domingo, 23 de dezembro de 2018

URL


The Socialist Memelords Radicalizing Instagram: A revolução vai ser memetizada? Faz todo o sentido. Um dos vetores de infeção do corrente crescendo do extremismo de direita partiu do uso agressivo das redes sociais, desinformação digital e memes. Se as forças progressistas quiserem reverter este literal resvalar para o obscurantismo, é preciso saber em que armas pegar. Hoje, um meme bem feito faz efeitos mais duradouros do que um inflamado discurso político.

The Rise Of Digital Natives: Em essência, as questões sobre a diferença entre nativos e imigrantes digitais são uma variante das eternas diferenças entre gerações. Se bem que há que assinalar que as diferenças hoje são ainda mais profundas do que tem sido historicamente o fosso entre gerações. Algo a que temos de prestar atenção, mas ao cair  no argumento fácil do denegrir e relativizar, notem isto: "Remember this: No one expects to get old. One of these days, you might find yourself in the role of the irritable senior citizen shaking your finger at the misguided youth, and when you do, your title of digital native really won’t matter as much as it did — mostly because it never mattered in the first place. Despite your best efforts, you’ll probably end up on the outside looking in, lost in the remnants of the old world watching all the children run about plugged into their VR headsets and spewing slang that hardly sounds human."

Snapping point: how the world’s leading architects fell under the Instagram spell: Choques com a modernidade contemporânea. No seu pior, temos o lado vernacular a puxar para o azeiteiro dos edifícios pensados apenas para encher o olho nas redes sociais. No seu melhor, temos arquitetura que desperta o olhar mediado pela lente do telemóvel.

Man Bites Dog: Da importância do jogo, do brincar, do simular, para compreender o mundo que nos rodeia.

The Fifth Risk: Michael Lewis explains how the "deep state" is just nerds versus grifters: Uma leitura assustadora, sobre o conflito entre técnicos bem preparados que têm de resolver, ou mitigar, problemas muito complexos, e os nomeados politicamente para os controlar. É especialmente assustador por ser ver perfeitos idiotas, presos ao pior da ideologias, a contrariar dados e fatos, com risco de enorme prejuízo.

I’ve got a bridge to sell you. Why AutoCAD malware keeps chugging on: Arquivar em coisas inesperadas e impensáveis, mas que fazem sentido. Hackers exploram vulnerabilidades em software de CAD para roubar planos de arquitetura e engenharia. É uma forma muito engenhosa de espionagem industrial.

Glimpses of China’s parallel tech universe: A chave para o artigo está no final. Habituados como estamos à hegemonia das stacks ocidentais, de um mundo digital controlado pela Google, Facebook, Amazon e outras, é-nos difícil de conceber alternativas. E elas existem. O caso chinês mostra-o bem. As empresas e serviços locais são preponderantes, e os grandes conglomerados ocidentais têm fatias muito diminutas de um mercado colossal.

Rule by robots is easy to imagine – we’re already victims of superintelligent firms: Interessante ponto de vista sobre o que é a inteligência artificial, comparando a figura da corporação empreserial, uma supra-entidade abstrata com consequências muito reais na sociedade.

Time to break academic publishing’s stranglehold on research: É, de facto, o negócio perfeito. Investigadores financiados pelo erário público desenvolvem investigação paga por bolsas e universidades; entregam os artigos para publicação, fazem revisão, porque é um requisito para a carreira de investigador. Finalmente, editoras aproveitam-se de todo esse trabalho gratuito ou financiado por dinheiros públicos, e colocam-no atrás de paywalls caríssimas. Para além das questões éticas, há toda a questão da restrição do acesso ao conhecimento, acessível apenas para aqueles que o podem pagar, ou trabalham em instituições com capacidade financeira para isso. É um perfeito negócio da china.


Facebook Censors Art Historian for Posting Nude Art, Then Boots Him from Platform: O que é que pode correr mal com filtros algorítmicos automatizados? Este é um bom exemplo. Um historiador de arte que usou o facebook como arquivo de acervo digital de imagens artísticas, foi bloqueado e perdeu todo o seu trabalho quando um algoritmo identificou  uma foto de escultura hiper-realista como imagem pornográfica. Algo que poderia ser torneável, se o oversight humano funcionasse, e os sistemas de reclamação fossem eficazes. Notem que é este tipo de análise algorítmica que o infame artigo 13 quer impor a todos os conteúdos colocados online.

Sing, Goddess: A mitologia grega vista sob um ponto de vista feminino, e a coisa não é boa. A Ilíada no ponto de vista da mulher é uma história de violência, morte e escravidão sexual, em que as mulheres são botim de guerra, condenadas a perder os maridos e filhos, e a tornarem-se as mulheres dos seus conquistadores. Uma forma de apontar a profunda violência dos mitos.

Ambitious VR Experience Restores 7,000 Roman Buildings, Monuments to Their Former Glory: Um uso fantástico de realidade virtual e 3D na reconstituição da antiga Roma. Um trabalho académico, que envolveu historiadores e artistas 3D.

Southwest Airlines Apologizes After Agent Laughs at 5-Year-Old Named 'Abcde': Confesso que quando li esta notícia, o meu primeiro pensamento não foi para a óbvia falta de ética do funcionário da linha aérea, mas para o absurdo da escolha de nomes por parte dos pais da criança.

E Ink debuts a new electronic drawing technology: Tinta digital? Suportes de desenho e escrita? Shut up and take my money!