domingo, 19 de abril de 2020

URL

Para esta semana, destacamos novidades de banda desenhada por Sérgio Santos e experiências gráficas e literárias que nos trazem um fugaz regresso do escritor David Soares. E, claro, não podemos deixar de recordar a memória do ator Max Von Sydow. Em tecnologia, olhamos para o 4Chan, fotos tridimensionais e as falhas de segurança inerentes a qualquer sistema informático. Recordamos projetos de Von Braun, conhecemos demónios malandrecos na cama, e não é possível deixar de sentir um arrepio com fotos das ruas desertas numa Itália flagelada pela pandemia covid-19.

Ficção Científica


Robert McCall: Aquele futuro que nunca aconteceu.

MATTE PAINTING REVIEW: A Selection of Overlooked Films - Part Eight: Quando este discreto blogger neozelandês publica, já sabemos o que nos espera. Um dilúvio de imagens surpreendentes, com o melhor dos efeitos visuais pré digitais. Ao ler este blog, encontramos sempre um cenário de filme que sempre julgávamos ser real, mas foi resultado do meticuloso trabalho de pintura e saber perspético de um matte artist.


Photo: Glórias do fumetti giallo.

“Invading the Vintage”, la fantascienza rétro di Franco Brambilla: Um projeto intrigante, que cruza dois tipos de estética retro. Brambilla insere naves, criaturas e outros ícones da Ficção Científica clássica em imagens de outros tempos. A FC retro invade os vestígios gráficos do passado.

ERRATA. We are all pages in a book: Normalmente não prestaria atenção à informação de um livro que me foi enviada por email, mas neste abro exceção. É um livro de artista, criado por um fotógrafo, mas conta com textos de David Soares. Só isto já o torna digno de nota, este é um nome incontornável da literatura fantástica portuguesa. Não é um autor de leitura fácil, e é capaz de invocar pesadelos profundos com a sua prosa. Depois de anos de fulgurante produtividade, em romance, conto e banda desenhada, David Soares tem estado afastado da edição, o que torna esta edição uma excelente notícia.

Beyond Pluto: Sonhos clássicos da Ficção Científica.

Roteiro geek de Lisboa: A Time Out partiu à descoberta do ecossistema de pequenas livrarias, lojas de merchandising e boardgames que estimula o fandom geek lisboeta. Muitas das lojas recuso-me a visitar porque se o fizer, os danos à conta bancária seriam profundos (salário de professor não se coaduna com a vontade de ser culto). Só não percebo porque é que incluíram a MILL na lista. Este é um fablab e makerspace, não um espaço dedicado ao fandom de comics, boardgames, cultura pop japonesa e ficção científica. Mas hey, é a Time Out, não devem ser capazes de perceber a diferença entre uma CNC e um tachikoma.

Max Von Sydow, 1929-2020: Jogou xadrez com a Morte en O Sétimo Selo. Exorcizou Pazuzu em O Exorcista. Mas a minha memória cultural vai com carinho para a boa onda campy com que encarnou o imperador Ming, o Impiedoso em Flash Gordon. Agora, a morte volta a ter companheiro para jogar xadrez.


talesfromweirdland: Ads by Mœbius for Maxwell House Coffee. 1989: Tipo Garagem Hermética, mas com café.

11 Great South American Sci-Fi Movies: Sugestões muito intrigantes de cinematografia do fantástico vindas da América do Sul. Encontrar estes filmes é parte do desafio.


Rucker, c. 1964: Da FC mais far out.

Primeiro e Segundo Degrau, de Sérgio Santos: Uma novidade de leitura, o editor do projeto H-alt lança agora edição física das suas histórias curtas.

Tecnologia


Art as We Don’t Know It: Arte no cruzamento da biologia com estética e tecnologia. 

No Ghost in the Machine: Apesar das suas capacidades e complexidade, definir os mais avançados algoritmos como inteligentes não é correto. Pelo menos, sob a nossa perspetiva de inteligência como algo multimodal e consciente.

The grandfather of distributed computing projects, SETI@home, shuts down: Notem que o que encerra não é o SETI, a busca por vida inteligente continua. Pára é o SETI@home, o sistema de computação distribuída que permitiu aos investidores analisar o espectro electromagnético estelar. Foi tão bem sucedido que agora é preciso parar e analisar os dados. Este projeto transvasou a busca por vida inteligente, a tecnologia de computação distribuída que desenvolveu para que milhares de computadores em todo o mundo pudessem contribuir para o enorme processamento de dados é hoje usada em múltiplos projetos. O mais conhecido é o Foldit, que estuda possíveis configurações de proteínas.

Artist creates self portrait with a neural network and the results are freaky: Normalmente, usa-se a câmara frontal para tirar uma selfie. Esta artista preferiu treinar uma GAN com sete mil fotos suas e ver se a inteligência artificial conseguia um bom resultado.

For the Lulz: Um olhar para o recanto tenebroso que foi o 4chan, onde a /b serviu de cadinho expressivo para o mais anárquico trollismo digital. Hoje já não é o pior recanto da Internet, os maiores trolls migraram para outras plataformas. O 4chan ficou notório pela forma como os seus utilizadores organizavam protestos orgânicos imprevisíveis, sempre numa lógica de gozar com o sistema. Inevitavelmente, foi o berço dos incels, gamergaters e anons (não confundir com os Anons, de anonymous, que eram hacktivistas com motivação política). Apesar achar que o Pedobear é das melhores piadas sobre pedofilia que já foi feita.

US Navy Looking To Retire Futuristic Prototype Ships: O problema dos protótipos é estarem à frente do seu tempo, e a tecnologia nem sempre acompanha as intenções.

Everything Is Broken: Quando se trabalha em cibersegurança, depressa se ganha um sentimento misto de paranóia e impotência. Não há sistemas realmente seguros, a compreensão real dos sistemas computacionais que usamos e dependemos é menor do que acreditamos. A lei de Murphy impera. 

You Already Live in Quarantine: Um dos efeitos secundários do coronavirus é apontar o óbvio. A digitalização da sociedade permite que se trabalhe, socialize e entretenha praticamente sem sair de casa, usando plataformas de produtividade e comunicação online. Não serão interações tão ricas como as físicas, mas são eficazes em muitos contextos. 

Neural network makes 3D images from still pictures: Estas demonstrações são impressionantes, e na linha da tecnologia usada pelo Facebook para as suas fotos 3D. Mas estes algoritmos apenas geram alguma ilusão de tridimensionalidade, não permite extrapolar realmente modelos 3D a partir de uma única imagem. 

TikTok y las redes sociales para niños me aterrorizan (y quizás trabajar en este ámbito no ayuda): Redes sociais e crianças é um tema complexo. Proibir, monitorizar, não intervir? Parte do problema está no lado negro da humanidade, que insiste em revelar-se através das partilhas e discussões nas redes sociais.

Modernidade


Sleeping With the Devil – Medieval Illuminations of Demonic Sex: Diabinhos e malandrices, nas ilustrações medievais. 

Da Natureza das Coisas: Uma visita a um texto vindo da antiguidade clássica, cujas ideias continuam acutilantes dois mil anos depois de serem escritas. 

El plan de los Estados Unidos y Von Braun para construir una estación espacial militar al inicio de la Guerra Fría: Von Braun dedicou muito pensamento a este tema. Um dos elementos fundamentais do seu romance Mars Project é a existência de uma estação espacial orbital, que apelidou de Lunetta (o romance não é nenhum primor literário), que serve de posto de observação para vigiar o planeta.

Moving Away From ‘Peak Car’: Quem enfrentar as vias de Lisboa nas horas de ponta pode não sentir isto, mas as tendências de mobilidade urbana apontam para uma progressiva diminuição da importância do veículo automóvel próprio.


These Haunting Pictures Show Northern Italy Under The Coronavirus Quarantine: É surreal, ver espaços que há muito pouco tempo estavam cheios de multidões, arrepiantemente desertos. Pandemias globais já estavam previstas desde os finais dos anos 90, quando a globalização se começou a afirmar, e depois de alguns sustos, com a SARS e a doença das vacas loucas, parece que é agora que enfrentamos a grande pandemia global esperada.

On this day in 1990 an SR-71 Blackbird Flew From LA to Washington DC In 1 hour, 4 minutes and 20 seconds: Há que admirar a tecnologia da guerra fria. O Blackbird foi uma aeronave única, e este recorde permanecerá imbatível durante muito tempo.

Hay aerolíneas volando con aviones vacíos por el coronavirus: deben seguir operando para mantener su plaza en el aeropuerto: Aviões vazios nos céus, graças às regras europeias. Algo que numa situação de crise faz pouco sentido. Se podemos tolerar a poluição gerada pelo transporte aéreo quando este transporta passageiros, não faz qualquer sentido ter voos poluentes que não servem qualquer outro propósito que não burocrático.

Rosa Menkman: Beyond Resolution (2020): Quando descobri a vertente glitch art das novas estéticas contemporâneas, o trabalho de Rosa Menkman depressa surgiu como referência, pela sua qualidade estética vanguardista, bem como pela sua capacidade de teorização, que garante bases conceptuais às novas estéticas.