domingo, 13 de fevereiro de 2011

This Alien Shore



C.S. Friedman (1999). This Alien Shore. Nova Iorque: DAW.

Durante esta leitura passei o tempo a pensar "onde é que já li isto?". Uma mistura de space opera com cyberpunk, This Alien Shore é uma espécie de conto policial onde hackers e corporações perseguem vírus misteriosos e uma rapariga com um sério caso de múltiplas personalidades cuja existência é um perigo para a organização que detém o monopólio das viagens hiperespaciais, num fundo onde a humanidade se espalhou pelas estrelas mas a Terra é xenófoba em relação aos colonos geneticamente modificados. Poderia ser interessante, se não fosse tão decalcado de muitas obras seminais de ficção científica.

Ora vejamos: uma guilda de pilotos que navegam no hiper-espaço? Dune. Um vírus assassino que contamina a mente? Snow Crash. Interfaces directos entre o ciberespaço e o cérebro humano? Neuromancer e boa parte das obras de William Gibson. Uma humanidade que ao espalhar-se pelo espaço se transforma genéticamente? Shismatrix, de Bruce Sterling... e leitores mais atentos e conhecedores do corpus da literatura de ficção científica encontraram mais referências óbvias.

Não deixaria de ser um interessante romance curto, se a prosa não se arrastasse tanto. E apesar das óbvias referências, a construção de mundos imaginários é sólida e intrigante.