sábado, 20 de novembro de 2010

Plus ça change...

Mais um estudo que aponta para ligação entre violência nos jogos de vídeo e comportamentos adolescentes. So what else is new? Não se trata tanto de uma questão de videojogos como elementos fomentadores de violência como de um choque McLuhanista entre diferentes culturas geracionais - uma cultura literária e audiovisual versus uma nova cultura digital. Esta história não é nova. Cresci nos anos 80. na altura não havia videojogos (pronto, eu sei, existiam, mas a sua expressão cultural era quase nula) e o debate era sobre a violência televisiva e fílmica sobre as mentes das crianças. Nos anos 50 a guerra foi com os comics (banda desenhada), apontados como influência perniciosa por causa de imagens violentas e que levou à auto-censura da indústria com a criação da comics code authorithy. Mas para mim o melhor choque mediático está exemplificado num livro que quando foi publicado foi banido pela europa fora por se ter considerado que a sua leitura pelos mais jovens os incitava ao suicídio. Que livro? Werther, de Goethe, um dos grandes clássicos da literatura mundial...