domingo, 15 de maio de 2022

URL

Esta semana, recordamos o filme Aeroplano, descobrimos os nomeados para os Hugo, e o mais recente lançamento do Projeto Adamastor. Olha-se para o Windows 3.1, poesia gerada por inteligência artificial, e as capacidades do DALL-E2. Reflete-se sobre a história da II Guerra, a forma como comunicamos, e a literatura em tempos de guerra.

Ficção Científica e Cultura Pop


Robert André: Colonizar as luas.

Fabio’s Legacy Is Controversial: É um dos símbolos mais kitsch da literatura pop, nicho romance - as capas onde um modelo bem fornecido de músculos e farta cabeleira loira segura uma donzela rendida aos seus encantos. 

The Lost Art Of Comics Corner Boxes: Algo que agora anda esquecido, mas os retângulos no topo das capas dos floppies, espaço reservado para os selos da Comics Code Authority, eram um espaço que não era desperdiçado para a narrativa visual.

Airplane!: The Unexpected Flight Of A Comedy Classic: Um dos primeiros filmes, e dos mais brilhantes, dos realizadores e argumentistas Zucker e Abrams, que nos legaram alguns dos filmes mais absurdos e hilariantes dos anos 80. Este é um daqueles que aguenta o teste do tempo, continua tão absurdo e divertido hoje, como quando estreou.

Shelf-promotion: the art of furnishing rooms with books you haven’t read: Confesso que, como bibliófilo convicto, me confesso horrorizado por saber que há quem preencha prateleiras ao quilo, apenas para parecer culta nas videoconferências. Pior, que há decoradores de interior especializados nisso. Bem, certo, horrorizado, mas não surpreendido, profundidade de conhecimento e figuras mediáticas são duas ideias que não costumam andar de mãos dadas.

Spotifictional: canciones auténticas de artistas de ficción que sólo existen en las series y películas: Com vontade de recordar canções de bandas ficcionais criadas para filmes? Há um site para isso.

Na prisão: Recensão à mais recente proposta editorial da Sendai, que, mantendo a sua linha editorial, se distingue por ser inesperada e muito fora da caixa do mangá pop.

A Field Guide to 24 Cinematic Draculas: Se Bela Lugosi nos legou a imagem verdadeiramente icónica, do aristocrata de capa negra, o cinema tem sido prolífico em reinventar o clássico sugador de sangue.

When Crosswords Became A Craze (100 Years Ago): De enchimento de espaço vazio em jornais a um dos passatempos mais respeitados.

The 2022 Hugo Award Nominations Are Here: A lista dos nomeados para os prémios Hugo deste ano. Vou torcer pela Arkady Martine, estou a adorar a trilogia Teixcalaan.

A Map Of The Observable Universe: Uma perspetiva algo geocêntrica, no sentido em que mostra aquilo que conseguimos vislumbrar do vasto universo.

A fauna de Marte, por Moebius: O sempre interessante Sci-Fi Tropical recorda-nos um trabalho algo obscuro, mas como sempre, brilhante, do enorme Jean Giraud.

Vozes Femininas: Antologia de Escritoras Lusófonas: O sempre excelente Projeto Adamastor traz-nos mais uma edição digital dedicada à preservação da literatura portuguesa, desta vez com  uma antologia de contos no feminino.

Tecnologia


The Time Tombs: Luz ao fundo.

Retrotechtacular: The Transatlantic Radiotelephone System of the 1930s: Um curioso, partindo de muito elegantes soluções técnicas, sistema de videoconferência transatlântica dos anos 30.

Wordle Comes to the Nokia N-Gage Thanks to New SDK: Esperem, estamos a falar o N-Gage? O telemóvel-consola de jogos que a Nokia lançou nos inícios do século XXI? Sim, estamos.

Meet the Lunar Gateway’s Robot Caretakers: A exploração espacial requer robots inteligentes e autónomos. Para a futura estação Gateway, estão a ser desenvolvidos robots com estas características.

Windows 3.1 Turns 30: Here’s How It Made Windows Essential: Recordar o Windows 3.1, que não sendo o primeiro interface gráfico Windows, foi aquele que era suficientemente bom para alastrar.

The venerable mainframe rolls on at IBM with the release of the z16: Mas, ainda se desenvolvem mainframes? Claro. Continuam a ser máquinas potentes para desempenhos específicos, que requeiram forte poder computacional.

Epic’s new RealityScan app can make 3D models from smartphone photos: Ainda não tive tempo de experimentar a fundo esta nova app de scan 3D com fotogrametria, mas no primeiro impacto não fiquei muito impressionado, logo por um pormenor - a app guia-nos num processo de fotografia sucessiva. Algo que hoje soa desatualizado, sabendo que outras apps (mesmo gratuitas, e para Android) gerem o processo de captura de forma mais fluída, similar ao vídeo. De qualquer forma, um dos pontos interessantes desta app é prometer chegar ao ecossistema Android, onde rareiam aplicações para digitalização 3D.

Poetry & digital personhood: Este ensaio sobre poesia gerada por inteligência artificial consegue ser muito perceptivo sobre os modos como a criação artística depende de sentidos. Há o sentido que quem vê, lê ou ouve retira, e aí sim, as produções de algoritmos, que são na verdade o resultado de aplicação de regras com  maior ou menor nível de aleatoriedade, mas desprovidas de intencionalidade, parecem-nos vibrantes, criativas, uma nova forma artística. Mas há outro nível de atribuição de sentido, de significado a uma obra, que os algoritmos nunca conseguirão atingir (a menos que se tornem verdadeiramente inteligentes e capazes de sentir emoções): o significado dado pelo artista no ato de criar, a lógica interna de sensações, intuições e memórias que o leva a fazer escolhas estéticas, a sentir a necessidade de criar, de colocar cá fora as suas ideias e percepções. Será esse o carácter que sempre faltará aos resultados dos algoritmos artísticos. São interessantes, geram objetos fascinantes, colocam a nu o lado mecânico, algorítmico, da criatividade. Mas as linhas de código criadoras fazem-no por reação a inputs, não por sentimento intrínseco.

This horse-riding astronaut is a milestone in AI’s journey to make sense of the world: Devo dizer que estou espantado com o hiperrealismo que o DALL-E2 está a mostrar ser capaz de atingir, é toda uma nova dimensão de geração de imagens utilizando inteligência artificial.

Museum Of Endangered Sounds: Um arquivo daqueles pequenos sons que estão para sempre ligados a tecnologias específicas, desde toques de telemóvel a avisos de sistema. Se os puserem a tocar todos em simultâneo, a experiência é surreal.

Should Right-to-Repair Laws Extend to Bionic Body Parts?: O que fazer quando uma tecnologia assistiva ou implante biomédico se torna obsoleto, ou a empresa que os desenvolveu desaparece?

iRobot Launches Create 3, With ROS 2 Built In: A empresa criadora dos robots aspiradores também tem fortes aspirações (desculpem, não resisti!) ao mercado educacional, e acaba de lançar novos robots educativos.

The Company That Wants to Bring Holograms Into Every Home: Colocar esta tecnologia sob o tópico de nova forma de comunicação interpessoal é uma boa estratégia, mas suspeito que dificilmente passará de gadget. Mas não me importo se se mostrar que estou enganado.

The First Digital Camera Was the Size of a Toaster: Em 19775, engenheiros da Kodak criaram a primeira câmara digital. O prelúdio de uma revolução (que viria a exterminar a própria Kodak), e era impensável à altura a forma como as lentes se iriam tornar ubíquas na vida comum.

Modernidade



Chris Moore: Futurismo limpo.

All Creatures Great and Small: O sofrimento ucraniano, visto pelo olhar das criaturas mais inocentes, os animais. Se comove, a forma como mesmo sob fogo, os ucranianos não abandonam os seus animais, estes também se tornaram mais uma arma, sendo alvos de russos.

4,000-year-old boat recovered near Uruk: Os vestígios de uma das embarcações dos tempos da Suméria, agora descobertos para estudo arqueológico.

A New History of World War II: A II Guerra, vista sob uma perspetiva de luta de impérios colonialistas. Por um lado, países que colonizavam grande parte do planeta, por outro, países que tinham ficado de parte nas grandes partições coloniais do final do século XIX, e tentaram usar a força militar para mudar isso. Não é um ponto de vista confortável, geralmente colocamos a II Guerra sob a perspetiva do combate pela democracia contra a tirania, mas a verdade é que todas as democracias combatentes se apoiavam em impérios coloniais - que, em consequência das movimentações trazidas pelo pós-guerra, acabaram por ter de abrir mão, mas não sem conflitos muito pouco pró-democráticos.

Behind the Ukraine war: Charles Stross, a ser certeiro. A inépcia militar russa no terreno seria hilariante, senão pela violência, e, porque apenas invadir sem razão lógica um país não era suficiente, crimes de guerra.

Ponle el cinturón, protege su vida: qué dice la nueva regulación de la DGT sobre el transporte de mascotas: Confesso que não sei se por cá, o nosso código da estrada também legisla sobre isto. Mas sei que para segurança da minha cadela (e minha), adaptei o cinto de segurança para o seu arnês.

Overseen Text Messages: True story. Estava ao amanhecer no aeroporto de Lisboa, a aguardar por colegas e alunos de partida para uma viagem Erasmus+. Pelo canto do olho, reparei que mesmo ao meu lado no átrio do aeroporto uma jovem viajante falava em videoconferência. Toques de modernidade, penso, ainda fascinado com a forma como as tecnologias de comunicação esboroam distâncias. De relance, vejo com quem ela estava a falar no ecrã. Pareceu-me estranho, parecia-me que estava a falar para uma salsicha com uma mão agarrada. Bem, não era uma salsicha, e afinal a despedida antes da viagem estava a ser... digamos que muito amorosa, pelo menos de uma das partes. Fiquei dividido entre o estarrecido, o chocado, e uma forte vontade de me rebolar a rir. Ainda a viagem não tinha começado e já tinha uma história para contar. Recordei-me disto ao ler sobre este projeto fotográfico, que se foca nos vislumbres aleatórios que temos dos ecrãs de telemóvel das pessoas com quem nos cruzamos, vislumbres do acaso que, em breves momentos, nos dizem algo sobre a intimidade das pessoas anónimas.

Tech workers describe detentions and interrogations as they flee Russia: Com a Rússia transformada em estado pária, as elites técnicas e intelectuais procuram sair do pais, sabendo que dentro das suas fronteiras, não têm futuro.

A guerra não é tempo de literatura: E, no entanto, a literatura é ao mesmo tempo um refúgio em tempos de guerra, e uma lente que ajuda a recordar e compreender os tempos difíceis.

Erasmus In The 21st Century: Reler o pacifismo de Erasmus no século XXI soa estranhamente atual. Em parte, pelo humanismo puro de Erasmus, mas também, e aqui por uma razão tenebrosa, porque a sede de sangue e poder, o abuso militar sobre os povos, a vontade de conquista para satisfazer egos, não só não se extinguiu como caracteriza os tempos de hoje. Infelizmente.

We’re All Being Manipulated the Same Way: Sobre a manipulação dos media digitais, algo que acontece de forma sistemática, ao serviço do autoritarismo.

Why Ukraine Is Winning: A estratégia vencedora dos ucranianos - explorar as fraquezas dos inimigos, atacar de forma multimodal, negar superioridade aérea, e apostar em unidades flexíveis, entre guerra tradicional e guerrilha. A guerra, infelizmente, ainda não terminou, e está a decair numa fase violenta de crimes de guerra contra civis, mas até agora, a estratégia ucraniana tem-se revelado fundamental para a sua sobrevivência.

Hypothesis: Arts Education Access Is a Human Rights Issue: O acesso à cultura é um direito humano,  sendo a educação artística a forma mais equalitária de o promover.

Mushrooms communicate with each other using up to 50 ‘words’, scientist claims: Arquivar em observações da natureza que nos levam a questionar os níveis e limites da inteligência.