segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Mitos Urbanos e Boatos

Susana André (2010). Mitos Urbanos e Boatos. Lisboa: A Esfera Dos Livros.

Apanhei este livro por curiosidade pura. Escrito por uma jornalista de investigação, é um misto de registo de lendas urbanas com boatos, colige algumas falsas narrativas marcantes na consciência popular. E é esse o problema do livro. Anuncia-se como um estudo sobre mitos mas fica-se pelo registo semi-enciclopédico de uma série de casos reais de boatos, clássicas lendar urbanas e rumores infundados. Alguns são desmistificados, outros reflectem realidades contemporâneas que atraíram as atenções fugazes do público mas com o tempo se desvaneceram.

Dos temas abordados houve um que me surpreendeu pelo seu poder de agarrar imaginações, propagando-se sob formas várias, mantendo-se vivo numa era onde há uma clara distinção entre facto comprovável e ficção. É assinalável a resiliência das lendas urbanas, essas histórias assustadoras que acontecem sempre a um amigo de um amigo, fábulas contemporâneas que instilam comportamentos através da palavra.

Curioso compêndio, assente em inúmeros casos ilustrativos, fica-se pela catalogação. Intelectualmente o mais interessante desta obra é a sua bibliografia. Ao lê-lo fiquei com a sensação de que se tratava de uma tese de dissertação diluída para consumo público.