quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Nota de Pesar

Registo aqui a notícia do falecimento de Geraldes Lino, o influente crítico e fã de banda desenhada que, desde que me lembro, sempre esteve envolvido na divulgação de BD por cá. Uma figura incontornável para a comunidade bedéfila, e também para mim, cujo envolvimento se fica por ser mero leitor. O desaparecimento da sua visão, saber acumulado, enorme entusiasmo pelo trabalho de autores novos e veteranos, e contínuo amor à oitava arte, é uma enorme perda cultural.

A título pessoal, recordo que talvez a única vez que troquei impressões com Geraldes Lino foi no seguimento de um painel sobre a blogoesfera numa edição do Fórum Fantástico. Fiquei surpreendido pelo rasgado elogio que fez ao que tenho escrito neste cantinho da internet. Claro que me desengoncei todo, as palavras de apreço de um gigante destes deixaram-me sem palavras, mas com uma enorme gratidão.

Hoje é um dia triste para a cultura em Portugal. Não resisto a lamentar que se os fãs e conhecedores sentem a perda, o país mediático nem vai registar o desaparecimento de alguém que é tão importante para toda uma vertente cultural. No blog pessoal de Geraldes Lino está a nota final, colocada por um familiar, que encerra a sua longa carreira.

Obrigado, e até sempre. Ou como dizia, no seu estilo pessoal vindo de um outro tempo, saudações bedéfilas.