sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
Palco pedagógico
Adoro quando os alunos aprendem a lição, ou, no caso, são inteligentes e alinham com uma piscadela de olho nas pequenas brincadeiras simples que reforçam a cumplicidade entre professor e alunos. Em causa a minha aversão confessa a elementos icónicos como o cor-de-rosa, a personagem/logotipo de merchandising Hello Kitty e o tipo de letra comic sans. Não porque seja particularmente avesso a estas coisas mas porque gosto de provocar os alunos com estas brincadeiras, para depois lhes explicar a importância de não procurar soluções fáceis e de ir além do que nos é apresentado pelos media. E também, como uma vez observou o meu orientador de mestrado, dar aulas tem uma componente de espectáculo. A sala de aula tem um quê de palco, e para uma boa aprendizagem um sorriso é tão importante como o estudo e aplicação de conteúdos. Ajuda a fixar na memória. No link, mais trabalhos de vários projectos (collage, 3D, desenho livre, rosto, diários gráficos) criados por alunos naquela disciplina que os diktats ministeriais, cooptando a pedagogia em nome do economicismo cego, querem extinguir como o dodo: Trabalhos EVT AEVP.
(Nota: estes desenhos saíram dos diários gráficos, cadernos que os alunos têm consigo onde podem desenhar sem obrigação, apenas com um tema quinzenal. Quantas áreas disciplinares têm alunos que fazem livremente trabalho em casa por gosto...?)