domingo, 19 de junho de 2022

URL

Esta semana, destacamos o novo Doctor Who, lançamentos de mangá e a recuperação psicológica pós-bom livro. Recorda-se o Clippy, robots artísticos e criatividade baseada em inteligência artificial. Ainda se fala do novo xadrez global, e das bombas de carbono criadas pela indústria petrolífera. 

Ficção Científica e Cultura Pop

70s-pop-80s:Artist: Kazuo Kamimura: O título diz tudo.

4820) "Deus ex Machina": Um olhar erudito para este artifício literário, entre o estereótipo e os desvios.

TOP GUN: MAVERICK, Lady Gaga e o SR-72: Com a estreia por perto, começa a promoção ao novo TopGun. Um filme que até é capaz de se safar bem nos cinemas. O azar dos atrasos nas filmagens induzidos pela pandemia é capaz de ser compensado com um sucesso comercial porque, com a guerra ucraniana, o militarismo voltou a estar na moda. Não espero muito do filme, mas o meu lado de puto de 9 anos interior apaixonado por aviões vai-me obrigar a ir ao cinema, só para ver os F-18s. 

Doctor Who: BBC Introduces Our Next Doctor, Ncuti Gatwa: Já temos o décimo quarto Doctor, e... bem, digamos que o coro de fãs rabiosos que já não lidavam bem com o último Doctor ter sido uma mulher, irá mesmo espumar com a "decadência e rendição ao wokismo" da série. Eu, por mim, só pergunto: Doctor Who é um alienigena que se mimetiza para ajudar uma Humanidade que ama. Porque é que tem de se resumir ao estereótipo do quirky british man? Esta série sempre foi progressista na sua visão, não surpreende esta abertura à diversidade, que, claro, também reflete a evolução dos espectadores e da sociedade em geral. O progressismo também é um mercado a explorar. Por mim, o que interessa é que Doctor Who seja sempre irreverente, quirky, inventivo, e resolva as crises com a sua chave de parafusos sónica.

We Do Talk About John Bruno's Debut Graphic Novel, Navigator: Um livro escrito e ilustrado por um artista de efeitos visuais que trabalhou nalguns dos filmes mais visualmente apelativos dos últimos anos. Pode ser interessante, ou pode não passar de um exercício de estilo.

BBC Reveals Secret "Woke Agenda" with Latest Doctor Who Casting: O Bleeding Cool, brilhante, a gozar com todos os "eu não sou racista mas.." que estão enfurecidos com o tom de pele do novo Doctor (pobres coitados, nem sabem se hão de exultar por já não ser uma mulher, ou derreter-se de fúria). Sim, há discriminação woke em Doctor Who. Para saber qual, terão de ler o artigo...

George Perez, Who Helped Define The Wonder Woman We Know Today, Has Died At 67: Quando comecei a ler comics, fiquei surpreendido com algo de inesperado - a invasão da estética da antiguidade clássica em Wonder Woman. Culpa deste criador, um dos grandes nomes dos comics do século XX.

Various – Thai Beat A Go-Go Volume 1 (Wild And Rockin’ 60’s Sounds From The Land Of Smile!) Garage Beat, Novelty, Luk Thung, Rock & Roll, Funk Music Album Compilation: Sons retro? Mas claro, estas compilações psicadélicas são sempre um delírio. A tocar em alto volume.

How To Recover Post-Great Book: Compreendo o drama, também passo pelo mesmo, quando um livro me agarra ou toca em especial. O remédio? Ler mais livros.

The Best History Books: the 2022 Wolfson Prize Shortlist, recommended by Carole Hillenbrand: Uma interessante lista de excelentes propostas de livros de história. Confesso que o God me deixou curioso, pela forma como parece desmontar os mitos cristãos.

Ilha dos Gatos, de Tokushige Kawakatsu: Ainda com poucos detalhes, mas as propostas da Sendai são sempre inesperadas.

Top Gun: Maverick Review: A High Flying Great Time At The Movies: Suspeito que será um belo filme para desligar o céu, e desfrutar dos aviõezinhos. Cérebro, não céu.

Tecnologia

Bob Larkin: Space opera pura.

Cathode Ray Context: Uma tecnologia hoje relegada para a retro computação, mas que foi essencial para a imagem nos ecrãs, e também com outras aplicações.

Mysterious armed robot tank spotted in Israel: Alguém disse tanques robóticos autónomos? Em Israel, estão a ser desenvolvidos.

Cómo funciona una sencilla sumadora mecánica del siglo XIX, antepasada de las calculadoras portátiles, vista por rayos X: Vá, um docinho visual para os fãs de engenhocas mecânicas. Uma calculadora mecânica a funcionar, vista ao raio-x.

Qué fue de Clippy, el célebre asistente de Microsoft que terminó defenestrado para volver 20 años después: Suspeito que a revalorização recente do Clippy se deva a uma certa nostalgia irónica do passado digital. Talvez, perante a incapacidade de distinguir se o que nos ajuda é artificial ou humano, este regresso a um ícone de ajuda pateta que funcionava mal nos alivie da pressão da inteligência artificial.

El repentino entusiasmo por una sociedad sin efectivo ni cartera física: la meta del geek y el acomodado, un drama para el pobre: Os prós e os contras de uma sociedade sem dinheiro físico, recordando que há pessoas que não têm condições para ter contas bancárias, que a tecnologia avaria (e as notas em papel não), dos riscos de hipervigilância, uma vez que todas as transações digitais são registadas. E, num pormenor curioso, que a experiência sueca de digitalizar ao máximo a sua economia foi revertida, porque a falta de dinheiro físico fez com que, de facto, o estado sueco perdesse um elemento de soberania e controle público sobre a economia.

The Dutch Tax Authority Was Felled by AI—What Comes Next?: Sabemos que o enviesamento de algoritmos é um dos graves problemas da Inteligência Artificial. Este exemplo é exemplar, as autoridades de finanças holandesas demitiram-se, na sequência de um escândalo que trouxe à luz desigualdades induzidas por erro algorítmico na atribuição de subsídios.

Metadados, a lei que nem sabias que existia e uma questão de privacidade: Uma excelente análise à decisão do Tribunal Constitucional em chumbar a lei dos metadados, a partir das denúncias da D3.

How A Smartphone is Made, in Eight “Easy” Blocks: Um olhar para os componentes essenciais de um telemóvel.

Is AI-generated art really creative? It depends on the presentation: Por esta altura, apenas os mais deslumbrados e tecno-optimistas é que ainda acreditam que os algoritmos são criativos (ajuda um óbvio desconhecimento dos conceitos de criativade e expressão artística). O que não quer dizer que não sejam tremendas ferramentas criativas.

A Popular Face Swap App Is Advertising Deepfakes on Porn Sites: Bem, na verdade não é nada de inesperado. As apps que nos permitem criar deepfakes com as fotos e vídeos que quiseremos têm este potencial, que pode levar a muitas situações complicadas. 

Newly-developed lensless camera uses neural network and transformer to produce sharper images faster: A malta já se queixa que as fotos dos mais recentes iPhones são estranhas, porque o resultado é determinado pelos algoritmos. Esta técnica é um passo mais adiante - é o algoritmo de visão computacional que determina o conteúdo da imagem que vê. Há aqui um lado poético, surreal, de visões artificiais que não correspondem ao real, mas sim à interpretação que o algoritmo faz do real.

Throwback: Creative Robotics: Quem disse que os robots industriais não conseguem ser elegantes e graciosos? 

This is the first image of the black hole at the center of our galaxy: Fascinante, contemplar o centro massivo da nossa galáxia. Ciência, no seu mais espantoso.

Google Maps is turning the world into one huge SimCity model: Se isto vos parece magia... uma palavrinha: fotogrametria, alicerçada na enorme base de dados de imagens de satélite e outros dados recolhidos pela Google. É o ingrediente secreto desta tridimensionalização do Maps.

Robots and Humans Make Murals Together: Das possibilidades artísticas da robótica e prototipagem rápida, associadas à criatividade humana.

Modernidade

If magazine, May-June 1970, cover by Jack Gaugh: Algo ominoso.

The best books on NATO, recommended by Mark Webber: Cinco livros para conhecer a história da NATO, a sua importância e significância contemporânea.

When did the Medieval Period End?: Marcar com rigor o fim da idade média é algo curiosamente controverso. Depende da nacionalidade do historiador, da perspetiva com que analisa o mundo.

What Did Medieval Peasants Know?: Desafiar a visão da idade média como um tempo primitivo e obscurantista. Foi complexo, culturalmente rico, e muito turbolento.

Tour Persian Persepolis: Uma nova exposição virtual permite-nos mergulhar na antiga Pérsia, nis seus vestígios arquitetónicos e culturais.

O Massacre de Nanquim: Recordar uma das maiores atrocidades da II Guerra, o massacre selvagem dos habitantes da cidade de Nanquim às mãos das tropas japonesas. Onde, numa curiosa inversão da história, o cónsul da Alemanha nazi na cidade se tornou uma força salvadora, ao garantir refúgio para chineses no consulado e escola alemã da cidade. Um momento incómodo da história, que colide com a imagem do Japão no pós-guerra.

The World Order Reset: Via John Naughton, cujo Memex é uma leitura obrigatória, este muito longo artigo sobre o corrente estado das coisas. Da inesperada fragilidade do imperialimo russo e as suas consequências, ao balde de água fria sobre uma China que esperava uma europa e américa mais decadentes e desunidas, ao ressurgimento da NATO, União Europeia e Estados Unidos face à depredação russa, ao surgir de um mito nacionalista ucraniano forjado no campo de batalha (que, se vos parece coisa típica das patetices dos extremistas de direito, basta olhar para a forma como nos vemos face aos espanhóis para perceber que é, realmente, assim que criam unidades e nações), ao uso de snações e sistema financeiro global como arma, até à fragilidade deste suposto momento de vitória ocidental. É uma leitura longa, que não nos oferece conclusões fáceis, dá imenso que pensar.

Soft Scenes of a Rough Life of Labor: Uma visão de aparente bucolismo, sobre a brutalidade do trabalho precário.

EXTREMACH LOOP EM TALAVERA: Um pouco de eye candy aeronáutico, registo de spotters que visitaram a base espanhola de Talavera.

Man Swims Through Ocean Garbage Patch for Months, Finds Amazing Life: O que não significa que este seja um ecossistema benévolo. Aliás, arrepia a descrição do mergulho em zonas onde o plástico se acumula abaixo da superfície.

U.S. Congressman Proposes Bill To Strip Disney Of Long-Held Copyrights: Comecei a ler isto com uma certa esperança de que se moviam forças políticas para reformar as políticas de direitos de autor mais a favor da cultura livre e aberta. O efeito Disney, a extensão sobre extensão de direitos muito para lá da morte do criador original, tem mantido o rato Mickey sob a sua alçada mas garantido imensos trabalhos esquecidos, orfãos, e um empobrecimento generalizado da cultura (notem, não sou anti-direitos de autor, mas sejamos razoáveis, fazem algum sentido após o falecimento dos seus detentores?). Mas não, a iniciativa vem de um daqueles políticos americanos perfeitamente doidos, que quer cercear os direitos de autor da Disney para travar o que apelida de agenda woke da empresa. Arre que é burro.

INDEX: “Uma bienal ligada à arte e tecnologia promove uma problematização desta área”: Braga é um local interessante no que toca à arte digital, o projeto GNRation tem propostas fantástica. Agora teremos esta bienal, e para enorme azar, não a posso visitar.

Neoliberalism Has Poisoned Our Minds, Study Finds: Daquelas análises que não surpreendem, chama-se a perda progressiva de sensibilidade. 

Revealed: the ‘carbon bombs’ set to trigger catastrophic climate breakdown: Se há artigo a ler, é este. Uma análise implacável, que desmonta a falácia dos discursos ambientalistas de políticos e empresas energéticas. Enquanto publicamente falam do seu compromisso com tecnologias verdes e sustentabilidade, em privado aprovam investimentos massivos na extração de combustíveis fósseis, e gozam dos lucros inflacionados pela situação em que vivemos (a invasão da Ucrânia tem sido um verdadeiro brinde para as petrolíferas). Entretanto, aquecimento global? Alterações climáticas e suas consequências? Que se lixe, certo?