domingo, 17 de abril de 2022

URL

Esta semana, olha-se para Nightmare Alley, as pinturas matte da ILM e a sonoridade eletrónica de Doctor Who. Fala-se de robots para resolver Wordles, téncnicas para robótica autónoma, e artistas que usam programação como arte. Ainda se reflete sobre marotices vintage, utopias arquitetónicas e as origens geográficas da humanidade. Outras leituras vos aguardam, nas Capturas da semana. 

Ficção Científica e Cultura Popular

“Atomic Curse in the Blood”: Claramente pulp.

The best "paranoid science fiction" books: Lá por não nos sentirmos perseguidos, não quer dizer que não estejamos a ser perseguidos. Uma lista de sugestões da melhor ficção científica que nos leva a questionar o real, e as suas perceções.

Evento: Conversas convergentes – 12 Março: Infelizmente, isto foi divulgado muito em cima e não pude visitar, mas espero que a iniciativa se mantenha.

The Walking Dead S11: Greg Nicotero Goes Walker This Weekend (VIDEO): Uma das características de Nicotero é o seu bom humor, este especialista em efeitos especiais gosta muito de se submeter às extensivas caracterizações monstruosas que cria, e fazer cameos em séries e filmes.

Nightmare Alley (2021): Uma análise ao mais recente filme de Del Toro, que... é interessante, com uma estética e figurinos brilhantes. Mas demasiado longo, suspeito que este seja um efeito do streaming no cinema, o criar filmes muito longos que podem ser revistos como mini-séries. Um dos pormenores que notei no filme foi um padrão de encerramento de arcos narrativos ao estilo de episódio, algo que faz sentido numa série, mas não num filme.

Heardle is like Wordle for pop music: Um clone sonoro do Wordle. Obsessões de cultura pop, quando atacam e se espalham como fogo no mato, nunca se ficam pelo ponto de início. 

Praise, Trophies, and an Ode: Rediscovering My Love for the Classics: Um olhar para as letras verdadeiramente antigas, as palavras que nos chegaram da antiguidade grega e romana.

INDUSTRIAL LIGHT & MAGIC: THE MATTE ART - Part One: O inestimável, e raro, Matte Shot volta a publicar um dos seus enormes artigos. Cheio de preciosidades da pintura de cenários para cinema, como sempre. Este é dedicado à Industrial Light and Magic, e reparem quantas cenas de Star Wars ou outros filmes de George Lucas são compósitas, combinando imagem real com pinturas matte tão detalhadas, que nem damos por isso.

Remixing the Doctor Who Theme: O som distinto do genérico da clássica série britânica é inesquecível, e o produto da muito experimental oficina de música eletrónica da BBC.

Doctor Who: A Look at Amy Pond's Final Adventures with The Doctor: "Come along, Pond" era um dos trocadilhos mais geniais das temporadas desta peculiar, e muito forte, companion de Doctor Who.

4800) Cinco fugas da prisão: Se há uma prisão, há tentativas de fuga, como mostra com elegância este divertido texto.

The Influencers of Their Day: Entre uma vida algo boémia, avessa a convencionalidades, e as redes de amizades em setores influentes da sociedade, os artistas modernistas funcionavam de forma muito similar aos influencers de hoje.

The Sheer Vastness of Information Makes Keeping Accurate Historical Records Impossible: Parece prometedora, esta obra de contos sobre a forma como nos relacionamos com as iconografias da modernidade.

How Much Medieval Literature Has Been Lost Over the Centuries?: Não é um bom augúrio, verificar este efeito do tempo sobre a cultura humana. Que ideias, que palavras, que histórias teremos perdido, irremediavelmente?

Do Self-Reproducing Probes Dream Of Electric Cats: Phildickensianismo, ou a sensação que a realidade que nos rodeia não seja, realmente, real.

Announcing: The 2022 Hackaday.io Sci-Fi Contest: Uma call para projetos que cruzem a cultura maker com a ficção científica. Réplicas, cosplays e outros objetos têm espaço nas suas categorias.

Tecnologia

Photo: Sem crédito, mas com uma interessante justaposição de futurismo e retro.

DeepMind’s new AI gives historians a powerful new tool to interpret the past: Combinando a experiência e conhecimento humano com a capacidade de deteção de padróes dos algoritmos, consegue-se o impossível, decifrar textos em que parte das inscrições foi perdida.

Las plantas de automóviles de toda Europa están cerrando por ahorrar cinco euros en una pieza. Su proveedor es Ucrania: Quem diria que basta a escassez de uma abraçadeira para paralisar a indústria automóvel.

Kawasaki’s Robot Ibex: Can It Be Tamed?: Uma proposta algo bizarra, no campo da robótica quadrúpede. Simular um Íbex é inútil, mas não deixa de ser divertido. O ponto interessante, é o perceber que esta forma de robots, com quatro patas, se revela das mais adaptáveis e robustas.

Tiny, Solid-State Lidar Raises Stakes in the Megapixel Race: Isto tem um potencial enorme. Miniaturizar e embaratecer sistemas de Lidar vai permitir avanços na visão computacional, especialmente se aplicada a dispositivos móveis.

WebGPU… Better than WebGL?: Técnicas para criar processadores gráficos virtuais, no browser.

Cómo resolver un wordle de forma fácil usando el método (robótico) más complicado posible: Tecnicamente, usar isto é dupla batota. Pelo lado óbvio, usar um robot para resolver o puzzle, mas também porque o robot tem acesso à base de dados de palavras do Wordle. Ou seja, é demasiado sneak preview.

Moon Patrol: U.S. Military To Extend Its Reach 239,000 Miles Into Space: Nestes tempos de guerra em que tudo parece estar a militarizar-se, uma notícia destas soa a um misto de impossibilidade e ameaça militar. Na verdade, é mais simples, os sistemas de rastreamento espacial já são capazes de deteção em órbita lunar, mas não necessariamente das ameaças que pensamos. Estes sistemas vigiam satélites fora de controlo, ou asteróides, entre outros perigos no espaço.

Geographic Hints Help a Simple Robot Navigate for Kilometers: Uma abordagem interessante à autonomia robótica, que combina redes neuronais, visão computacional e GPS num robot capaz de decidir percursos de forma autónoma.

The Battle of the Gauges: Como bem sabemos por cá, a questão das bitolas ferroviárias é um problema. E foi pior, no início, quando diferentes sistemas coexistiam. Esta pequena história mostra-nos o porquê da necessidade de sistemas de padrões.

Are Apple Trying To Patent The Home Computer 45 Years Too Late?: O Hackaday recorda-nos que a recente patente da Apple, que se se traduzir num produto, irá de certeza ser vendida como uma incrível e impensável inovação que só os genios de cupertino poderiam conceber, tem raízes muito mais atrás do que o mais recente Raspberry Pi. A história da computação recorda-nos os computadores caseiros dos anos 80, dos quais por cá se destaca o lendária ZX Spectrum. 

Robot Photographer Has Eye for Aesthetics: Um projeto curioso, que usa um robot para fotografar, correndo algoritmos treinados em dados estéticos. 

The Benefits of Peripheral Vision for Machines: Técnicas e tecnologias para trazer à visão computacional algo que nos é inato, a capacidade de percecionar algo que esteja na periferia do foco de visão. 

El hundimiento de BQ, contado desde dentro: "En 2017 ya sabíamos que íbamos a acabar así": Uma história do desaparecimento da BQ, que parecia ser uma alternativa espanhola na indústria dos smartphones. Um misto de crescimento rápido, altos e baixos de tecnologia, produtos promissores, expansão excessiva, e má gestão por parte de uma empresa que lhe adquiriu o capital, mais em busca de extrair o know-how técnico do que em manter a marca. É curioso, descobrir que pelo menos algo da BQ sobrevive, a sua divisão educacional. Tornada independente antes da aquisição da empresa-mãe, mantém-se viável.

Chronology: Piloted Flybys 1.0: Uma recolha de projetos de exploraçáo espacial nunca construídos, que especulavam sobre as fronteiras da exploração espacial, quer tripulada quer robótica.

These artists are making tiny ROMs that will probably outlive us all: Um projeto intrigante no cruzamento entre tecnologia e arte. O objetivo é desenvolver software simples e robusto, capaz de ser facilmente emulado em qualquer sistema ou plataforma.

Russia Is Preparing to Cut Itself Off From the Global Internet: Apesar do título bombástico, a notícia tem mais nuances. Em parte, os responsáveis russos querem proteger os seus sistemas e sites de interferência externa. O que desperta a atenção é a vontade russa de transferir os serviços de DNS para servidores russos, o que de facto lhes permitiria desligar-se da internet global. Algo que seria um péssimo passo, reforçando o isolamento do país e dando aos autocratas que pululam por aí um exemplo de balcanização digital.

The Invisible Battlefields of the Russia-Ukraine War: Notas sobre a guerra informacional ucraniana, que se combate entre redes sociais e ciberataques.

Modernidade


Unto Him That Hath: Batalhas no espaço.

Endurance shipwreck has finally been found in pristine condition: O mais espantoso é ver as imagens deste destroço naval com cem anos, e perceber o elevado estado de preservação.

Researchers Trace the Origin of Venus of Willendorf to Northern Italy: O longo caminho de uma das mais icónicas peças de arte pré-histórica, que viajou com os humanos que a criaram e veneraram.

Sem balas de prata: a economia política da guerra financeira com a Rússia: Face ao assalto militar, qual o potencial das armas financeiras para travar a agressão russa? A curto prazo, poucas, mas a médio, o futuro da Rússia irá ficar comprometido. Resta saber que consequências trará toda esta situação. Confesso, apostando que muitos partilham disto, preferia muito mais ler sobre isto nos livros de história do que a estar a viver, mesmo neste nosso canto à beira Atlântico. 

ICANN won’t revoke Russian Internet domains, says effect would be “devastating”: Na verdade, faz sentido. Por muito que a invasão russa nos revolte, queremos mesmo transformar a Rússia num estado pária, isolado do mundo, uma nova Coreia do Norte? As sanções, e o corte de relações comerciais que delas advêm, correm esse risco de isolamento total do país. Agora, a quente e com balas e bombas a cair sobre os ucranianos, é o que queremos, mas talvez os riscos de transformar a Rússia num estado pária a longo prazo, sejam demasiado grandes. 

The Pleasure Pad: Para relaxamento masculino. Vou só deixar isto aqui, em modo de bom humor, mas sublinhando os cruzamentos de mau tom entre machismo e capitalismo. Um produto que hoje seria totalmente impossível hoje, fora do contexto do que se venderia numa sexshop.

T Zero: A Roman view on art, science and society: O cruzamento entre artes e ciências, visto quer pelo olhar de artistas contemporâneos, quer por artefactos históricos. 

Condenações claras: Uma análise sobre a invasão da Ucrânia, que foge ao binarismo, e nos recorda as múltiplas causas desta crise. Sem desculpabilizar o crime cometido pelo regime russo.

Ya sabemos dónde se originó la humanidad: en la coordenada 19.4N, 33.7E (aproximadamente): Um fascinante exercício de genealogia genética, que traçou a raiz do ADN humano a uma localização geográfica específica.

There Are Many Things Worse Than American Power: A decadência, e os abusos, da ordem ocidental tem sido um dos leitmotivs das reflexões sobre o relativismo cultural e político. Mas, como intuímos ao olhar para o autoritarismo chinês, ou sentimos com os crimes da guerra russa contra a Ucrânia, a forma de estar ocidental está sob ataque cerrado das forças obscurantistas. 

O regresso do inverno nuclear?: A agressão russa sobre a Ucrânia veio levantar este espectro, que embora nunca tenha saído de cena, pensávamos já ter sido ultrapassado.

“The Father Of Computer Art”, Charles Csuri, Dead At 99: Um dos grandes pioneiros da arte algorítmica, que soube olhar para o computador como mais do que uma ferramenta de cálculo, percebendo na sua linguagem específica um elemento de criatividade.

O estranho caso da sobrevivência do luso-tropicalismo: Um olhar sobre a falsa ideia da inexistência de racismo histórico.

Starchitecture Dreaming: Their Dystopian Dreams Of Conquering Nature: Por detrás dos planos mais arrojados das propostas de arquitetura e urbanismo, estão algumas noções perigosas, especialmente no que toca ao isolamento e proteção de grupos reduzidos. O texto é divertido, com uma das mais certeiras críticas às visões de cidades protegidas por redomas que já li.

Minimalist Wordle Grid Art: A estética minimalista do Wordle, aplicada aos clássicos da arte plástica.