quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Out of the Blue


Garth Ennis, Keith Burns, Jason Wordie (2019). Out of the Blue Volume 1. Aftershock.

As coisas não começam de forma auspiciosa para um novo piloto de uma esquadrilha de Mosquitos. Não é para menos. Ao chegar à base colide na aterragem com outro avião regressado de missão, mandando duas aeronaves para a sucata e tripulantes para o hospital. O seu comandante é vingativo e emparelha o seu novo piloto com o outro elemento da esquadrilha que mais detesta, um navegador indiano (Ennis faz aqui uma boa análise do racismo institucional e cultural), e atribui-lhes o pior avião de que dispõe - um Mosquito perfeito em tudo, excepto pela estranha apetência em avariar sempre que sai em missão. Ainda por cima, o comandante desenvolve um interesse pela esposa do novo piloto.

Apesar destes handicaps, o piloto distingue-se nas perigosas missões da esquadrilha, cuja missão é atacar os comboios navais alemães que transportam recursos da Noruega no mar do Norte.

O gosto que Ennis tem por explorar a história militar, especialmente a aviação na II Guerra, é bem conhecido e só não é mais divulgado porque não há muitas hipóteses de publicação deste tipo de histórias no panorama dos comics. A fabulosa série War Stories saiu na Avatar Press e esta na Aftershock. Isto por parte de um argumentista que trabalha regularmente nas majors. Mas ainda bem que são editadas. Ennis cruza o seu estilo narrativo afiado com rigor histórico, e uma enorme atenção aos pormenores de história militar.


Garth Ennis, Keith Burns, Jason Wordie (2019). Out of the Blue Volume 2. Aftershock.

Não é fácil ser a ovelha negra de uma esquadrilha de combate, não por se ser mau piloto, mas porque o seu comandante desenvolveu um ódio peculiar. A pressão é constante, mesmo no ar, o que leva a potenciais situações explosivas em terra. Mas a vida de pilotos de combate é arriscada, e apesar da sua enorme perícia, este piloto acaba por ter o seu Mosquito tão danificado que lhe resta amarar e esperar por salvação em alto mar. Nova incursão de Garth Ennis num terreno que conhece muito bem, o da história militar da II Guerra Mundial.