quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Coisas

Depois de contar aos alunos a anedota estético-histórica do amarelo indiano, que envolve terra, vacas, mangas, urina e muitas expressões de blheergh, um aluno olha para mim com ar compenetrado e diz "mas eu até podia fazer disto. Ah, espera aí, o meu avô já não tem a vaca."

Num momento de desenho livre, outro aluno pergunta-me se sabia qual é a marca daquela escavadora que estava a desenhar. É uma criança com um certo gosto por engenharias, que está feliz a desenhar estaleiros de obras e linhas de montagem. Isso, leram bem, sem nenhuma ironia. Bem, retorqui com aquele meu ar de não distingo uma escavadora de um guindaste, quanto mais saber marcas, e sabes a voltagem de uma placa gráfica?
"então ó stor, isso deve ser entre os 5 e os 12 volts de corrente directa"
Oops. Agora com essa é que me calaste. Em seguida confidencia-me que tem a garagem cheia de voltímetros e num destes fim-de-semana entreteve-se a desmontar transformadores de computador com o pai. Nada mau para uma criança com dez anos.