(Espelhado do 3D Alpha)
A fase de exploração do 3D pelos alunos do 5ºE chegou ao momento em que tem de ser criados modelos sob tema definido para animação. O primeiro passo é fugir ao computador e colocar em papel rascunhos e ideias do que os alunos querem modelar em 3D. Em seguida, é preciso olhar para os desenhos e começar a pensar como modelar, que objectos criar e quais os programas mais adequados. O 3D não é fácil, mesmo utilizado aplicações simples como o Bryce ou o Doga. Faz algum jeito que antes de deixar os alunos avançar se façam testes, recriando as suas ideias, para ver quais as técnicas e programas mais eficazes para que possam desenvolver o seu trabalho com um mínimo de problemas. É nesta sequência que surge este barco, modelado por mim a partir dos esboços de uma aluna para perceber qual a estratégia mais eficaz para que uma criança consiga recriar em 3D as suas ideias.
Após os desenhos iniciais discute-se com o aluno qual a forma tridimensional do rascunho, para perceber como visualizou o objecto.
Em seguida, passamos à fase de modelação. Como fazer, que programas utilizar? Para alguns elementos, o Doga L3 é óptimo por permitir a montagem de objectos a partir de peças disponíveis. Outros já obrigam a formas de modelação avançadas - é o caso da cabine, criada com extrusões e operações booleanas. Outros modelos podem ser obtidos através de pesquisas em sites que oferecem objectos 3D gratuitos.
O modelo foi criado no Vivaty Studio, modelador 3D orientado para o VRML/X3D. Para uma antevisão do objecto com maior realismo, foi exportado em formato DXF para o Bryce 7. Após uma aplicação de materiais e luzes ambiente, o rendering deu este resultado.
Para terminar, uma versão mais próxima do que se pretende do trabalho dos alunos. Estes modelos e renders são uma prova de conceito, para perceber qual a melhor forma de orientar os alunos na criação dos seus modelos 3D.