sábado, 3 de setembro de 2011

Caballistics, Inc.


Gordon Rennie, Dom Reardon (2007). Caballistics, Inc.: Creepshow. Londres: 2000AD/Rebellion.

Começa como mais um banal comic de terror sobre um grupo de inadaptados que se cruza no combate às forças do oculto. Um académico inglês e a sua eterna namorada, refugos de uma agência governamental obsoleta, um duo anacrónico composto por um padre excomungado da Martinica e uma ex-agente do FBI lésbica, e um enigmático homem aparentemente imortal são contratados por um milionário excêntrico para uma empresa especializada no combate a ameaças ocultas.

Ao longo das narrativas a história abre-se num arco abrangente que nos revela que esta é mais uma iteracção, potencialmente terminal, de uma batalha se que estende entre séculos entre o milionário excêntrico, revelado como uma persona de um anjo caído, e o enigmático imortal, na verdade um ser criado artificialmente na idade média por uma das encarnações do anjo caído.

Escrito no estilo implacável da 2000AD, onde cada história se tem de resolver em cinco páginas ou manter-se coerente nestes estreitos limites, é ilustrado num potente preto e branco, também uma das marcas da estética da mais influente revista de banda desenhada britânica. Uma boa surpresa.