domingo, 22 de dezembro de 2013

Descubra as semelhanças


António de Macedo revisto digitalmente por Miguel Bonneville, no intrigante happening integrado no Festival Temps d'Images A Importância de Ser António de Macedo. Homenagem desconstrutiva à carreira de um dos maiores realizadores portugueses, com uma obra cinematográfica singular e cativante, surpreendeu pela reinterpretação de referências aos filmes de Macedo e, em particular, pelo final que projecta o realizador nas virtualidades deste início de século.

Pessoalmente, não consigo deixar de ver umas referências muito de viés a outras personificações da confluência entre a imaginação e tecnologia. Talvez esteja aqui a ver mais do que uma intrigante homenagem que oscilou entre toques lynchianos e humor subtil à influência da obra de Macedo, mas pronto, terão de me perdoar.


Max Headroom, porque sempre que vejo cabeças de animatrónica digital penso neste personagem de uma série de televisão esquecida dos anos 80. Diga-se que a texturização hiper-realista conjugada com animação intencionalmente artificial deu um tremendo ar uncanny valley ao final do espectáculo.


P. K. Dick android portraint, Hanson Robotics. Poderia ser uma extensão lógica do conceito?