segunda-feira, 30 de março de 2015

Comics


2000AD #1923: A corrente época da revista britânica não está a ser nada de especial. Nem os Tharg's Thrillers com desenhos de Culbard se aproveitam. Resta a curta série Survival Geeks de Gordon Rennie, que assinou recentemente o interessantíssimo The Man From The Ministry na Megazine. Imaginem geeks solipsistas dentro de uma casa que se materializa aleatoriamente em universos paralelos apocalípticos. Desta vez visitaram uma Inglaterra steampunk avassalada por hordes de pequeninos Cthulhus numa aventura azarada que termina com a luta entre um mecha a vapor e roldanas de madeira a aniquilar a mãe de todos os Cthulhus. Vénia bem humorada à cultura geek!


The Multiversity Ultra Comics #01: Estava a achar muito estranho que Morrison não cedesse à tentação metaficcional na sua tortuosa descida aos mundos paralelos da DC. Nesta edição de Multiversity cede em avalanche, com todo um comic que insiste à força em quebrar a barreira da página e se dirige directamente ao leitor, visto como mais uma personagem da história. A narrativa é não linear, sempre a subverter expectivas e insistente na forma como quer obrigar o leitor a participar, sublinhando que uma obra reside sempre naquele espaço de diálogo entre quem a escreve e desenha e quem a lê.


Mister X Razed #02: Este é um daqueles comics que se lê mais pela qualidade gráfica do desenho do que pelas histórias. Dean Motter faz vénias contínuas à golden age e busca nos seus argumentos homenagear o film noir com toque retro-futurista. Mas o seu real valor está no grafismo, fortemente estilizado, a ir buscar inspiração àquele Gernsback Continuum que inspira o dieselpunk e o retro-futurismo inspirado na estética dos anos 40 e 50. Na Radiant City revive-se o espírito de Bel Geddes e Raymond Loewy, onde dirigíveis de luxo flutuam sobre arranha-céus art deco e nas ruas robots retro se cruzam com veículos de formas aerodinâmicas. E nesta edição, a vénia inicial a Blade Runner é tão óbvia que só com um desenho para a perceber.