quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Cages
Dave McKean (2010). Cages. Milwaukie: Dark Horse Comics.
Dave McKean
Dave McKean é bem conhecido dos fãs de banda desenhada pela já sua longa carreira a criar ilustrações feéricas num estilo muito próprio, pictórico e longe das convenções tradicionais do género. O trabalho deste ilustrador ganhou projecção com as suas colaborações em comics e literatura infantil com o escritor Neil Gaiman. Cages é um trabalho a solo, que embora denote as influências literárias de Gaiman, explora uma mitologia muito pessoal através de um longo trabalho que se pode descrever como uma obra de pura poesia visual.
A chegada de um pintor em busca de si próprio a um prédio envolve-nos na vida dos restantes habitantes, um músico de jazz capaz de fazer ressoar pedras, um escritor cujas obras provocam tumultos e que vive numa perda constante de tudo o que gosta, e uma mulher que espera há anos pelo marido que nunca mais chega a casa depois do trabalho. Pelo meio, surge uma bióloga que criou uma floresta dentro do seu apartamento e um sem-abrigo ligado aos profundos ritmos cósmicos do mundo. O fio condutor que liga todas estas personagens é um gato preto, enigmático, que deambula pelas redondezas. Mas esta não é uma mera história de acontecimentos que se sucedem até ao inevitável final feliz. É um conjunto de recortes reflexivos, fortemente poéticos, onde McKean utiliza o seu estilo pictórico para ilustrar pensamentos, reminiscências e sonhos.
Estilisticamente esta é uma obra onde podemos esperar a multiplicidade de estilos que caracteriza o trabalho de McKean, desde as suas colagens saturadas ao uso de uma linha solta nas vinhetas, capaz de variar entre um cunho expressionista e a abstracção de formas indefinidas.