quarta-feira, 2 de maio de 2012

The Lovecraft Anthology: Volume II

Dan Lockwood, ed. (2012). The Lovecraft Anthology: Volume II. Londres: SelfMadeHero.
Se o primeiro volume desta antologia de Lovecraft adaptado aos comics já surpreendeu pela qualidade, este não lhe fica atrás. Diga-se de passagem que é um tema complicado. Os contos de Lovecraft são bem conhecidos e as adaptações a banda desenhada já vêem de longa data. O que de novo nos pode trazer uma iniciativa destas?
A adaptação dos contos é cuidada, conseguindo o quase impossível equilíbrio entre a prosa prolífica de Lovecraft e um meio de expressão que vive de uma bem medida proporção entre texto e imagem. É no estilo ilustrativo que a obra se distingue. Não há um estilo comum a todos os contos. Cada ilustrador traz consigo a sua visão, espelhada em iconografias diversas ao longo das páginas deste livro. Esse carácter de interpretação individual é a mais valia que esta série traz ao panorama de obras que giram à volta deste autor de culto.
É-me impossível destacar qual a melhor das adaptações. Cada qual tem o seu estilo individual numa colectânea que vai do realismo com toques degenerados a estilizações abstraccionistas ou surreais. Para os conhecedores do género de terror no mundo dos comics há um genial piscar de olhos no grafismo de Bryan Baugh ao estilo clássico de Creepy ou Eerie na adaptação do conto The Hound.