domingo, 5 de setembro de 2021

URL

Esta semana, destacamos o Marte de Bradbury, a fanboy rage com He-Man, o rescaldo do festival Contacto e o criador do estranho Vale de Sesqua. Fala-se das capacidades dos ecrãs de telemóvel como sensores ambientais, de arduino virtual, do falhanço da educação com aqueles que aprendem fazendo, do Github que arquiva sequências genéticas virais, e do proteoma mapeado por Inteligência Artificial. Ainda se olha para one hit wonders, arte pré-histórica ou as preocupações dos espiões da NSA. Leituras intrigantes em ritmo de verão, nas Capturas da semana.

Ficção Científica e Cultura Pop



The Timeless Ones: Toque radiofónico.

Before 'The Green Knight', There Was the Madness of the R-Rated 'Excalibur': Recordar a adaptação feérica dos mitos arturianos de John Boorman, ao mesmo tempo brutal e surreal, com uma estética esplêndida. Daqueles filmes que não vi muitas vezes, mas me ficou gravado na memória.

O planeta Marte sempre pertencerá a Ray Bradbury: Recordar as Crónicas Marcianas, os contos feéricos sobre um Marte de sonhos nostálgicos. Apesar de fix-up, ou seja, um romance feito de contos colados e não escrito como uma obra completa (prática comum no tempo em que a FC saía dos pulps e entrava nos livros, a forma mais fácil de ter um livro pronto a publicar era pegar em contos e colocá-los como eventuais capítulos), não deixa de ser uma das mais poéticas obras de ficção científica. Foi a que me deixou apaixonado pelo género.

Animação: Masters of the Universe - Revelation: Confesso que me está a divertir imenso esta fúria de quarentões com o remake de um desenho animado que, diga-se, nem era sequer grande coisa originalmente. He Man and the Masters of the Universe era essencialmente um daqueles veículos audiovisuais dos anos 80, criados para vender brinquedos, algo que ninguém consideraria um portento dos desenhos animados. Mas a memória é nostálgica, os putos que no final dos anos 80 viam o He-Man (nem havia grande escolha, só com dois canais televisivos) cresceram e tornar-se adultos nostálgicos à beira da meia idade. O mercado perfeito para o marketing de nostalgia, que tem nessa demografia o seu público alvo certeiro: com nebulosas mas agradáveis memórias do passado mediático, e dinheiro para gastar. No entanto... o revisionismo de He-Man revoltou estes fãs, porque houve mexidas nos personagens, e, pasme-se, o protagonismo para para uma personagem feminina. Faísca perfeita para fanboy rage, o típico "como se atrevem a macular as minhas memórias de infância mostrando que o original era sexista, levemente homoerótico e banal". E fanboy rage tem sido o que a série desperta. Pessoalmente, vou degustando pipocas e lendo por alto os comentários apopléticos nas redes sociais. Por alto, que há mais que fazer.

Festival Contacto – Videos: Decorreu no fim de semana de 24 e 25, e os vídeos do evento já estão disponíveis. Apresentações de livros e projetos, discussões temáticas, recomenda-se o mergulho na criatividade dos criadores e fãs do fantástico em português.

Lançamento: Drácula: Promete ser um dos mais deslumbrantes lançamentos do verão, este álbum onde o clássico de Bram Stoker é revisto por um ilustrador de traço assombroso.

13 series de animación de ciencia-ficción y fantasía para ver en streaming y que pueden disfrutar los adultos: Bem, se ainda há a crença que desenhos animados são só para crianças, ide ver Rick & Morty, ide. Há muito pouco de infantil naquela genial série.

Eisner Awards 2021: A lista dos premiados Eisner deste ano, com alguns excelentes reconhecimentos - o de James Tynion IV ou Adrian Tomine. E a surpresa da dupla vitória de Junji Ito, com duas distinção. Apesar de Hellstar Remina não ser dos melhores trabalhos do autor, na minha opinião.

Doctor Who’s 13th season is a single story, and here’s the first trailer: Geralmente, as temporadas desta série formam arcos narrativos. Embora cada episódio seja uma história original e independente, há detalhes que se vão acumulando como narrativa de pano de fundo. Parece que a próxima temporada irá inverter isso, e formar todo um arco narrativo episódico.

2666: uma longa viagem: É daqueles livros que ainda não li, a febre Bolaño passou-me um pouco ao lado. Mas a curiosidade em mergulhar na obra deste autor precocemente desaparecido existe.

The Art of Penguin Science Fiction: Na ficção científica, as capas dos livros são um elemento importante, o que define a iconografia visual do género. Nesta página, um mosaico mostra-nos a evolução estética das capas de FC da Penguin.

Big Apple Comix, 1975, via @70sComix: Há sempre qualquer coisa a empatar o trânsito.

Voice of the (SF) Master: Stanislaw Lem and the Philosophy of SETI: Recordar o autor que, sendo uma voz da Ficção Científica do lado de lá da cortina de ferro, não tinha acesso aos livros dos autores que sabia serem os grandes nomes do género. E escrevia as suas ficções, na veia literária que julgava ser a dos mestres do género. O resultado é uma ficção científica surreal, feérica, mais borgesiana do que gernsback continuum. É, sem dúvida, um dos maiores nomes da literatura fantástica.

Steve Ditko: Psicadelismo nos comics.

'Dune': el trailer final de la adaptación de Denis Villeneuve del clásico de la space opera desborda espectacularidad y épica: Temo que esta adaptação do clássico mas algo tedioso livro de Frank Herbert se torne um sucesso. O trailer mostra que Villeneuve seguiu um caminho de space opera épica, daquela de encher o olho, com visual que só se sente na grandiosidade de um ecrã gigante. Suspeito que irei adorar ver esta nova versão. Mas nunca deixarei de considerar a versão de David Lynch como um dos filmes da minha vida, pela forma surreal e inquietante com que este autor abordou uma obra de ficção científica bastante run of the mill. Que é, também, um dis filmes mais odiados de sempre neste género. Algo que sempre me preocupou nos fãs, pela facilidade com que cedem ao facilitismo visual e exigem que a FC siga um certo estilo estereotipado.

DIVINE LOVECRAFT | Jesús Palacios: Depois de ler este apontamento sobre um escritor mórmon gay que partiu da obra de Lovecraft para criar o seu mundo de horror, a curiosidade ficou aguçada. Tenho de ir em busca deste vale de Sesqua.

future-panels:Innovative page layout from Marvel Premiere: P. Craig Russell, obviamente.

Demonic: Full Trailer For Neill Blomkamp's Horror Film Is Here: Espera, o realizador de Elysium, District 9 e Chappie está a trabalhar num filme de terror? Parece algo fora do seu caráter, dado que Blomkamp parece seguir uma linha de ficção científica catastrofista, projetando os efeitos do racismo, robótica e neoliberalismo nos seus filmes. Talvez mantenha essa ligação neste filme, o trailer mostra-nos uns vislumbres de espaços virtuais assombrados por demónios: "her mind is very active in the simulation". Junte-se a isto uma estética 3D volumétrica algo glitchy, e confesso, estou cheio de vontade que estreie.

Tecnologia

Levitate CHROME EDITION: Fragmentos de um intensivo processamento de dados, uma obra de arte onde o trabalho do artista se centra em duas vertentes: na estética do objeto em si, e no algoritmo que o gera.

The Day the Good Internet Died: Recordar os bons velhos tempos da net idealista, onde quem queria ter uma voz se atirava aos blogs para publicar e iniciar discussões. A net que se lia em RSS, condensando a informação de múltiplas fontes. Uma rede que aina hoje persiste, apesar da presença avassaladora das redes sociais, que nalguns aspetos, se vieram substituir à blogosfera como ágoras de discussão. O que, tendo em conta o foco no enviesamento algorítmico informacional, não está a ter bons impactos.

Smartphone screens effective sensors for soil or water contamination: Isto é intrigante. A tecnologia que sustenta os ecrãs de toque pode ser usada como sensor ambiental. Vejo aqui uma tremenda forma de reciclar todos aqueles ecrãs de dispositivos móveis descartados quando mudamos de telemóvel ou tablet, aproveitados como forma de captar dados ambientais.

Epic Games buys 3D asset platform Sketchfab: Desta não estava à espera. O melhor serviço de alojamento e partilha de conteúdo 3D, em crescimento contínuo de uma comunidade crescente de criadores 3D, faz agora parte da Epic Games. A vontade dos estúdios em adquirir esta comunidade não surpreende - a quantidade de recursos 3D que alberga é gigantesca. 

DeepMind puts the entire human proteome online, as folded by AlphaFold: O impacto disto é tremendo. Utilizando inteligência artificial, conseguiu-se mapear o proteoma humano. Isto terá impactos tremendos na medicina e biologia.

how our mismanaged boredom is destroying the world: Quando entediados, o que é que fazemos? Pegamos nos nossos dispositivos e vamos às redes sociais. Onde a desinformação grassa, atingindo com pontaria algorítmica aqueles que são mais frágeis no seu sentido crítico.

Europe’s Urban Centers Provide Visions of Smarter, Greener Future Cities: Urbanismo do século XXI. Cidades com menos carros, mais espaços verdes, mais habitáveis, com sentido de comunidade.

Who Figured Out How To Type Chinese Characters On A QWERTY Keyboard? A Political Prisoner: Contemplando um cartaz pendurado na parede do seu cárcere, um engenheiro chinês preso por impureza ideológica na China maoista desenvolveu um sistema que permitiu converter os elaborados carateres chineses, de forma a poderem ser usados num teclado normal.

Reports of a Baleful Internet Are Greatly Exaggerated: Tornou-se um chavão, apontar que a tecnologia digital está a trazer um declínio das nossas capacidades cognitivas. No entanto, a investigação aponta para o oposto, num quadro complexo. Na verdade, usamos as tecnologias como forma de externalizar as nossas capacidades cognitivas; no entanto, há questões de auto-regulação que influenciam o limite entre uso e adição.

Stop Building Bad AI: Uma proposta. Se sabemos que tecnologias como o reconhecimento facial trazem consigo enormes perigos para a liberdade e privacidade individuais - um dos pilares da democracia ocidental, porque não aplicar-lhe as mesmas regras que se usam para outras tecnologias que evidenciam claros perigos para todos?

La evolución del código QR es española: así son las etiquetas de colores en el transporte público que pueden leerse a 15 metros: Interessante, este projeto espanhol que atualizou os códigos QR para uso em sistemas de transporte público.

The First Mobile Phone Call Was 75 Years Ago—How Technologies Go From Breakthrough to Big Time: A partir de um telefone que precisava da mala de um carro para ser transportado. O que retiro deste artigo é a ideia de herança na continuidade. As maravilhas da tecnologias de hoje representam um momento num longo fluxo de continuidade evolutiva na ciência, investigação aplicada e engenharia.

«Tú, que eres informático…»: No exato dia em que este artigo saiu no feed do Microsiervos, uma colega veio falar comigo. "Precisava  de um conselho teu, o forno não está a aquecer bem..." Um forno, pensei eu, incrédulo. Qual forno? "O dos azulejos, a mufla". Ah, sim, muito melhor. Ter alguns conhecimento de tecnologia digital é uma maldição. Saber distinguir que ponta do cabo elétrico ligar à tomada ou ao equipamento significa, automaticamente, que estamos aptos a: piratear software porque o amigo ou colega não quer pagar por programas no computador; desenrascar as avarias nos computadores ou telemóveis (sempre sai mais barata uma palmadinha nas costas do que levá-los a centros de reparação); ter de responder às dúvidas mais espúrias quando um utilizador não sabe bem como usar determinada função numa qualquer aplicação. Esta, diria que forma a esmagadora maioria dos pedidos de "desculpa, tu que percebes disto"...

Are Hackers Being Let Down In Education?: Como professor, revejo-me neste texto. E sim, estão. Os sistemas de ensino estão concebidos para memorização e medição via exame. Não é por acaso que a sociedade considera como excelentes escolas aquelas que servem essencialmente para marrar para exames e obter resultados. Mas para quem quer mesmo aprender, para aqueles que o acto de conhecer vai além da repetição da explicação do manual, do isto é assim porque sim, a escola é uma tortura, porque o que necessitam - tempo para mexer, experimentar, testar, simplesmente não existe. 

Internet le debe mucho al dominio de un atolón de la Polinesia: la fascinante historia de los .tk: Quando um domínio se torna a principal fonte de rendimento de um país. Uma história de como o domínio de Tokelau, um punhado de atóis dispersos no Pacífico Sul, se tornou uma importante fonte de rendimento para o território. E, também, do modelo de negócio que sustenta.

CLIP + VQGAN keyword comparison by @kingdomakrillic: Um dos pormenores curiosos das combinações CLIP + VQGAN é a forma com o algoritmo interpreta as palavra-chave; podemos deixar só o prompt textual, mas podemos complementar com termos mais técnicos, e o algoritmo vai tentar dar respostas, sempre com resultados surpreendentes. Aqui, um criador criou uma tabela comparativa de resultados, de acordo com palavras-chave.

Engineers: You Can Disrupt Climate Change: Um chamamento. Da megaengenharia aos detalhes das tecnologias do dia a dia, os engenheiros que as concebem podem focar-se em criar soluções mais amigas do ambiente.

Los mejores 17 simuladores de Arduino para PC: Útil, para quando queremos experimentar ideias mas não dispomos do hardware, ou não nos estamos para dar ao trabalho de o desarrumar.

Meet the people who warn the world about new covid variants: Intrigante. A base de dados de variantes do vírus, que inclui dezenas de milhar de contributos de todo o mundo, e forma a base do sistema de rastreamento que analisa as variantes mais preocupantes, é um projeto feito por voluntários, estudantes de doutoramento que cruzam o github com ferramentas de inteligência artificial para manter atualizada esta enorme base de dados.

Los códigos QR y sus riesgos para la privacidad: cuando hasta escanear un simple menú puede facilitar que nos rastreen: Os códigos QR são ao mesmo tempo uma tecnologia muito útil, e uma potencial dor de cabeça. Ao digitalizar o código, acedemos a informação, e não me parece difícil que no acto de scanear, seja possível injetar código malicioso. É pensar de forma um pouco mais paranóica do que aproveitar os scans em locais públicos para rastreamento publicitário, mas algo me diz que isso já foi pensado.

Modernidade


Ragna Róbertsdóttir’s Landscapes in Lava: Canalizando o espírito da sua terra natal, esta artista islandesa incorporou materiais magmáticos no seu trabalho. O efeito visual é muito interessante.

France Will Now Require Visitors to Museums and Other Cultural Venues to Provide Proof of Vaccination or Negative Test: Por cá, se passassem uma medida destas, será que alguém  notaria? Quando foi noticiado o requerimento de teste ou certificado de vacinação para aceder a hotéis e restaurantes, muitos bateram no peito protestando contra a medida. Que é lógica, é um garante de segurança para espaços onde estamos mais vulneráveis. Sendo compreensível a nossa reticência, a evolução democrática europeia fez-se precisamente por oposição a totalitarismos, que abusavam dos documentos como forma de reprimir as populações. Arrepia, sentir esta versão moderna do "documentos, se faz favor". Mas as condições mudaram, esta exigência não nos leva ao Tarrafal, bem pelo contrário, ajuda a manter-nos longe da enfermaria ou da quarentena. Já no que toca à obrigatoriedade de certificação para visitar museus, duvido que por cá alguém notasse. Afinal, quem é que visita museus? Todos sabemos que os tempos livres são para ser passados no centro comercial...

Italy, Like France, Will Require COVID Vaccine ‘Green Pass’ To Enter Arts Venues: É, claramente, uma tendência que está a alastrar, mostrar prova de vacina para poder aceder a espaços fechados.

Forgotten One-Hit Wonders: Aquelas canções que nos saltam imediatamente à cabeça, e depois recordamos que nunca ouvimos mais nada dessa banda para além da música de sucesso. Se bem que no caso dos A-ha, a inclusão nesta lista é algo injusta.

Institutional Authority Has Vanished. Wikipedia Points to the Answer: Como resolver os problemas da desinformação online? O modelo da wikipedia aponta formas de o fazer. Note-se que a rede informal de colaboradores que mantém a Wiki é conhecida pelo seu rigor (eu que o diga, já o senti na pele, mas essa história fica para outra altura) e vigilância atenta sobre o conteúdo da enciclopédia. Qualquer um pode editar, mas acreditem, para que a informação fique não é nada fácil. Refira-se que este problema não é novo, a informação sempre uma arma de manipulação da perceção. O real problema, hoje, é a escala e a facilidade com que isso acontece, agudizada pelas redes e bolhas de informação.

Who Flew Across the Atlantic First? The Airborne Boats of 1919: Recordar o primeiro voo transatlântico, feito por um trio de hidroaviões apoiados por uma frota naval. Dos quais apenas um chegou aos Açores. É sempre interessante reler estas histórias, e perceber que aquelas frágeis engenhocas de tecido e madeira já foram a tecnologia de ponta da sua época.

What Art by Neanderthals Teaches Us About Our Own Gender Bias: Uma observação sobre a forma como falamos dos artistas pré-históricos, caindo naturalmente no masculino. No entanto, análises a uma das (para mim) mais assombrosas criações destas vozes que nos chegam da noite dos tempos, as impressões de mãos nas paredes das cavernas, mostram que a maior parte destas foi feita pelas mãos de mulheres. E porque é que considero as simples mãos como o elemento mais assombroso da arte rupestre? Haverá algo mais emotivo do que sentir uma ligação milenar com aquele, ou aquela, desconhecido humano que, há dezenas de milhar de anos, tocou com a sua mão numa parede, criando assim um elo de ligação intemporal? Haverá algo de mais simplesmente humano do que estender a mão?

Switzerland's gravity-defying solution: Num vale suíço onde as condições climatéricas provocam aridez, os agricultores encontraram uma solução. Escavar canais na rocha das montanhas, que canaliza as águas provenientes do degelo natural dos glaciares montanhosos para os vales. Essencialmente, levadas, mas esculpidas a 1500 metros a pique.

The Spanish hospital laundry worker who keeps winning poetry prizes: Do lado mais deprimente da Andaluzia para o mundo, dos serviços de limpeza de um hospital público em Algeciras para os píncaros da literatura. No entanto, há um claro lado de engajamento social nesta poetisa, que foi trabalhar para um hospital, largando os estudos literários, por razões económicas, mas se mantém nele, apesar da fama que está a ter. O contraste entre o anonimato serviçal e as distinções literárias é o que retiro deste texto.

Unraveling Rodin’s Artistic Mystique: Estamos sempre a descobrir algo de novo. Não suspeitava que Rodin, esse mestre da escultura impressionista, raramente pegava no escopo e cinzel, mas sim modelava todos os pormenores em moldes que a sua equipa se encarregava de transformar em esculturas.

Internal Documents Reveal NSA Cafeteria Sucks: Os verdadeiros problemas dos mestres da espionagem digital, dos hackers invencíveis, dos criptoanalistas meticulosos: os preços e  a comida dos refeitórios da NSA. Adorável, esta colisão entre absoluto mundano e os lados obscuros da sociedade da informação.

How The Mafia Destroyed Southern Italy And Sicily With Concrete: Arquiteturas do crime. Da construção civil barata e lucrativa que transformou zonas antigas ou naturais em desolações de betão, aos símbolos de poder dos mafiosos, traduzidos numa grandiosidade feia de casas cuja arquitetura sublinha o grau de poder do criminoso.

Why Neoliberalism Needs Neofascists: Da relação entre os anseios de retrocessos autoritários que estamos hoje a sentir, e as necessidades neoliberais.

In praise of habits – so much more than mindless reflexes: Os hábitos vistos como algo mais do que simples reflexos, uma espécie de algoritmos que nos permitem navegar na vida quotidiana enquanto nos focamos nos aspetos que consideramos importantes.

The End of Free Speech in Hong Kong: Não há aqui grande surpresa. Sempre se soube que o regime chinês nunca iria tolerar uma excrescência democrática no seu território, e foi sufocando metodicamente as tentativas dos habitantes de Hong Kong para viverem numa China diferente.