domingo, 13 de março de 2022

URL

Esta semana, destacamos curiosidades do Portugal seiscentista, o centenário de Ulisses e livros banidos. Olha-se para empresas portuguesas que desenvolvem robots, criação de deepfakes e o real potencial dos NFTs. Reflete-se sobre vestígios da arte romana, objetos esquecidos e árvores lunares. Outras leituras vos aguardam, nas Capturas da semana. 

Ficção Científica e Cultura Pop


Ed Emshwiller: Cuidado com a vegetação.

Forget reading Thomas Piketty. Try a bit of Terry Pratchett: É divertido ler os cinzentos economista do Financial Times a falar de Pratchett como um escritor capaz de falar de desigualdade e injustiça capitalista. Nota: num comentário late-stage capitalista, por esta hora o artigo já deve estar em paywall.

Lore is a podcast that explores the dark origins behind common folklore: Quem conta um conto acrescenta um ponto, diz com muita pontaria o ditado. Mas até os contos mais exóticos têm um ponto de origem, por vezes real, e este podcast explora isso.

David Schleinkofer: Nas luas de Júpiter.

4790) Cinco pragas (3.2.2022): Cinco elegantes e inesperadas pragas. A última... é tão, tão literária.

Has Literature Ever Changed the Course of History?: Sabemos que a literatura muda mentalidades e modos de ver, mas poderá também alterar a sociedade? Um debate que mostra que já o fez, nalguns casos específicos, mas também que se o faz, é por fazer parte do devir dos tempos contemporâneos.

Dylan Dog #1: A Despedida: Das capas, e das boas histórias que caracterizam o clássico personagem da Bonelli.

'Moonfall', o por qué nos siguen fascinando las películas de catástrofes en tiempo catastróficos: Bem, há o prazer da destruição elegante em extremo prejuízo. A premissa deste filme parece-me tremendamente silly, mas suspeito que visualmente, valerá a pena a ida ao cinema. Edit: Já o fui ver. Foi desligar o cérebro durante 120 minutos. Forte candidato aos razzie awards. É por causa destes filmes que a ficção científica não se livra da má fama. Não deixa de ser divertido, e daria um drinking game indutor de coma alcoólico. Se sempre que a história dê mais uma volta para o absurdo, os efeitos especiais sejam questionáveis, o desempenho dos atores seja cringe, as falas cheesy, se atire mais um lugar comum de ficção científica para a fogueira, ou haja calinadas científicas (e não pensem que são só a física e astronomia a sofrer, as ciências sociais também choram), se bebesse um copo, não haveria adega que aguentasse. Suspeito que o filme tenha sido desenvolvido com o fim expresso de ser tão, tão mau que se torna bom. Mas é apenas divertido.

Photo: Do clássico Dracula da Marvel. O personagem com os óculos estranhos? Blade, que se viria a tornar um dos personagens icónicos da Marvel, a partir de mero secundário nos comics de horror.

ComiXology Disappears From Web On February 17th? App & Amazon Only: Porque o gigante da edição digital ainda precisava de crescer mais. 

MARGINÁLIA E IMAGINÁRIO: Duas anedotas seiscentistas: Entre confusões entre macacos amantes de maquilhagem feminina condenados à morte e poetas caídos em desgraça, e poetas que apesar da morte infeliz ainda tinham amigos a escrever elegias sublinhando que a sua morte poderia ter sido ainda mais infeliz. Duas fantásticas anedotas da vida intelectual e cortesã do Portugal seiscentista, contadas pelo sempre fascinante olhar de David Soares.

Heeding James Joyce’s “Ulysses”: O romance que é a obra máxima do alto modernismo literário comemora cem anos. Um daqueles livros que é de leitura obrigatória para amantes profundos da literatura, um desvario linguístico que é agora um justo clássico.

Read the Books That Schools Want to Ban: A lista de livros desta semana é composta por obras que os famosamente cretinos danados de boas intenções dos comités escolares americanos se esforçaram por banir. 

Alan Guttierez, 1983: Sonhos clássicos.

Tecnologia


Photo of the Day: Preparing for a Moonwalk at the Lunar South Pole...: É difícil levar a sério projetos de exploração lunar (demasiados projetos cancelados ou que não passaram de conceitos), mas é bom ver que há astronautas em processo de treino. Será que poderemos ter esperança de voltar a ver passos humanos na Lua?

Meta brings 3D avatars to Instagram, rolls out new options for Facebook and Messenger: Preparem-se para o dilúvio de irritantes avatares 3D em estilo cartoon insosso. Será uma enxurrada súbita quando a moda pegar e todos acharem aquilo fixe, depressa decairá para algo batido. Até porque, já tivemos uma antevisão disto com a moda dos bitmoji.

Speculation in the Metaverse: Até parece que isto é algo de novo. Para lá das túlipas, há que recordar os tempos em que o Second Life definia a ideia de metaverso, e sim, nessa altura havia empresas e instituições a pagar bom dinheiro por terrenos virtuais. Plus ça change...

Sites com Google Fonts violam RGPD na Europa: Difícil decidir se o princípio do tribunal faz sentido, ou é uma visão exagerada sobre o tráfego intercontinental de dados pessoais.

DeepMind’s AlphaCode AI writes code at a competitive level: Ainda não substitui os programadores humanos, mas automatiza tarefas complexas.

Scientists are building an AI-powered robot to take apart your phone: Uma ideia que faz todo o sentido, tendo em conta a quantidade de lixo eletrónico que a sucessão de modelos de telemóveis gera.

Facebook loses users for first time ever, market cap drops by $200 billion: Não há grandes surpresas aqui. Há limites para o crescimento de uma rede social, especialmente quando fica associada a uma certa faixa etária e deixa de atrair novas gerações. Para além da (piada negra) morte de utilizadores, também se nota um desgaste e afastamento de outros utilizadores que se cansaram do ambiente tóxico que a rede social não combate, ou da mercantilização dos seus dados.

Our Solar System in True Color Is Really Something Else: Recordar que as fabulosas imagens do espaço que vemos... na verdade, não correspondem às cores reais das estrelas e planetas. Em ciência, usam-se imagens em cor falsa que nos permitem ver para lá do espectro da visão humana.

Generadores de edificios brutalistas de la «era post-soviética» y de Shanghái mediante programación por procedimientos: Uma ferramenta interessante que, dentro do Blender, permite geração procedimental de má arquitetura brutalista.

3D Printing Goes Near Infrared: Mais uma nova abordagem à impressão 3D, desta vez investigando o potencial dos infravermelhos na impressão de resinas.

The Internet Is Just Investment Banking Now: Uma observação muito incisiva de Ian Bogost - a moda dos NFTs é um indicador de novas formas de financialização do virtual.

Google wants schools to teach Chromebook repair classes: Como é que se resolve o problema de apoio técnico de hardware no ambiente de alto desgaste das escolas? Ensina-se alunos a reparar. Suspeito que o nosso programa Escola Digital, se sobreviver e se tornar sustentável, é capaz de seguir este caminho, porque o corrente procedimento de análise local e envio para reparação pelos fornecedores irá tornar-se insustentável a curto prazo.

Dive Into the Confusing and Manipulative World of Deepfakes Through This Chilling Show at the Museum of the Moving Image: Uma exposição entre arte e tecnologia, que nos obriga a refletir sobre o potencial dos deepfakes.

The Invention of Battlezone: O desenvolvimento de gráficos vetoriais e a criação do primeiro jogo que tentava simular um ambiente tridimensional.

DEEP JOURNEYS: Um curioso projeto a tirar partido dos zooms criados por algoritmos VQGAN.

IDMind: Para a lista de empresas portuguesas de que pouco se fala, mas fazem um trabalho muito interessante de desenvolvimento de tecnologias nas áreas da robótica.

DarkPattern.Games: Um site dedicado à curadoria, mostrando que jogos usam dark patterns para se tornarem aditivos.

Modernidade


Pompeii’s Long-buried Frescoes Come Back to Life: Se ir a Pompeia e contemplar os maravilhosos frescos romanos não é opção muito acessível, temos exposições virtuais que nos deixam visitar, virtualmente, este rico e apaixonante património pictórico. A pintura romana é deslumbrante em absoluto.

The Ancient Art of Organized Labor: A arte mantém a memória do trabalho, através da representação. E, também, o fantástico pormenor de a primeira greve registada na História ter sido feita por artesãos no antigo Egipto, protestando contra a falta de pagamento pelo seu trabalho. Plus ça change... milénios depois, a coisa não mudou muito nesse aspeto.

North Korea Launches Missile Into Space, Releases Photo of Earth: Bem, isto não é algo que se possa qualificar de boa notícia. Os norte-coreanos não estão com especial interesse na exploração científica e comercial do espaço. O objetivo deles é construir mísseis intercontinentais, e este lançamento mostra que estão a avançar nisso.

We Almost Forgot About the Moon Trees: Um pormenor poético da história da era espacial. Plantadas um pouco por todo o mundo, há árvores que nasceram de sementes que foram levadas à Lua, na missão Apollo 14.

The long-term impact of Covid-19: Recordar que um dos principais problemas trazidos pela pandemia não é a infeção no imediato, mas sim as consequências desta a muito longo prazo. Algo que conhecemos mal, mas pelos dados de que se dispõe, poderá haver sequelas neurológicas graves pós-infeção, que só se manifestarão daqui a alguns anos. Não é uma perspetiva animadora.

Even more spectacular Rome in 3D: Antiguidade clássica e reconstrução 3D. Preciso de dizer mais?

Francis Bacon’s ‘Screaming Pope’ Embodied Postwar Anguish—Here Are 3 Surprising Facts About the Influential Painting: Três notas, entre o pessoal e o histórico, que nos dão um novo olhar para uma das obras mais marcantes do pintor inglês.

‘War Tourists’ and Mercs Boost Ranks of Foreign Fighters Flocking to Ukraine: Porque a situação ucraniana não poderia ficar mais estranha... e que tal turismo de guerra? Algo que tem caracterizado os campos de batalha recentes, com aventureiros em busca de emoções fortes.

The Mafia hires good accountants: Esta parece contraintuitiva. Os contabilistas especializados em lavar dinheiro e legitimar as finanças de criminosos destacam-se pelo seu extremo rigor. Uma observação que nos recorda, também, que a discussão sobre offshores, lavagem de dinheiro e fugas aos impostos não pode passar só pelos donos do dinheiro. Estas atividades são ativamente facilitadas por respeitáveis firmas de contabilidade, auditoria, advocacia e serviços financeiros.

An Abecedarium of International Postage Stamps: Do inusitado, um alfabeto composto apenas por imagens de selos postais.

This Ancient Crystal from Mars Could Shed Light on Alien Life: É preciso ter cuidado com afirmações de vida marciana, muitos outros fatores poderão ter contribuído para estes indícios. Mas podemos sempre sonhar.

The Objects That Have Gone Away: Recordam-se de quando era fixe ter cinzeiros? Dos tempos em que na escola, em trabalhos manuais/oficinais, moldar um cinzeiro em barro era uma proposta pedagógica legítima? Suspeito que hoje, uma proposta dessas a alunos terminaria em processo disciplinar ao professor. Este, e outros objetos esquecidos, tornados obsoletos e caídos no oblívio, em destaque num livro que os recorda.

Everything We See Is a Mash-Up of the Brain’s Last 15 Seconds of Visual Information: Fascinante. Como é que o nosso cérebro processa o constante fluxo desconexo de informação visual numa imagem coerente e constante.