Para esta semana, destacamos listas de leituras, o novo uniforme do Homem-Aranha e a descoberta de Dylan Dog pelos ingleses do Guardian. Fala-se da indústria espacial espanhola, de ética na inteligência artificial e da criação estética em espaços virtuais. Ainda se discute os Simpsons como utopia socio-económica, e a recente descoberta dos vestígios da street food romana. Outras leituras vos esperam nas Capturas na rede.
Ficção Científica e Cultura Pop
Philippe Druillet’s cover art: É Druillet, 'nuff said.
https://70sscifiart.tumblr.com/post/638822767204171776
11 great sci-fi books from 2020 to check out on your new Kindle: Sugestões de leitura, com alguma da melhor ficção científica editada em 2020.
https://www.theverge.com/22187387/best-sci-fi-books-new-kindle-e-reader-top-2020
Spider-Man's New Costume Is Here, and It Sure Is New, a Costume: O novo uniforme do Homem-Aranha é uma tremenda quebra com a tradição. Tem muito pouco a ver com a iconografia clássica. Esperem os habituais resmungos dos fãs mais raivosos.
https://io9.gizmodo.com/spider-mans-new-costume-is-here-and-it-sure-is-new-a-1845967287
Dylan Dog: the hit London-set Italian horror comic unknown in the UK: O Guardian descobre a mais britânica personagem de fumetti. A criação de génio de Tiziano Sclavi, um detetive do sobrenatural cujas aventuras são uma constante homenagem à literatura e cinematografia do horror. Livros cuja leitura tem um sabor especial acompanhadas por um chá, na cafeteria que se situa no verdadeiro número 7 de Craven Road.
https://www.theguardian.com/books/2020/dec/28/dylan-dog-the-hit-london-set-italian-horror-comic-unknown-in-the-uk
They Die On Mars: Há capas fantásticas das revistas pulp, que se tornaram ícones do género. Esta não é uma delas. Já as ilustrações interiores são um mimo.
https://pulpcovers.com/they-die-on-mars/
De Persepolis à Peau d'homme, les meilleures BD des 20 dernières années: Quais os melhores álbuns de banda desenhada editados em França nas primeiras duas décadas do século XX? Estas são as propostas do jornal Figaro... ou seja, uma excelente lista para se descobrir o que de melhor se faz na bande dessinée.
https://www.lefigaro.fr/bd/de-persepolis-a-peau-d-homme-les-meilleures-bd-des-20-dernieres-annees-20201226
The Books Briefing: The Best Books of 2020: Mais uma lista de excelentes leituras editadas em 2020. O livro de Mieko Kawakami está a ser citado em muitas destas listas.
http://feedproxy.google.com/~r/TheAtlantic/~3/Qcm4z2aS8ec/
Virgil Finlay: Winter wonderland.
https://70sscifiart.tumblr.com/post/638426380613386241
Leer cómics online: 22 páginas y aplicaciones para descargar y leer cómics digitales: Sites e apps para ler banda desenhada em formato digital.
https://www.xataka.com/basics/leer-comics-online-22-paginas-aplicaciones-para-descargar-leer-comics-digitales?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+xataka2+%28Xataka%29
Comunidade (1964) Luiz Pacheco: Confesso ser uma das minhas grandes lacunas em literatura portuguesa, não conhecer a obra de Pacheco. Em parte, por ser autor maldito, não é habitual ser constantemente reeditado, ao contrário dos nomes mais a gosto do paladar conservador português.
http://virtual-illusion.blogspot.com/2020/12/comunidade-1964-luiz-pacheco.html
Spirit of the Age: The Science Fiction Aesthetic of Hawkwind: A ligação ao fantástico e à ficção científica é um dos elementos que torna o som desta clássica banda de rock progrssivo e psicadélico interessante.
https://wearethemutants.com/2020/12/23/spirit-of-the-age-the-science-fiction-aesthetic-of-hawkwind/
Tecnologia
weirdlandtv: Por vezes, por vezes...
https://weirdlandtv.tumblr.com/post/636330534490062848
Forbes Technology Awards 2020: Geeks Step Up When Governments Fail: Ao destacar os melhores projetos de tecnologia deste ano, a Forbes salienta o trabalho da comunidade Maker. No início da pandemia, quando faltavam equipamentos de proteção individual para os profissionais na linha da frente, foi o esforço conjunto de milhares de makers e fablabs que produziu e doou materiais essenciais, entre viseiras a válvulas para equipamentos médicos. Antes da indústria e instituições se adaptarem e reconverterem, foi o dinamismo improvisado dos Makers que deu a primeira resposta.
https://www.forbes.com/sites/helenpopkin/2020/12/26/forbes-technology-awards-2020-geeks-step-up-when-governments-fail/?sh=2eb5617f7088
La industria aeroespacial española existe y quiere un papel en la explosión de la nueva conquista espacial: Um pequeno panorama da vibrante capacidade espacial espanhola, que se está a afirmar como das mais importantes ao nível europeu.
https://www.xataka.com/espacio/industria-aeroespacial-espanola-existe-quiere-papel-explosion-nueva-conquista-espacial
What Happens When Independent Machines Make Mistakes (And They Will)?: Reflexões sobre ética, automação e inteligência artificial, entre as noções de responsabilidade moral e legal sobre as consequências de erros e ações imprevistas.
https://hbr.org/2021/01/when-machine-learning-goes-off-the-rails
Leonardo: Deep Dive Into The Main Programs Of One Of The Largest Defense Contractors In The World: Um panorama dos programas da Leonardo, o conglomerado aeroespacial italiano.
https://theaviationist.com/2020/12/30/leonardo-deep-dive-into-the-main-programs-of-one-of-the-largest-defense-contractors-in-the-world/
Current spacesuits won’t cut it on the moon. So NASA made new ones: Os futuros passos da exploração espacial requerem novos fatos de astronauta, na prática mini-naves individuais que protegem o frágil corpo humano do ambiente inóspito do espaço.
https://www.technologyreview.com/2020/12/29/1015573/future-spacesuits-moon-mars-nasa-xemu/
Face recognition is creeping Chinese netizens out: Conhecemos a extensão do investimento do governo chinês em tecnologias de reconhecimento facial para vigiar os seus cidadãos, mas esse investimento transvasou para a sociedade civil. Que, apesar dos constrangimentos de uma sociedade totalitária, está a reagir a este movimento.
https://technode.com/2020/12/22/china-voices-face-recognition-is-creeping-chinese-netizens-out/
Modernidade
https://www.corriere.it/cultura/20_dicembre_26/pompei-ritrovato-termopolio-intatto-era-nostro-banco-street-food-026c2e92-4760-11eb-be4b-d2afc176960b.shtml