domingo, 10 de julho de 2022

URL

Esta semana, os destaques vão para as nostalgias do novo Top Gun, o lançamento de Sara de Garth Ennis, e a perda da literatura ao longo da história. Fala-se arte digital e inteligência artificial, recorda-se o Newton, e a necessidade de republicanismo digital. Ainda se fala de extincão humana, simbologia egípcia em Lisboa, e os salvadores de mega-navios.

Ficção Científica e Cultura Pop



Don Dixon’s cover art to the 1977 book Colonies in Space: Retrofuturos.

Deuses e robôs: Adorei esta leitura, mas partilho da visão do artigo. O foco exclusivo na mitologia sabe a pouco, falta algo sobre os reais mecanismos desenvolvidos na antiguidade clássica.


Why don't people consider video games art?: Pela mesma razão que não consideramos telenovelas arte. Grande parte dos jogos são formatos comerciais, muito bem construídos e com uma atenção ao design e grafismo, mas não são em si uma experiência artística. No entanto, jogos como arte são um campo fértil de criação.



Welcome to Tom Cruise’s flight school for ‘Top Gun: Maverick’: Top Gun pode ser um filme pateta, mero veículo para imagens de ação aerobática, mas a este nível está extremamente bem feito. Com um pormenor curioso: os atores principais tiveram de aprender a voar, e sentiram a aceleração real de um caça de combate.


Top Gun: Maverick, un logrado ejercicio de nostalgia: Algo que está patente desde os primeiros minutos, é que este filme está constantemente a referir-se ao primeiro. É pura nostalgia, até mesmo na forma como a história se repete. Mas, confesso, este prazer culposo de filme vê-se pelos aviões, não pelas narrativas. Se bem que o fator nostalgia não funcionou para todos. É notória a ausência de Kelly McGillis, o love interest do filme original, substituído por uma outra love interest. O porquê disso tem a ver com o envelhecimento, a atriz original envelheceu de forma normal e não para a estética Milf de que estes filmes tanto gostam. 


Sara: Se há coisa que Garth Ennis faz, e muito bem, é escrever comics sobre a II Guerra. Este é um dos seus mais recentes, centrado nas aventuras de uma letal franco-atiradora soviética, e chega aos leitores portugueses através da Seita.


Hollywood Is The US Military’s Best Propagandist: Filmes como Top Gun são o lado mais óbvio disto, mas a relação entre os militares americanos e a indústria do cinema é profunda e institucionalizada. O apoio e aconselhamento dos militares é garantido, exceto, claro, se o filme for crítico das visões americanas.


Are Summer Movies Back?: Não é que a pandemia se tenha extinguido, mas alguns dos velhos hábitos culturais estão de regresso, e um deles é a sucessão estival de filmes-pipoca.


‘Stranger Things’ Catapults Kate Bush’s ‘Running Up That Hill’ to Top of Charts After 37 Years: Stranger Things sempre foi buscar a sua popularidade à sua estética de nostalgia do que à história em si. Não surpreende que faça reviver sucessos do passado. Mas, se por um lado é interessante ver que a boa cultura pop do passado não se desvanece, o que é que se pode dizer da cultura pop de hoje, que parece viver de uma tremenda dose de nostalgia, de regressar atrás, recuperar, mas não procurar criar nada de novo? A nostalgia é uma aposta comercial segura, mas em termos culturais, devastadora, porque é terra queimada para os públicos, que de tão habituados a uma dieta do que estão acostumados, não são expostos a novas ideias.


INDUSTRIAL LIGHT & MAGIC: THE MATTE ART - Part Two: Quando o Matte Paint publica... é aquele delicios dilúvio dos mais inesperados e surpreendentes efeitos especiais visuais pré-digitais. Técnica pictórica, perspetiva e ilusão.


Has The Great Majority Of The World’s Greatest Literature Been Lost?: Infelizmente. Guerras, catástrofes naturais, desaparecimento de civilizações... tantos textos, tanto pensamento e inspiração humana perdido para sempre. 


H-alt 11: O mais recente número desta revista dedicada aos novos criadores de BD portuguesa está disponível, online. Pessoalmente, vou aguardar pela versão impressa, há espaço nas estantes ao lado dos números anteriores.


Don’t think, do. Why Top Gun Maverick is such a snoozefest (contains spoilers): Bem, o filme não é um primor do cinema, mas daí a ser secante, não diria tanto. Uma crítica de aviadores a um filme sobre aviação, que disseca algumas das suas incongruências... porque realismo é mesmo aquilo que deveremos esperar de um festim cinematográfico pipoca de verão. Certeiro na óbvia masculinização das mulheres, que se integram no filme sendo exatamente como os homens. Só estou a achar estranho ainda ninguém ter topado uma das maiores homenagens/ripoffs do filme: toda a história de um ataque impossível através de um canyon bem defendido, para atacar uma instalação letal de uma forma que tem de ser incrivelmente precisa, e com Maverick a mostrar que se pode acertar num alvo minúsculo por instinto... não vos soa familiar? Tipo, Star Wars, Skywalker a atirar-se para o alvo reduzido na estrela da morte? Confesso que em muitas cenas de Top Gun: Maverick, me apeteceu gritar Use The Force, Maverick!


Portuguese Comics and the Eisner Awards 2022: Balada para Sofia e o trabalho de ilustração para The Many Deaths of Laila Starr (também uma das excelentes leituras de 2021) a serem nomeados para prémios Eisner mostram a qualidade dos criadores portugueses de Banda Desenhada. E que outros títulos, autores, obras, o público estrangeiro poderia ler para descobrir o melhor da BD portuguesa contemporânea?


Amy Taubin talks with David Cronenberg about Crimes of the Future: Cronenberg a ser Cronenberg, estéticas da carne pulsante, futurismos deslocados. Estou mortinho por ver este filme.


Tecnologia


Haunted computers: Espíritos na máquina.


Will AI lead to new creative frontiers, or take the pleasure out of music?: Provavelmente, ambas. A geração automatizada de música sintética vai ser um filão para as editoras pop, que vão atingir o seu graal - vender música a metro sem ter de pagar a músicos. Mas, como ferramenta de apoio usada por compositores, aí sim, a Inteligência Artificial tem um enorme potencial na música.


Will AI text-to-image generators put illustrators out of a job?: Provavelmente, mas não totalmente. Para muito tipo de ilustração, qualquer coisa serve, e ferramentas destas são uma tentação para editores apostados em cortar de tudo para maximizar o lucro. Outros tipos de ilustração estão na confluência com a interpretação artística e não irão desaparecer, até porque se forem substituídas por imagens produzidas automaticamente os públicos a que se destinam não as irão consumir. Há uma terceira via, o que é que os criadores irão conseguir, cruzando geração algorítmica com outras técnicas e a imaginação humana.


Charles Babbage’s Difference Engine Turns 200: Se o Engenho Diferencial tivesse sido completado, a história da computação seria diferente, teríamos chegado antes a alguns pontos de evolução da tecnologia digital. Uma curta história deste mecanismo de cálculo, que não esquece o contributo de Ada Lovelace.


“Great Capacity!” “Less Latency!”—How Wi-Fi 7 Achieves Both: Análise detalhada à próxima versão do protocolo wifi.


Thrilling New Video Shows Ingenuity Helicopter's Record-Breaking Flight Over Mars: Como não ficar maravilhado com esta pequena aeronave? Os mais otimistas apontavam para um tempo de vida útil de poucas semanas nos ares marcianos. Meses depois, continua a surpreende com belíssimos voos sobre a superfície do planeta vermelho.


London Is Getting a Permanent 30,000-Square-Foot Immersive Art Experience to Bring Kandinsky, Monet, and Other Legends to Life: Há um certo círculo que se fecha nas tecnologia imersivas. Há cem anos, construíam-se panoramas, salas circulares com enormes e detalhadas pinturas paisagísticas que criavam aos visitantes a ilusão de imersão a 360 graus em locais distantes. Hoje, fazemos o mesmo, com tecnologias de projeção que criam a ilusão de imersão em obras de arte. Plus ça change...


Remembering Apple’s Newton, 30 years on: Recorda aquele que foi o primeiro PDA, a mostrar que a computação podia ser móvel. Uma máquina problemática, precursora, mas que nos deu a primeira sensação do que se viria a tornar a computação usando dispositivos móveis.


MARINHA PORTUGUESA ANUNCIA PROJECTO DE NOVO NAVIO POLIVALENTE: Um projeto intrigante, que junta várias vertentes industriais e académicas no desenvolvimento de uma plataforma naval adaptada para drones e helicópteros. Poderá ser um reforço de competências que permita à indústria portuguesa de defesa ir mais longe.


The Big New Idea for Making Self-Driving Cars That Can Go Anywhere: Usar métodos de aprendizagem reforçada para treinar algoritmos de veículos autónomos.


“Too Many Bros”: In Prank, NFT Dating App Shuts Down Over Lack of Women: Coisas que acontecem para surpresa de ninguém. Mas a piada assenta no tremendo desequilíbrio de géneros no mundo da tecnologia.


Digital Technology Demands A New Political Philosophy: É fácil apontar para os danos que as redes sociais trazem ao discurso público numa sociedade democrática. Mais insidiosos são os efeitos do tecnosolucionismo, das fragmentações culturais digitais, dos fossos entre os que sabem incluir-se na revolução digital e os que não sabem. As nossas democracias precisam de encontrar formas de se manterem vitais numa era em que a tecnologia as parece ameaçar.


This Mechanical Clock is from 1386: Maravilhas da engenharia medieval.


Image-Generating AI Keeps Doing Weird Stuff We Don't Understand: Parte do interesse das imagens geradas por IA está mesmo nessa aleatoriedade, nas estéticas mecânicas no inesperado.

Modernidade


70sscifiart: Jack Kirby’s never-before-colored Argo: É Kirby, preciso de dizer mais?


The Ugly Truth About the Beautiful Game: Confesso que não esperava dar por mim seduzido pela leitura de um texto sobre futebol. Foi escrito por alguém que tem um claro amor a este desporto, mas também uma visão clara da interferência e distorção que a financialização dos grandes clubes introduziu neste desporto.


Sinais do Antigo Egipto em Lisboa: Um apanhado de locais lisboetas onde a arte urbana e a arquitetura revelam inspirações egípcias.


‘Emergency Action Documents’ Show How the White House Plans for Apocalypse: Bem, não todos os planos de contingência. Há um certo ar sci-fi na ideia de sisudos burocratas que, no conforto dos seus gabinetes, pensam no impensável e gizam planos de ação para lidar com o impossível.


‘It’s Extremely Important That We Don’t Forget the Brutality’: No fundo, é isto. O que a criminosa invasão russa nos traz é um regressar do barbarismo a terras europeias. E agora que a situação no terreno se dificulta, que percebemos que a guerra está para durar, há que não ser complacente, não sucumbir ao tédio, manter o apoio e pressão. 


Humans Could Go Extinct. Here’s How and Who’s Trying to Stop It: Um olhar para o futurismo profundo, que se atreve a pensar nas consequências de uma eventual extinção da humanidade.


The Pope’s Secret Back Channel to Hitler: Um novo olhar para as relações entre Pio XII e Hitler, que talvez ajudem a perceber o silêncio do Vaticano face ao horror do holocausto e à violência da guerra.


No diga "streamer", diga "jouer en direct": Francia le declara la guerra a los anglicismos tecnológicos: Os franceses têm esta coisa da pureza linguística, mas suspeito que esta decisão da Academia terá pouco impacto no real.


The people who rescue giant ships: Um vislumbre de um trabalho muito especializado - equipas que intervêem para salvar os gigantescos navios de carga sempre que acontece um desastre em alto mar.


“Kinetismus: 100 Years of Electricity in Art”: Da ligação entre arte e tecnologia, olhando para a relação com a eletricidade enquanto meio de expressão artística.