domingo, 17 de julho de 2022

URL

Esta semana, destacamos o último filme de Cronenberg, as versões de Pinóquio, e a história recente da ficção especulativa em Portugal. Fala-se de criação de conteúdos, excessos de vigilância online, e de uma versão aberta do Dall-E. Olha-se para o planeta Neptuno, ícones da publicidade ao tabagismo, e a real qualidade da arte NFT, entre outras leituras.

Ficção Científica e Cultura Pop

Paul Alexander: Vidas futuras.

A Sci-fi Film With a Lighthearted, Apocalyptic Vision: Uma análise ao mais recente filme de Cronenberg, que nos recorda que talvez se torne uma elegia ao seu trabalho e visão.

David Cronenberg Creates a World Where “Surgery is the New Sex”: Vou arriscar e dizer que o articulista deste texto nunca viu um filme chamado American Mary. Realizado pelas irmãs Soska, vi-o como filme de encerramento de um MotelX, e nunca tinha visto a sala apinhada do S. Jorge a esvaziar-se num completo silêncio, aterrada com o que tinha acabado de ver. Aí sim, a cirurgia era uma marca de sexualidade. Claro que a cinematografia de Cronenberg precedeu American Mary (no qual é uma das óbvias influências), e desde que me recordo, sempre ligou a sexualidade a desvios aos padrões biológicos humanos.

Imaginauta – Um novo ciclo: A Imaginauta anuncia aqui uma nova estratégia, que passa mais por eventos e projetos de divulgação do que pela edição. O que faz sentido, o mercado português é muito reduzido na vertente do fantástico. A estratégia da Imaginauta irá garantir a manutenção do seu excelente trabalho de divulgação cultural.

The Smithsonian's Work Helped Tomy Create One of the Most Accurate Replicas of Star Trek's USS Enterprise: Isto ficava tão, tão bem na minha biblioteca...

Apontamentos para uma História Recente da Ficção Especulativa (1999 – 2022): Uma excelente análise de Carlos Silva, que estrutura a memória recente do panorama da ficção científica, fantástica e especulativa em Portugal. Está lá tudo, dos festivais vivos e desaparecidos (confesso, tenho saudades do Sci-Fi Lx) às editoras e fases temáticas.

Rob Zombie Reveals His (Colorful) Take on The Munsters: Rob Zombie a pegar neste clássico do horror infantil? Teme-se o ser o tipo de festival gore grand guignol a que Zombie nos habituou, mas pelo que se reporta, estamos a falar de um fanboy deliciado por recriar as suas visões de infância.

Solanin: Uma análise ao mangá de Inio Asano.

The Transformations of Pinocchio: A fábula de Collodi tornou-se uma das histórias mais conhecidas do planeta, devido às suas inúmeras adaptações. Que, curiosamente, se afastaram muito do texto original.

‘A Book Is the Perfect Metaphor For a Human Being’: Watch Chris Ware Explain the Meaning of His Famed Art Comics: A banda desenhada é uma arte madrasta. O tempo de consumo é inversamente proporcional ao de criação, e quanto mais meticuloso for o desenhador, mais demorada é cada vinheta. Mas quem sabe apreciar, compreende, aprecia, e regressa sucessivas vezes aos livros que mais o tocaram.

4831) Essa palavra existe: Porque as línguas são algo de vivo, que se criam e recriam no uso que os falantes lhes dão.

Tecnologia


Robert McCall: Futuros passados.

AI text generator trained on 4chan: Treinar um gerador de texto numa das maiores fossas sépticas do discurso online. O que é que poderá correr mal?

AI Helped Val Kilmer Reprise His Iconic Role in ‘Top Gun: Maverick: E foi um momento muito bem conseguido, mesmo descontando a ilusão do cinema, a voz sintética é quase indistinguível da real.

IT Work Memes For The People Who Keep The World Running: Ai, compreendo tantos, tantos... quase todos. 

Internal Documents Show Amazon's Dystopian System for Tracking Workers Every Minute of Their Shifts: Poderemos chamar a isto escravatura algorítmica? No afã robotizante, a Amazon trata os seus trabalhadores como mecanismos. Estes vislumbres dos seus sistemas de controlo mostram até que ponto a empresa é desumanizante.

The History of the Web: Uma linha de tempo que detalha a história do desenvolvimento da Internet.

Chinese Shenzhou 14 crew arrive at Tiangong space station: Mais um passo do esforço espacial chinês, discreto, mas decidido. E, numa nota preocupante, em rejeição aberta de cooperação internacional.

Cómo es estar un mes usando un iPhone 13 Pro tras años como usuario de Android: Confesso que estou a viver a mesma experiência, mas não me está a ser tão desagradável como a deste articulista. Habituar-me aos gestos do iOS é algo difícil para os dedos habituados ao Android, e esperava mais da câmara - o excessivo peso algorítmico da fotografia do iPhone não me está a dar os resultados que esperava. Já a privacidade by default no que toca ao rastreamento de apps e notificações, isso estou a adorar. No meu caso há um argumento imbatível, que nenhum android consegue superar, o sensor Lidar e o ecossistema de apps de scan 3D. Foi isso que me levou a abandonar décadas de Android e a entrar pelo iOS. Mas são, de facto, máquinas de enorme qualidade.

The Internet Has Turned Us All Into Content Machines: O conteúdo é tudo, embora seja esmagadoramente básico, frívolo. A economia da internet é uma luta constante pelo atrair da atenção, com legiões de aspirantes a criador numa gritaria constante em busca de atenção.

Finalmente, a Stasi electrónica!: Um sóbrio recordar de que precisamos de vigiar as nossas liberdades, e do quão fácil é invocar extremos para justificar a erosão das liberdades e garantias.

How do AI art generators work?: Uma das melhores explicações que já vi da forma como os algoritmos geradores de imagens funcionam, com a sua combinação de inputs humanos, modelos de treino, espaços de latência n-dimensionais, e difusão conceptual para gerar imagens inteligíveis por humanos.

How is Voyager Still Talking After All These Years?: Parece incrível que um engenho exposto aos rigores do espaço esteja ainda funcional ao fim destas décadas, de voo para lá das fronteiras do sistema solar. Um tributo ao melhor da engenharia.

CMVM lança consulta pública sobre Inteligência Artificial (IA): Intrigante, esta iniciativa da CMVM. Não por se debruçar sobre a inteligência artificial nos mercados financeiros, isso é tema conhecido, mas por o fazer desta forma, em consulta pública.

The Origin of the Fresnel Lens: Um tributo a um tipo de lente que foi desenvolvida para faróis, mas agora podemos encontrar em muitos tipos de aplicações.

AI May Finally Be Reaching The Point Where It Can Replace Artists And Writers: Ah, nada como um daqueles artigos alarmistas, que exagera as reais capacidades dos algoritmos, e confunde produzir texto e imagens com criar textos e imagens.

Artist WangShui collaborated with A.I. to make paintings: Um excelente exemplo de como cruzar as estéticas do artificial com a sensibilidade humana. No fundo, os algoritmos são mais um pincel, para expressar a nossa criatividade.

Adam Tooze: “Estamos muito, muito longe de ver a Bitcoin desafiar a hegemonia global do dólar”: E talvez não seja esse o propósito das criptomoedas, substituir o dinheiro tradicional. Talvez sirvam por ser uma alternativa, uma outra forma de gerar e acumular riqueza.

Smartphones Blur the Line Between Civilian and Combatant: Quando o telemóvel é uma arma, por poder ser usado para recolha e partilha de informação, e as consequências disso no campo de batalha, onde civis arriscam perder o direito à proteção da convenção de Genebra por usarem os seus telemóveis de formas que podem ser consideradas hostis.

The Computers Shaping Our Music: Por um lado, o poder dos algoritmos de inteligência artificial para encontrar novas sonoridades, explorar  novas fronteiras musicais. Por outro, a banalização da associação algorítmica em bibliotecas sonoras massivas, que nos sugere ouvir sempre mais variações sobre o mesmo.

DALL-E Mini está al alcance de todo el mundo: así puedes pasar horas creando bizarras imágenes de cualquier idea: Já experimentei, e apesar de não ser a implementação completa do algoritmo, faz uma boa aproximação.

Technologists Are Using AI to ‘Expand’ Famous Works of Art: Uma ideia intrigante, usar algoritmos para imaginar e extrapolar o que está para lá dos enquadramentos das obras de arte clássica.

PyScript: Python in the Web Browser: Se esta já é uma das linguagens mais acessíveis, este projeto alarga ainda mais o espectro do que o que é possível com Python.

iRobot Education embraces coding Python in the web browser: Uma excelente iniciativa para programar, ou aprender Python.

DRM wheelchairs take us nowhere: Dos abusos da propriedade intelectual. Imaginem verem-se obrigados a pagar mais, usando apenas componentes específicos, por algo tão simples como mudar um pneu. 

AI is an Ideology, Not a Technology: Jaron Lanier a colocar o dedo na ferida: reagimos e pensamos a inteligência artificial com o mesmo zelo cego intelectual de uma religião, ou ideologia. E isso torna-nos cegos aos seus reais efeitos e potenciais.

Data Is Vulnerable to Quantum Computers That Don’t Exist Yet: Não é grande segredo que as correntes tecnologias de encriptação são fáceis de quebrar para a computação quântica.

Modernidade


Photo: Sempre Lovecraft.

We Don’t Know Neptune at All: É o último planeta do sistema sola (exceto se se recusarem a aceitar que Plutão não é um planeta), e é um dos corpos celestes menos conhecidos. Isso poderá mudar, com missões dedicadas a analisar este planeta distante.

Soldiers were given $4 for ‘invasion money’ on D-Day in 1944: Passou-se o dia 6 de junho, e não vi praticamente nada de referências ao Dia D, nem nos media tradicionais, nem nos feeds. Será que, perante os conflitos atuais, a sensação de importância da memória da II Guerra se está a desvanecer?

The odd life of Joe Camel: Recordar um ícone publicitário na linha entre o kitsch e o criminoso, um bizarro personagem concebido para incentivar os jovens a fumar.

A lente num véu afegão: Recordar o que era ser jornalista nos primeiros tempos da guerra no Afeganistão (ou melhor, nos tempos da intervenção americana que, durante alguns anos, permitiu à sociedade afegã aspirar a um mundo melhor, antes do descalabro e regresso do obscurantismo talibã).

Skunk Works Release Details About Top Gun: Maverick’s Darkstar Hypersonic Aircraft: Isto vai ficar um pouco no limbo, do será uma aeronave totalmente fictícia, ou haverá aqui pistas para tecnologias hipersónicas? Afinal, o design da aeronave fictícia foi feito pelos especialistas globais em tecnologia aeronáutica de ponta.

Werner's Nomenclature of Colours: A história e teoria da cor é um tema fascinante, cruzamento de arte, ciência e tradição.

The One Time That Wired Was Overly Pessimistic and Actually Predicted the Future: Tenho esta edição da Wired na minha biblioteca, sempre me pareceu um pináculo do tecno-otimismo da viragem de século. É deprimente perceber que o que se esperava que corresse bem, não correu, e os perigos longínquos se tornaram a realidade do século XXI.

From a Maserati Joyride to a Crashing Scooter, Tourists Have Been Wreaking Havoc on Rome’s Iconic Spanish Steps: Acidentes, protestos, turistas azeiteiros... não é fácil ser-se monumento numa das cidades mais visitadas do mundo. Recorda a questão do equilíbrio entre turismo e preservação do património, um dilema típico de muitas cidades europeias.

A Thrilling Discovery of the Only Known Work by Female Renaissance Artist Caterina Angela Pierozzi: É fascinante descobrir obras de arte que se julgavam perdidas e esquecidas.

Is NFT art any good?: Mais ou menos. É como todo o tipo de arte. Há o sublime, o excelente, o mediano e o medíocre.

More Than 100 Days of War in Ukraine: O registo de cem dias de inexplicável e inqualificável violência na Ucrânia.

Nora Al-Badri: Um intrigante projeto artístico, que usa a inteligência artificial para recriar artefactos babilónicos, através de um algoritmo treinado com imagens de vestígios arqueológicos recolhidos por museus.