sábado, 4 de dezembro de 2010

Mr. Arashi's Amazing Freak Show



Suehiro Maruo (1992). Mr. Arashi's Amazing Freak Show. Nova Yorque: Blast Books.

Dailymotion | Mr. Arashi's Amazing Freak Show

Há duas coisas que me fascinam no manga de horror japonês: a estranheza absurda e surreal do conceito nipónico de terror, tão diferente da nossa sensibilidade, e o espantoso grafismo com que este é ilustrado, normalmente reminiscente do melhor da arte japonesa tradicional.

Este Mr. Arashi's Amazing Freak Show mergulha-nos num circo especializado em aberrações humanas, que vive da curiosidade mórbida que desperta nas populações. Midori, uma jovem orfã e a menos aberrante das personagens, é recolhida pelo circo e forçada a trabalhar como servente. Talvez por ódio à sua normalidade, é brutalizada e abusada pelos aberrantes artistas do circo. Estas viscerais situações dão o mote à obra, que só muda de tom com a chegada de Masamitsu, um anão com estranhas capacidades que parece tirar o circo das ruas da amargura em que se encontra. Cada Cinderella encontra o seu príncipe, e este anão parece ser o príncipe que tirará Midori da vida abjecta em que se encontra mergulhada. Mas quando se aproxima o final aparentemente feliz, a morte absurda de Masamitsu volta a deixar Midori perdida numa paisagem devastada, entregue novamente à mercê das aberrações do circo do fantástico.

Visceral e luxuriantemente ilustrado, este não é um livro para todas as sensibilidades. As atrocidades do horror surreal facilmente chocam aqueles que procuram lógica e finais felizes.