domingo, 3 de junho de 2018

URL


What Artists Can Teach Us About Making Technology More Human: Uma combinação interessante. Investigadores dos Bell Labs colaboram com artistas para criar obras de arte que utilizam tecnologias de ponta como meio de expressão.: "Technology is no longer a novelty—it’s a given. And artists, who might have in the past approached technological advancement with a hint of idealistic curiosity, now question the impact it’s had on the way humans interact with one another".

Conspiracy Theory As Art: A inter-relação entre arte e tecnologia é mais profunda do que a tecnologia ser um simples meio de expressão. Há interpolação de significados e linguagens que se influenciam para gerar uma estética própria: "It might seem counterintuitive to think so, but the popular dissemination of technology is necessary for the electronic image to function as conceptual art. This isn’t necessarily true with any other medium and has much to do with the value that we as postmodern consumers of images and memes place on a removed and ironic perspective. For example, conceptual video art didn’t reach its proper golden age until the 1960s, with the advent of relatively cheap portable recording equipment".


Welcome to the Future: 6 Creepy Advances in Potentially Dystopian Technology: Ignorem o título clickbait, este é um apanhado interessante de notícias recentes sobre robótica e inteligência artificial. Alguns são fascinantes, como as experiências da Boston Dynamics, outros realmente aterrorizantes, como os sistemas de reconhecimento facial na China.


How to Appreciate Saturn as Abstract Art: Exatamente o que pensei quando vi pela primeira vez estas imagens compósitas, criadas a partir dos dados da missão Cassini-Huygens a Saturno. Há uma pureza de abstração absoluta nestas imagens.

 An "Undark Age": Societal collapse due to overabundance and overcomplexity of information: Ok, é um texto do reddit, sem contextualizações ou referências, mas a ideia da sua premissa é uma intrigante reflexão sobre o potencial destrutivo da distração - a sensação que estamos tão mergulhados no fluxo contínuo de informação que acabamos por não fazer mais nada do que seguir o fluxo.

Ancient Rome’s Collapse Is Written Into Arctic Ice: Análises a amostras de gelo profundo colhidas na Gronelândia mostram que as sociedades humanas deixam vestígios inesperados, sob a forma do efeito da poluição que produzem. Aqui, as ciências que estudam as alterações climáticas contribuem para a história da Antiguidade Clássica. Os ciclos de crise e prosperidade da República e Império Romano deixaram mais vestígios do que estruturas arqueológicas, o impacto ambiental da poluição causada pela exploração da prata, necessária para cunhar a moeda romana, acompanha os ciclos de crise e prosperidade.



Apollo Lunar Module: Recordar uma das mais extraordinárias aeronaves de sempre, a única que, até agora, levou humanos à superfície de um corpo celestial.