domingo, 7 de dezembro de 2014

Arranca Corações


Acreditam se vos disser que abriu um espaço steampunk em Lisboa? Bem me parecia, por isso cá ficam as fotos para mostrar um pouco do belíssimo espaço de O Arranca-Corações, casa de cafés e petiscos com temática steam e donos literatos que abriu recentemente na Calçada do Cardeal, mesmo atrás de Santa Apolónia, ou abaixo da Feira da Ladra, como preferirem.


O espaço é Steampunk q.b., com adereços suficientes para nos fazer entrar na fantasia deste género sem cair no barroquismo de muito que há por aí de steam. Chamei-lhe espaço, porque não se enquadra na ideia de café, bar temático ou restaurante. Para ser mais estritamente neo-vitoriano (ou, se quisermos ser rigorosos, neo-edwardiano), poder-lhe-iam chamar casa de pasto. Que não, não tem essa conotação animalesca que pensam. "Casa de pasto" era o termo que designava locais que serviam comida antes do termo "restaurante" ter entrado no vocabulário popular, em virtude do progresso científico ligado à medicina com a ideia de que a comida fornecia energia para o corpo. Daí "restaurante" como lugar onde se restaura a energia. A etimologia está cheia destes detalhes curiosos.


Fiquei fã da ambiência e das tibornas. Por enquanto não têm chá, mas suspeito que isso fica em breve resolvido. Vai-se tornar um sítio habitual para pastar, ou restaurar energia vital, sempre que passar por Lisboa.

Sem comentários: