quinta-feira, 2 de julho de 2020

Comics: Impossible Inc.; Mythology


J.M. DeMatteis, Mike Cavallaro (2019). Impossible Inc.. IDW Publishing.

Ficção YA cruza-se com a filosofia cósmica que DeMatteis tanto gosta, numa história direta e divertida. A jovem filha de um génio desaparecido dá continuidade ao legado do pai, explorando os diferentes universos acessíveis a partir da nossa realidade. Mas, ao tentar recuar no tempo para perceber como o seu pai desapareceu, sofre um acidente e descobre-se no nexo central que une as realidades e linhas temporais possíveis. Aí encontra um simulacro do seu pai, preservando as suas memórias. Ao regressar à sua realidade, a jovem comete um erro que poderá causar a destruição total do universo.

Naquele estilo leve e otimista da ficção YA, DeMatteis mete o leitor a interagir com iconografia psicadélica e ideias cósmicas. Visualmente, o livro é um mimo, referenciando quer a arte psicadélica quer o estilo de Jack Kirby em cores luminosas.


Peter Tomasi, Doug Mahnke (2019). Batman: Detective Comics Vol. 1: Mythology. Nova Iorque: DC Comics.

Batman parece enfrentar um temível inimigo, que está a eliminar um por um aqueles que o ajudaram a tornar-se o cavaleiro das trevas. A história coloca-se em marcha com a descoberta de cadáveres que replicam em tudo os pais de Bruce Wayne, e a espiral de loucura aprofunda-se a partir daí. Nunca percebemos muito bem se é algum dos arqui-inimgos de Batman a dar o golpe final, ou influências sobrenaturais, numa história contada numa métrica impecável. O final é quase anti-climático, trata-se de um ordálio a que Bruce Wayne se submete todos os anos no seu aniversário, usando uma simulação realista gerada por computador que o testa para lá dos seus limites.