, ou o uso indiscriminado do conceito de IA para classificar ferramentas que não o são.

Everything DARPA's Been Doing for the Last 20 Years: Olhar para os projetos marcantes da DARPA, dos quais o investimento inicial em veículos autónomos é o que mais se destaca. Há décadas que esta agência americana está para lá do horizonte, no que toca à faísca inicial que faz nascer novos domínios tecnológicos.

2002's Visions From the Future: As tecnologias futuristas que, em 2002, pareciam extrema novidades. Já ninguém se lembra dos computadores wearable, mas é curioso recordar que tudo o que se dizia e prometia sobre o mundo virtual Second Life, é exatamente aquilo que a Meta diz hoje sobre os metaversos.

Instagram is dead: Pois está, digo eu também, como utilizador da rede que ainda insiste em usá-la nas suas raízes fotográficas. Morreu por ter sido absorvida pelo Facebook, e sujeita a uma estratégia desnorteada de cópia de outros serviços e redes sociais.

Researchers Have Taught Machines How to Follow Lego Instruction Manuals: Meh, não estou impressionado. Quando um algoritmo for capaz de seguir as instruções de montagem da Ikea, aí sim, fico impressionado.

Modernidade



Happy Space Helmet Reflection Saturday!: Simplicidade surreal.

Por favor, não avalies o teu mérito com base nas métricas das tuas redes sociais: Bem, tudo neste artigo é óbvio. Não valemos apenas por aquilo que escolhemos mostrar nas redes sociais, e a adulação vinda destas redes é caprichosa e vazia. No entanto, o seu canto de sereia é poderoso, e difícil de escapar com sanidade mental intacta.

Of Course Biden Has Rebound COVID: O artigo não é sobre a saúde do presidente americano, mas sim pelo uso do medicamento Paxlovid, até agora o único (para além da vacina) que se tem mostrado com eficácia no tratamento da Covid. Apesar de não se saber muito sobre a sua eficácia a médio prazo, e ainda estar a abrir a possibilidade de criação de estirpes do coronavírus que lhe sejam resistentes. Pois. Estamos ainda muito longe de poder respirar de alívio, no que toca à pandemia.

A Real Life Diagon Alley, Buried in Time: Uma cave esquecida que preserva um mundo do comércio da era vitoriana.

The Coziest Spot on the Moon: A Lua pode ser uma amante dura, mas os rigores da superfície lunar também têm os seus oásis.

The Dark Side of Tourism: Confesso que quando viajo, tento ser low profile, não exibir constantemente a minha posição de forasteiro, evitar ser ofensivo ou descuidado com os costumes locais. Enfim, aproveitar a viagem para descobrir e aprender, e não para abusar da cidade que me alberga. Mas sei que apesar do meu esforço, apenas consigo minimizar o impacto negativo de ser turista. Sei que o hotel provavelmente retirou espaço aos moradores da cidade, que a viagem aérea tem um peso carbónico, que o tipicismo cultural é muitas vezes superficial, um mero aproveitamento comercial que se arroga de uma falsa autenticidade.

Full Employment: Foi pedido a Cory Doctorow que falasse ao World Economic Forum sobre o impacto da inteligência artificial nos empregos, e ele respondeu com este texto, que deixa de parte o tema algo etéreo, e entra em duas duras realidades: uma pandemia que, apesar de já não lhe ligarmos, continua em força e global; e os tremendos desafios às infraestruturas trazidos pelas consequências do aquecimento global (pista: comprar casa à beira mar, ou à beira pinhal, não é nada boa ideia). E fala de como essas crises podem ser oportunidades, ou melhor, têm de ser, porque a dimensão da crise ambiental já atingiu tais proporções de irreversibilidade que já é tarde de mais para algo que não seja o mitigar das suas consequências. Um texto que não agradou aos organizadores da conferência, que queriam algo mais na linha dos sonhos húmidos de bilionários que salivam com a ideia de usar robots e algoritmos para se livrarem dessa chatice que é ter de pagar salários a humanos.

This interactive map highlights the most notable person from your hometown: Um projeto intrigante, que mapeia a origem geográfica de personalidades históricas, e não só.

Think Paintings Lack Bite? Here Are 12 Terrifying—or Hilarious—Depictions of Sharks From Art History That Redefine ‘Fin’ Art: É a semana dos tubarões no mundo das artes.

El Ejército del Aire y del Espacio retira el CASA C-101 «Culopollo» como avión de entrenamiento: O final da história operacional de uma aeronave que foi o primeiro avião a jato desenvolvido integralmente em Espanha.

The History of Malls as Sites of Racism and Surveillance: Os gregos tinham as ágoras, os romanos os fórums, as cidades medievais as grandiosas catedrais. Para nós, o lugar de reunião por eleição, aquele local que cruza comércio e lazer e se torna central na vida moderna, é o centro comercial.

A Third Nuclear Age Is Upon Us: Podemos ser tentados a pensar que o problema está na guerra ucraniana, mas não. É potencialmente pior, uma vez que estados-pária como a Coreia do Norte desenvolveram armas nucleares táticas, o que representa um novo pesadelo de proliferação nuclear.

Apontamentos sobre a história do pentagrama: David Soares puxa da sua enorme erudição, para nos conduzir numa história de um símbolo associado à magia e ocultismo.

Macchi C.202/C.205V Italian WW2 Fighters in Combat: Um olhar para a aviação italiana na II Guerra, capaz de desenvolver aeronaves com excelente aerodinâmica, mas com motores fracos.

Screaming about the McDonnell F2H Banshee: Um olhar para um dos primeiros caças embarcados a jato, da série de aeronaves com nomes fantasmáticos da McDonnell, que culminou no lendário Phantom.

The Three COVID Developments I’m Still Holding Out Hope For: Recordando que ainda vivemos em pandemia, e que esta não está a diminuir de intensidade, alguns potenciais desenvolvimentos que poderão vir a estabilizar e normalizar a Covid.