domingo, 6 de março de 2022

URL

Esta semana, fala-se da recente BangCast sobre autores clássicos do horror, do banir de Maus e da ficção científica e aquecimento global. Olha-se para a importância do telemóvel na educação, a influência de Claude Shannon, linguagens de programação como arte, e de aplicações presentes e futuras da tecnologia de impressão 3D. Ainda se reflete sobre estéticas pós-fotografia, as decisões polémicas do Spotify e a relação entre velcidade e arte criptográfica. Outras leituras vos aguardam, nas Capturas da semana.

Ficção Científica e Cultura Pop

A surrealist Space Helmet Reflection Saturday: Espaços interiores e exteriores.

Happy 177th anniversary to The Raven!: O lendário poema de Poe celebra o seu aniversário. E, citando o corvo, que ele nunca seja esquecido, nevermore.

DC Comics' Peacemaker Had To Clean Up Donald Trump's Mess: Todas as editoras especializadas em super-heróis têm um justiceiro sociopata hiperviolento. A DC nunca deu muita atenção a Peacemaker, sempre personagem secundária, mas enfim, séries televisivas oblige, regressa ao personagem em comics. Com Garth Ennis a escrever, o que significa misto de hiper violência e rebeldia política. Passou de diplomata bipolar atormentado pelo fantasma nazi do pai (leram bem) a soldado discreto capaz de missões secretas e que elimina o tipo de criminosos que geralmente se safa com os seus crimes.

BANGCAST#21 – Três Gigantes Esquecidos da Literatura de Horror do Sec. XX: Não sou especialmente paciente com o formato "ouvir pessoas a falar", aka podcast/videocast (prefiro música nas caminhadas diárias, ou o silêncio, e colocar estes vídeos em fundo durante as tarefas diárias garantiria que mal os ouviria). Mas é António Monteiro, a falar de literatura de Terror, a trazer-nos os seus autores de eleição: M.R. James, Jean Ray e Claude Seignolle. É o horror clássico, entre o vitoriano e a sensibilidade francófona, uma vertente de erudição discreta. Confesso, sempre que me cruzo com o António, coisa rara nestes dias pandémicos sem eventos, para além das saudades dos Sustos às Sextas, fico sempre com uma curiosa gana de ler M.R. James.

[no title]: Um livro obrigatório na biblioteca de fãs de banda desenhada e/ou de terror.

Art Speigelman Denounces Tennessee School District’s Ban of His Graphic Novel ‘Maus’: ‘It Has a Breath of Autocracy and Fascism’: Provavelmente a melhor reação à notícia desta estupidez veio de Neil Gaiman, que observou que "só há um tipo de gente que proíbe este livro, qualquer que seja o nome com que agora se chamem". Maus é uma obra tremenda, cruza a história pessoal dos pais do autor e mostra-nos os dois lados da tragédia do Holocausto, entre o lado pessoal, do indivído, e o horror da história. É claramente incómodo a muitos níveis, e é suposto sê-lo, não se olha para este, o pior momento da história do século XX, com visões fofas e simpáticas.

Future Media Short Story Review: Ray Bradbury’s “The Pedestrian” (1951): Esta recensão recordou-me um dos contos de Bradbury que mais persistem na minha memória. Um homem passeia à noite nas ruas da cidade, desertas porque está tudo fechado em casa a ver televisão. Acaba preso, porque o não estar em casa colado ao televisor é entendido como um comportamento subversivo. Uma metáfora muito óbvia do potencial dos media como meios de controle social, mas também retrato dos considerados inadaptados por não partilharem os gostos da comunidade. Penso sempre nesse conto quando me perguntam se já vi a <inserir série de TV/streaming da moda aqui>.

The Long, Odd History Of American Comic Books: Fiquei intrigado com o livro abordado nesta crítica, que é em sim um pequeno ensaio sobre a história dos comics. Embora, do meu ponto de vista, com um pendor excessivo para empolamento da importância didática e psicológica do género. Sabendo o que hoje se sabe, levar a sério a polémica que levou à criação da Comics Code Authority é um pouco preguiçoso.


UFO Flying Saucers, 1970: Eles estão nos nossos céus?

Why Do Certain Sentences Become Famous Independently Of The Works They’re Part Of?: Porque, como muito bem observou William S. Burroughs, a língua é um vírus.

Can Science Fiction Wake Us Up to Our Climate Reality?: Na verdade, já o está a fazer há bastante tempo. Uma análise imperdível ao trabalho de Kim Stanley Robinson, um dos mais rigorosos e cerebrais escritores contemporâneos de ficção científica.

Tecnologia



How much time do we spend on our phones?: Porque é que é importante perceber e trabalhar com dispositivos móveis em sala de aula? Por isto: "what is the greatest untapped reservoir of resources and time?" Aprender a gerir a distração, transformar o inútil em produtivo (e até criativo), reforçar a importância do equilíbrio. Não vale a pena resmungar ou meter caixinhas à entrada da sala (ou, como nalguns países europeus, proibir tout court, assegurando que o espaço escolar jamais será maculado pelos dispositivos móveis, e com isso assegurando também uma maior desconexão entre escola e mundo em que as crianças e jovens realmente vivem). O génio já não volta para dentro da lâmpada. Há que lidar com ele.

Wearable Air Sampler Detects Personal Exposure to SARS-CoV-2: E se estão a pensar como imprimir e construir o vosso, lamento, mas a notícia e o paper não mostram como. Mas suspeito que a comunidade maker vai experimentar.

Cracking a $2 million crypto wallet: Para lá do pesadelo financeiro, este artigo mostra como não há sistemas totalmente invulneráveis.

The Shortcoming Of Immersive Art: Como serão as experiências artísticas na era dos espaços virtuais? Essencialmente, um novo desafio, estético e criativo, entre adaptar as formas narrativas para os constrangimentos deste meio, e ser imaginativo para ultrapassar os lugares comuns.

Tekever raises $23M for industrial drone technology optimized for maritime surveillance: O crescimento da empresa portuguesa especializada em aplicação de inteligência artificial a drones.

Hactivists say they hacked Belarus rail system to stop Russian military buildup: Não é inesperado, já há muito que se discute esta possibilidade. Geralmente, ataques à infraestrutura crítica de um país são levados a cabo por cibercriminosos ou unidades cyber de países adversários (e, por vezes, pela combinação destes dois). Mas nada impede que a ciberguerra seja desenvolvida como ação de guerrilha.

Meta says its new AI supercomputer will be the world's fastest by mid-2022: Há que ter hardware a condizer para processar a imensidão de dados que damos à Meta.

How Claude Shannon Helped Kick-start Machine Learning: Mais do que o bit e a teoria da informação, este cientista que é um dos pilares da sociedade digital também deixou a sua marca na Inteligência Artificial.

Programming Language Design as Art: Quando a própria linguagem de programação é concebida enquanto projeto artístico. As linguagens de programação esotéricas servem para explorar vertentes das estéticas digitais, não ao utilitarismo que está associado a estas tecnologias.

Better Car Hinges by 3D Printing: Já há algum tempo que não destacava por aqui notícias ligadas à impressão 3D, o que é um sinal da maturidade e normalização desta tecnologia. O interessante nesta é a forma como mostra a contínua investigação no lado industrial da manufatura aditiva.

Social Media Is Flooding Us With Addictive Junk News: O que não é novidade nenhuma, as apps e plataformas estão estruturadas para maximizar a facilidade de adição.

E se tivéssemos inscrito Rio no voto antecipado? E alterado a inscrição de Costa?: É assunto que por cá se fala pouco, mas nestes tempos de transição digital, a segurança deveria ser a primeira preocupação. Aparentemente, na aplicação de voto antecipado, não o foi.

Boston Dynamics’ most boring robot is getting a sensible job unloading trucks: Monta-cargas automáticos. Sim, a verdadeira revolução da robótica está aqui, nestes campos entediantes e que não despertam a atenção, mas são a infraestrutura que sustenta o nosso mundo.

World’s brightest x-rays reveal COVID-19’s damage to the body: O fascínio do desenvolvimento de novas técnicas de imagiologia é duplo. Por um lado, pela suas aplicabilidades diretas. Por outro, pelas novas formas de ver e olhar que nos trazem.

The future of 3D printing – additive manufacturing experts forecast the next decade: Algumas das tendências futuras na impressão 3D, entre novos materiais, progressivas aplicações industriais e foco na sustentabilidade e economia circular.

EuroMALE: así es el dron del futuro militar de Europa en el que España invertirá 1.900 millones de euros: Projeto de drone avançado europeu, mostrando que a indústria e instituições se esforçam pelo desenvolvimento de tecnologias de ponta.

Digital transformation – Cost of Non-Europe: Os custos do desequilíbrio intra-europeu no domíno da transição digital.

The new version of GPT-3 is much better behaved (and should be less toxic): O problema de treinarmos algoritmos em textos da internet é que absorvem a pior toxicidade. Este projeto procura modificar isso, através de treino adicional.

That’s No Moon… It’s an Algae Robot: Uma forma intrigante de criar robots biológicos.

DARPA’s RACER Program Sends High-Speed Autonomous Vehicles Off-Road: O próximo desafio da DARPA cruza veículos autónomos com terrenos difíceis. Pelo histórico destes projetos, é seguro afirmar que vão nascer daqui tecnologias.

New modes of ownership: From torrents to music NFTs: As criptomoedas e os NFTs transferem para o digital conceitos de propriedade.

Calculating the Best Shapes for Things to Come: Algoritmos que permitem calcular a distribuição de forças em formas, e com isso otimizá-las. É o segredo das catedrais góticas, também o trunfo industrial da impressão 3D, algoritmizado para engenharia e manufatura.

PLD Space empieza con las pruebas de carga de propelentes en su cohete Miura 1: É quase aqui ao lado, na cidade aragonesa de Teruel, que uma empresa privada espanhola se dedica a desenvolver foguetões com capacidades suborbitais, mas com o objetivo de chegar à capacidade orbital.

This ‘Minimum Viable Computer’ Costs $15—and It Can Run Doom: Se dá para jogar Doom... bem, convém observar que este conceito é verdadeiramente mínimo, corre linux. É uma experiência de engenharia Maker, criada para perceber como é que se poderia criar um dispositivo com capacidades mínimas a partir dos componentes mais baratos.

Scientists Are Creating 'Synthetic Dimensions' to Probe Limits of 4D Reality: Nem vou fingir que compreendo a ciência por detrás disto. Fiquemos por saber que a física nos diz que vivemos num universo de 11 dimensões, dos quais somos capazes de perceber quatro (movimento no tempo, que para nós é linear numa únida direção). Parece que não chega, e são precisas dimensões sintéticas - criadas por nós, para melhor compreender a realidade.

MIT researchers store data directly in physical objects using 3D printing technology: Confesso, pensei logo numa versão impressão 3D dessa tecnologia clássica de armazenamento de dados que é a gravação em registo fonográfico. Mas não, trata-se de embeber materiais que registam em infravermelhos no processo de impressão, criando padrões que os nossos olhos não detetam, mas lentes e sensores sim. É uma ideia elegante, permite incorporar metadados em objetos sem chips rfid.

The country fighting disinformation: Às portas da Rússia, com uma forte minoria russófona e uma história recente complexa, a Estónia encontrou formas de se defender contra os tipos de guerra digital assimétrica que os russos são tão conhecidos por serem capazes de fazer. Neste país, a literacia mediática começa no pré-escolar, e com uma abordagem inteligente, entre a capacitação digital avançada e a produção mediática digital. Fala-se sobre o tema, mas mais fundamental, coloca-se as crianças a fazer. E com isso, a perceber.

Researchers Build AI That Builds AI: Calma, ainda não são máquinas pensantes. São algoritmos que otimizam o treino e aprendizagem de outros algoritmos.

Modernidade


Brandon Lattu’s Post-Camera Photography Employs Scanners, Photoshop, and Computer Programs: É sempre interessante perceber como evolui a representação da imagem, o campo da pós-fotografia tem explorações fascinantes.

The Trippy History of Digital Art: Um olhar muito sumário para a história da arte digital, mostrando alguns projetos contemporâneos. Útil como guia inicial.

Would Nuclear Winter Cancel Out Global Warming?: Bem, provocar um holocausto atómico para causar inverno nuclear e, com isso, diminuir o aquecimento global talvez não seja a melhor ideia para combater a emergência ambiental. Por outro lado, dada a inação global perante este problema civilizacional, as opções começam a reduzir-se.

Why skyscrapers are so short: Descontando o tom neoliberal do artigo (leiam os últimos parágrafos e percebem), é interessante perceber que as principais limitações à construção de arranha-céus cada vez mais altos não são técnicas, mas legais.

Spotify picks Joe Rogan over Neil Young: Surpreendidos com esta decisão? Na verdade, não surpreende que o Spotify opte por largar o catálogo de um artista envelhecido para manter um podcaster polémico. Sejamos realistas: é no podcaster que está o dinheiro, agora, a atração de ouvintes e subscritores para o serviço. Como artista baby boomer à beira do desaparecimento, Neil Young tem um público que também está prestes a desaparecer. Se agora ainda é uma voz que se houve, dentro de alguns anos será como muitas outras grandes estrelas de sucesso na música: um parágrafo relembrado en passant, porque depois dos seus fãs falecerem, esmorece o interesse generalizado pela sua música. O Spotify sabe disso. Recordem-se, o objetivo deste serviço não é a divulgação cultural, mas sim o fazer dinheiro. Não quero com isto defender esta decisão, penso que incentivar um podcaster que vive do escândalo e de informações falsas é um péssimo sinal dado pelo serviço. Mas não surpreende, são estas as regras, péssimas, do jogo da economia digital.

Bitter Fruit: Marshall McLuhan and the Rise of Fake News: Confesso que traçar uma linha direta entre as ideias McLuhanistas e as fake news me parece algo excessivo, não estou a ver os trolls dos memes e os trolls institucionais russos a absorver as frases de McLuhan antes de se dedicarem a dar mais uma rajada de falsidades digitais. No entanto, a fragmentação induzida pela visão de McLuhan sobre os media tem, de facto, alguma influência, como uma antevisão da corrente fragmentação.

The Past, Present, and Future of Faraway Worlds: O telescópio espacial James Webb promete alargar, e muito, o já de si grande espectro da descoberta de planetas extra-solares. Conseguirá a humanidade alguma vez visitá-los?

The Coronavirus Will Surprise Us Again: Apesar do otimismo com que se encara a corrente vaga da estirpe omicron - as vacinas a funcionar, números enormes de infetados mas com baixa gravidade e mortos, é de notar que os estudos mostram que o SARS-CoV-2 é extremamente mutável, novas variantes surgem constantemente. Dadas as assimetrias vacinais, o risco de surgirem variantes capazes de ultrapassar o efeito vacinal não é negligível. Sem querer pessimista, até porque os dados mostram que a situação de princípios de 2020 será irrepetível, entre vacinação e imunização adquirida por contágio, não nos podemos tornar complacentes com esta pandemia. 

Waiting for the “Drop”: Crypto-art and Speed: Dos compassos de espera à imediatidade, os ritmos e tempos da arte digital transformada pelo crypto. Uma forma diferente de sentir a arte.