quarta-feira, 6 de novembro de 2019

The World of Tiers, Volume 2


Phillip José Farmer (1987). The World of Tiers, Volume 2. Londres: Sphere Books.

Ler estes livros em sequência coloca muito a nu o seu lado de fórmula. A estrutura, o objetivo narrativo e os principais elementos são sempre os mesmos. As histórias seguem um padrão previsível: os heróis descobrem-se num novo universo artificial, têm de lutar para sobreviver, triunfarão no fim, e pelo meio cruzam-se com muitos elementos de exotismo.

Behind The Walls of Terra: Continuando os eventos do romance anterior, Kickaha e a senhora de mundos que se enamorou dele, encontram-se na Terra, numa dupla missão: perseguir as ameaças que tinham conseguido derrotar, e localizar Wolff e a sua amada Chriseys. Para isso, terão de se envolver com o senhor do universo da Terra, muito discreto, que não se revela nem interfere nos destinos dos universos. Chegados ao planeta, espera-os surpresas. Primeiro, o senhor da Terra foi destronado por um rival. Segundo, ficamos a saber que a própria Terra e o universo que nos rodeia é, afinal, um mundo artificial construído pelos Senhores, o primeiro deles, que é uma cópia do seu universo original. Ou talvez o seu universo não seja original. A infinitude do cosmos é uma ilusão, os limites do nosso universo ficam-se por Plutão, e sendo este uma cópia de um outro universo, fica no ar a suspeita que os todo-poderosos Senhores e a sua ciência avançada sejam, eles também, criaturasde um universo artificial construído por entidades desconhecidas. De resto, o livro segue no seu habitual ritmo de aventura. Aqui, não há criaturas míticas, terão de enfrentar os gangsters a soldo dos senhores em guerra, e no final do romance, ver-se-ão num outro universo, ainda em busca dos seus amigos. Um pormenor deste livro, logo no início:  Farmer revela uma opinião muito baixa sobre os hippies e cultura contemporânea dos anos 60, ao colocar um Kickaha de regresso à sua Terra, mas a ter de descobrir como a cultura evoluiu nos vinte anos que este longe. O seu cruzamento com uma banda de músicos na estrada é um excelente exemplo de conservadorismo social expresso na literatura.

The Lavalite World: Há um claro encadeamento narrativo nesta série, com cada livro a continuar a aventura do anterior. Neste, Kickaha e Anana, a sua amante que pertence à espécie dos Senhores, descobrem-se junto com os dois Senhores do romance anterior num novo universo, que deveria ser o dominado por um deles. Neste livro, a história é o mundo, Farmer deliciou-se a criar um universo de impossibilidades, num planeta cuja paisagem está sempre em mutação e as árvores são carnívoras e foram desenhadas para atacar as suas presas com projéteis, entre outras ideias inesperadas. O resto é a fórmula de sempre, cheia de peripécias, encontros com seres exóticos, e traições sucessivas pelos Senhores, mesmo que dependam dos heróis para sobreviver.